sábado, 2 de abril de 2022

De Millôr a Clarice


Acordar cedo, aproveitar a manhã, ter contato com a natureza antes de iniciar o expediente no trabalho faz total diferença no meu dia. Eu sei que faz! Eu sei que quando não resisto à tentação de ficar mais tempo na cama e me rendo à tentação de aproveitar o meu início do dia, o resto flui muito melhor. 

E o Rio tem muitas opções para fazer esse início de dia. Uma das opções que escolhi nessa semana foi fazer uma caminhada, que acabou sendo uma pedalada, do Arpoador até Botafogo. Mas vou mostrar aqui o trecho do Arpoador até o Leme.



Ali contemplando o mar com o Morro Dois Irmãos ao fundo com a escultura do Millôr Fernandes ao lado. Penso em algumas de suas frases.

"Não devemos resistir às tentações: elas podem não voltar". E que bom que eu escolhi bem a qual tentação não resistir. 




A cada pedalada tranquila, vou pensando como descrever as sensações dessa manhã que tem algo do toque do sol morno na pele em contraste com o frescor da brisa. O verde das folhas, o azul do céu. 

Chego em Copacabana. No Posto 6. Na colônia de pescadores. Penso no deslizar do barco pela água, na esteira de espuma deixada pelo motor, no som e no silêncio do amanhecer.



Como diz Clarice Lispector, que devo encontrar lá na outra ponta da orla: "A gente tem o direito de deixar o barco correr. As coisas se arrajam, não é preciso empurrar com tanta força".

Na verdade escolho deixar o meu tempo correr. Faço uma pausa para um mergulho. A água está na temperatura "geladinho perfeito". Acrescento na minha pele a sensação do leve pinicar do sal.



Sigo pedalando. Dessa vez pela areia, pela beira da água. Causo estranheza nas poucas pessoas que estão ali aproveitando essa manhã. Percebo que sou a única pedalando pela areia. Tantos anos morando no Rio e acabo de perceber que o carioca não tem o hábito de andar de bicicleta pela praia. Hábito que era comum na minha adolescência em Cabo Frio.

Não me incomodo com a estranheza das pessoas, acho apenas curioso e até me divirto com a minha nova descoberta sobre lifestyle carioca.





Sigo em direção a Clarice Lisector que está no Leme com mais uma frase sua em meus pensamentos: "E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar.".

 


Para para admirar o mar e o Morro dos Irmãos, aquele do meu ponto de partida, agora de outro ponto de vista. Lindo. 

 

Sigo para o meu destino, para o meu dia que será um bom dia. Sim será porque eu farei com que seja. 


Outros blogs participantes do BEDA 2022:
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

7 comentários:

  1. Minha linda estou amando te ver de volta no blog.
    Você me fez uma falta danada com seus posts que é uma calmaria.

    Amei as fotos e com certeza pedalar ou caminhar antes de iniciar o trabalho faz um bem danado acalma, nos trás alegria e nos dá um ânimo para iniciar as atividades. Amei as fotos e as frases, principalmente as da Clarice que eu amo demais <3

    Me bateu uma saudade de visitar esses lugares, espero em breve voltar em alguns lugares já que esse mês vou começar a liberar alguns posts do projeto 100em1 que decidi voltar esse ano.

    Beijão e amei seu post.

    Obrigada por voltar para esse cantinho.

    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu também estou amando te ver aqui e visitar os seus posts.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Chris,que coisa boa esses passeios e pedaladas pela orla! Há tanto a ver e curtir por aí! Muito bom e lindas as fotos! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, há sim muito a aproveitar ao nosso redor.
      Muito obrigada
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Que delícia de passeio
    Esta calmaria, fazer do dia, um bom dia...andar de bicicleta...
    Amei, amei, amei
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Clau, foi um passeio muito bom sim, apesar de bem simples e bem corriqueiro. Mas depende muito do olhar e da energia que damos aos nossos momentos.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Que percurso fantástico, para começar o dia! Fiquei rendida às imagens!
    Mais uma partilha de excelência, aí da cidade maravilhosa!... Adorei!!!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo