terça-feira, 12 de abril de 2022

Livro “A Biblioteca de Paris”, de Janet Skeslein Charles

Eu gosto de filmes e livros baseados em fatos reais. Se é baseado em fatos reais já me interessa. Se é  sobre invasão europeia pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, interessa mais ainda. Aí junta a isso ser em Paris e sobre livros. Todos os ingredientes para ser uma leitura envolvente para mim. E foi. 

A história foi publicada originalmente em 2020 e é baseada na verdadeira saga dos heroicos bibliotecários da Biblioteca Americana de Paris durante a Segunda Guerra Mundial. Fala de amor, força, amizade, família e sobre o poder da literatura em unir as pessoas.

Gostei muito da trama ser apresentada em dois tempo. O atual onde Odile mora em Montana e é vizinha de Lily, uma adolescente. O momento de vida une as duas, mas tem um passado intrigante a ser descoberto. Essa amizade tão improvável, mas com tanto em comum envolve e cativa o leitor. 

Livro “A Biblioteca de Paris”, de Janet Skeslein Charles


Sinopse: Paris, França, 1939. A jovem Odile Souchet tem tudo: um bonito namorado policial e o emprego dos sonhos na Biblioteca Americana em Paris. No entanto, quando a Segunda Guerra Mundial estoura e os nazistas marcham sobre a cidade, Odile corre o risco de perder tudo o que é importante para ela, incluindo sua querida biblioteca — afinal de contas, é sabido que os nazistas consideram que os livros contêm palavras proibidas e que as ideias devem ser destruídas.

Odile não pode permitir que isso aconteça. Com seus colegas de trabalho, ela se junta à Resistência com as melhores armas que possuem: os livros. E colocam a instituição à disposição dos judeus, que, expulsos de suas casas, se sentem seguros entre eles.

Porém, quando a guerra termina, em vez da liberdade, Odile sente o gosto amargo de uma indescritível traição. 

 Montana, Estados Unidos, 1983. Lily é uma adolescente solitária em busca de aventura. Sua velha vizinha solitária atrai sua atenção. Conforme Lily vai conhecendo mais sobre o passado misterioso da vizinha, descobre que elas compartilham o amor por diferentes idiomas, os mesmos anseios e o mesmo ciúme intenso, sem suspeitar que um obscuro segredo do passado liga as duas. 

Baseada na verdadeira saga dos heroicos bibliotecários da Biblioteca Americana em Paris durante a Segunda Guerra Mundial, esta é uma inesquecível história de amor, amizade, família e sobre o poder da literatura em nos unir.

Outros blogs participantes do BEDA 2022:

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

4 comentários:

  1. Olá,
    Eu também adoro histórias inspiradas em eventos reais. Apesar da explorada nesse livro ser meio pesada.
    Mas eu super leria e adorei a dica, por causa dessa questão da biblioteca e os livros. A protagonista parece ser ótima.
    E bem grossinho haha
    Não conhecia ainda

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Parece mesmo muito legal e tua resenha ficou convidativa! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. fiquei curiosa. amo bibliotecas e tenho muitas amigas bibliotecárias. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que era baseado em fatos reais, acho que esse livro vai pular a fila...
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo