quarta-feira, 6 de abril de 2022

Caminhada iluminada por Santa Sara

 

Nos dez dias que eu passei no Bairro da Passagem, em Cabo Frio, todos os dias pela manhã eu caminhava na beira do canal.

Um dia observei um objeto, uma estátua, uma escultura, sei lá, algo que não estava ali nos outros dias. Curiosa que sou e sempre em busca de um novo olhar para o mesmo caminhar entrei na água e fui ver de frente aquela peça.



Achei curioso: quem será que o colocou ali? Achei bonito: compôs com o cenário da casa colonial ao fundo. Achei interessante. 

Me aproximei e vi que era uma imagem de Santa Sara. Fotografei e segui o meu caminho.



Chegando na pousada fui pesquisar quem seria Santa Sara. É a santa protetora dos ciganos. Memórias afloraram.

Quando eu era criança eu esperava pelo período do ano em que os ciganos chegavam colorindo a cidade e povoando o imaginário das pessoas com histórias, lendas e mistérios.



Eu adorava o colorido dos vestidos das ciganas. Me lembro nitidamente de uma cigana de vestido amarelo salpicado de flores que entrou na farmácia onde eu estava com a minha mãe e falou que seríamos quatro irmãs. Para mim, somos quatro irmãs.


Eu pedia para minha mãe para procurarmos o acampamento dos ciganos para eu ver o colorido das tendas e o brilho das panelas ao sol.

Encontrar o acampamento dele despertava o meu imaginário de como deveria ser cheia de aventuras aquela vida nômade. 

A mesma caminhada, um olhar para o lado, uma imagem e tantas memórias.  Uma pequena caminhada, mas uma viagem no tempo com as lembranças. 



"...Santa Sara afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir. Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas. Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios..."

Outros blogs participantes do BEDA 2022:
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

5 comentários:

  1. Que lindo e é bom ser curiosa! Também não lembrava da Santa Sara... Lindas tuas fotos! Adorei! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oii Chris

    Que local lindo e que vontade de viajar essa fotos me despertaram viu.

    Beijos
    http://brenshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Linda a imagem, e que coincidência (ou não) ter lhe despertado tantas recordações boas! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a história desta Santa, que desconhecia por completo! Curioso, como basta algo tão simples, para despoletar tantas memórias, na gente!
    Gostei imenso do post, que me deu a conhecer mais um lindo local!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo