domingo, 3 de abril de 2022

Dia Nublado - do simples ao extraordinário

 

Hoje deveria ser post da semana, mas como eu sou ótima de mudar o meu planejamento e só consigo postar o que estou com vontade de contar no exato momento em que começo a teclar, vou falar da minha pedalada nessa manhã de domingo nublado no Rio de Janeiro.


Saí pela manhã para me movimentar. Apesar do dia nublado, dos resquícios de chuva forte nas ruas, acredito que é sempre possível encontrarmos belezas. Basta olhar com esse foco, reduzir o ritmo, desacelerar e parar para contemplar. 


Entre tantas possibilidades de contemplar belezas no Rio de Janeiro, hoje eu escolhi a Lagoa Rodrigo de Freitas. Com certeza a caminhada nos permite olhar com mais atenção, perceber mais detalhes. Mesmo assim eu escolhi fazer o passeio de bicicleta o que me permitiria um percurso maior. Seria como andar a pé com mais agilidade. 

A primeira cena que me despertou o olhar foi a tranquilidade e a paz desse pescador em seu barquinho. Do meu ponto de vista, ele ali entre as árvores, tão próximo e tão distante, tão alheio ao movimento ao redor e tão conectado com a natureza me fez admirar a cena, parar, registrar, cantarolar o refrão da músico "Pescador de Ilusões" e pensar que valeu a pena sair de casa nesse domingo nublado e preguiçoso. 


Segui meu caminho com calma e olhar atento ao redor. Avistei uma árvore bem florida. Eram muitas flores brancas. Ao longe me fez lebrar um palco cheio de bailarinas que executavam alguma coreografia com seus tchu tchus. Mas de perto não consegui um ângulo que registrasse esse semelhança que eu enxergava. De qualquer forma a imagem me levou para a frase de Carlos Drumond de Andrade: "Entre a raiz e flor há o tempo".


Quantas cores temos em um dia cinza?


Seguia pedalando com calma, atenta ao redor, querendo absorver a paisagem, a natureza, as histórias que aconteciam naquela calmaria. Passei por um casal no exato momento em que o homem falava: "falei e estou desfalando". Adorei. Parei nesse deck com a frase dele me fazendo pensar. Realmente podemos e devemos "desfalar" nossas falas. Podemos mudar de opinião. Isso é crescer, aprender. 

Quantas falas já desfalei, quantas ainda irei desfalar, e quantas falas desfalaria se me lembrasse que falei um dia. Ri com esses pensamentos.



Fui adiante olhando reflexos e com reflexões em mente. 


Procurando estar no presente, sentir o momento. Quero pensar no passado, no futuro, deixo a mente flanar até voltar ao presente para que eu possa seguir o caminho. 


Paro nesse ponto. Aqui tem um deck ótimo para contemplar a paisagem.




Sento para ver a vida acontecer. Sempre tem algo simples acontecendo. Sempre tem movimento. Deixo o tempo fluir. Leio algumas páginas do livro, paro ao ouvir um peixe pular, volto à leitura, paro ao perceber o movimento de um pássaro, retorno à história do livro, paro para ouvi a história de pessoas que se aproximaram. 

Observo o fluxo, absorvo o clima.



Estou concentrada na leitura quando ouço um criança no deck ao lado falar bem alto: não atira no pássaro! Meio no susto, descolo os olhos do livro e percebo de imediato que o meu olhar alcançou o mesmo ângulo do olhar da criança. O mesmo ponto de vista, provocam sentimentos diferentes. 

Tive que rir e registrar. E seguir nesse dia cinza mas com muitas cores e percepções. 



O simples e o extraordinário estão muito próximos. Ali, juntinhos, no nosso cotidiano só esperando para serem captados e valorizados por nós, para nós. 

Outros blogs participantes do BEDA 2022:



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigada, Gracinha.
      Me inspiro muito nos seus olhares.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Chris querida
    Que saudades que eu estava das suas postagens!
    Amei as reflexões, as fotos e como sempre digo, lendo seus posts me sinto aí, passeando com você!
    Também sou mestre em mudar a programação...kkk
    Beijão e uma ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau, agora eu estou percebendo que eu também estava com saudades das postagens. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Oi, Chris,

    Uma grande verdade: a beleza está em volta de nós, muitas vezes nas coisas mais simples, apenas esperando que a notemos.
    Mas as belezas captadas por você e mostradas neste post são do tipo que gritam, impossíveis de serem ignoradas, rsrs.

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Que domingo gostoso. E que paisagem maravilhosa, amo passear na Lagoa e quando vou aproveito para entrar um pouquinho no Parque da Catacumba que é bem lindo e fica logo do outro lado da rua rs (dependendo do ponto em que se está).
    Amo parar nesse deck para apreciar e pra mim os dias mais lindos são os cinzas, amo o tempo nublado fresquinho.
    Amei o comentário da criança, imaginei e acabei rindo quando li rsrsrsr


    E vamos marcar sim um passeio antes de terminar o Beda,vai ser muito legal me chama no direct do instagram que te passo meu zap.

    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. aqui o tempo tb estava muito feio. hj tá um calor dos infernos. e um sol estonteante. lindas fotos. belo passeio. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. Ah Pedrita, nem me fale do calor... trabalhar em home office me faz sentir falta do ar condicionado do escritório.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  7. Um dia nublado, repleto de encantos! Adorei as imagens!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo