quinta-feira, 4 de março de 2021

Portão do Parque Guinle - novinho em folha


O Parque Guinle, em Laranjeiras,  é um local cheio de memória afetiva pra mim. Passeei muito por lá com as minhas filhas quando eram pequenas. E já falei desse refúgio de paz e tranquilidade no post "Parque Guinle, um refúgio de paz e tranquilidade". No post, além de fotos e mais detalhes do parque em si, tem fotos das minhas filhas pequenas brincando por lá. Ah, que saudade!

Esse parque  que foi inaugurado em 1920 com estrutura projetada pelo paisagista francês Gérard Cochet para ser o jardim da residência de Eduardo Guinle, patriarca da tradicional Família Guinle, e passou a pertencer ao governo federal nos anos 1940 quando teve o jardim restaurado por Burle Marx, tem o Portão Guinle como pórtico de entrada ao parque.

Portão do Parque Guinle

O Portão Guinle é um patrimônio histórico e cultural da cidade tombado pelo município em 2001. Nem preciso dizer que ele é um ícone do bairro, né? 

Pois essa belezura da cidade com pedestal de granito e estrutura em ferro fundido e bronze estava estava meio acabadinha e precisando de reforma. 

Portão do Parque Guinle

E foi graças a iniciativa privada que o monumento ganhou "um banho de loja" e foi entregue novinho em folha. 

Assim que eu soube da entrega da restauração eu quis fazer uma visitinha a esse local tão querido para mim. Aproveitei que é um local ao ar livre e um horário de pouco movimento e fui apreciar essa belezura. 

Portão do Parque Guinle

Tá bem lindo, foi um trabalho e tanto de restauro. Segundo fotos anteriores as luminárias ficavam sobre os pedestais de granito (nesse post tem a foto do antes) e não sobre o portão de ferro. 


Além do imponente e maravilhoso portão em ferro fundido com seus os ornamentos em formatos de folhas, flores e pináculos, produzidos em bronze; da base de granito e das luminárias, 

Portão do Parque Guinle


Foi realizada também a  restauração dos elementos que compõem o monumento:  as duas estátuas de leões alados em ferro produzidas pela fundição francesa Val d’Osne (não fiz foto), os dois anjos em bronze e as duas esfinges em mármore branco. 

Portão do Parque Guinle

As duas estátuas de anjos em bronze montados em duas esfinges em mármore branco são reproduções da obra de Louis Lerambert, existentes no Jardim de Versalhes, na França. Ficaram belíssimas! Estão luminosas!


Portão do Parque Guinle

Aliás, todo o Portão Guinle está luminoso. Parabéns a  Revitaliza Rio que elaborou o projeto de reforma e a todos envolvidos nesse trabalho lindo e que nos entregou esse presente. 


Esse é o 4º post do projeto #100EM1 de 2021 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei, no início do ano, que o projeto seria uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizados e reflexões. Porém o projeto foi completamente prejudicado pelo período que estamos vivendo.



Você pode me encontrar também



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

32 comentários:

  1. lindo demais, q bom q foi restaurado. preservar a cultura é lindo demais. não conheço esse parque. amo laranjeiras. tinha uma querida amiga que morava aí. tenho outros amigos q ainda moram. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, é muito bom ver o cuidado com a cidade. A
      maioria que rola por aqui é por iniciativa privada

      Excluir
  2. Curioso, comecei a ler o seu post e pensei: esse design podia ser em França, não estive assim tão longe :)
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em uma época passada teve um projeto de fazer do Rio uma cidade meio Paris. Assim temos algumas referências francesas. Temos aqui uma praça chamada Praça Paris que foi a única que saiu da papel nesse projeto.
      beijos
      CHris

      Excluir
  3. Ah, ficou muito lindo! Tem muito tempo que não visito o Parque Guinle, mas acho o local perfeito para um passeio + piquenique... as crianças amam (e os adultos também). Doida para essa pandemia ir embora, para poder levar meu filhote. Um beijo :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, o Parque Guinle é ótimo para um piquenique. Fizemos um comemoração de aniversário com um piquenique lá que foi inesquecível. Também estou aqui, doida para isso tudo passar, para poder passear livremente.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Que lindo lugar, adorei o projeto , quando voltarmos ao normal vou ver se consigo fazer também , visitar 100 lugares em um ano, gostei viu!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pat, não vou conseguir visitar os 100, nem sei se chego a 10, mas vou tentado fazer o que dá com muito cuidado e selecionando bem os lugares vazios e abertos.
      Tô louca para isso tudo acabar e eu poder fazer os 100 com louvor. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. É tão lindo saber que o local foi revitalizado, mostra a importância da Prefeitura com os patrimônios. Achei lindo demais esse portão, ainda mais com esses detalhes dourados maravilhosos. Imagino que você deve ter ótimas lembranças :)
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, é muito lindo sim. Mas esse foi pela iniciativa privada. Eu gostaria de ver a prefeitura dando mais importância ao tantos monumentos históricos que temos no Rio.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Que beleza,Chris! Adorei ver o portão que tantas vezes cruzei e saber que está nvinho em folha, bem cuidado e tinindo de lindo! Adorei! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, é muito bom ver as coisas cuidadas e conservadas, né? O belo faz bem pra alma.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Achei chic, coisa de gente fina e rica que (ainda bem) virou patrimônio cultural.
    Muito bacana a iniciativa do estado em restaurar o portão.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk Leslie, essa família era podre de rica. Só coisa chic!
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Minha linda amei saber que esse portão foi restaurado e que você continua com o projeto mesmo na pandemia, eu não consegui continuar, suspendi naquela época e ainda não voltei pois não estou conseguindo sair.
    Mas, estou só notando os lugares que você visita para em breve eu ir em todos rs
    Estou amando conhecer e ver cada cantinho por sua perspectiva também.
    Beijão.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, muito ver esse cuidado né? QUanto ao projeto eu sei que não vou chegar nem perto de cumprir , mas fazer uma coisa ou outra já anima. Sigo cuidando para escolher bem os lugares, os horários para manter o distanciamento.
      beijos
      CHris

      Excluir
  9. A pessoa aqui leu tudo imaginando quantas festas esse portão assistiu nos tempos de gloria da família...rsrs
    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Adelaide, esse portão deve ter visto muita coisa. kkk
      Ah... se esse portão falasse...
      beijos
      Chris


      Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

      Excluir
  10. Uau, que parque lindo e tão bem conservado. Amei a sua postagem com tantas fotos e detalhes. Já fiquei querendo conhecer.
    Obrigada pela dica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia, esse parque é muito lindo sim. E bem cuidado pelos próprios moradores.
      beijos
      Chris

      Excluir
  11. Uau! O portão ficou um desbunde só.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA voltou do Hiatus de verão cheio de novidades e posts novos!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  12. Lindíssimo, é muito importante conservar né? ♥

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tammy, muito importante sim conversar a história da cidade
      beijos
      Chris

      Excluir
  13. Que lugar mais lindo, eu amo visitar locais como esse.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  14. Fiquei encantada com essa restauração, seria tão bom se todos patrimônios das cidades fossem cuidados e incentivados.
    Belo post!
    Abração, Chris, cuide-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalva, eu também fiquei muito encantada e feliz com essa restauração.
      beijos
      Chris

      Excluir
  15. Que coisa linda!
    Fiquei morrendo de vontade de montar um lookinhos por ai hehe
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marcela, dá uma bom cenário para compor as fotos dos looks.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo