terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como é bom acreditar em Papai Noel

Eu me lembro como era bom acreditar em Papai Noel. Me lembro também quando a minha fantasia começou a se apagar. Eu tinha em torno de 8, 9 anos e tinha pedido uma casa de boneca para o Papai Noel quando vi a casinha sendo feita na garagem de uma casa vizinha. Nesse ano meu pai me falou que aqueles homens que estavam fazendo a minha casa de bonecas eram ajudantes de Papai Noel. Eu queria continuar acreditando no Bom Velhinho e assim o fiz. No ano seguinte eu pedi uma boneca Amiguinha. Na noite de Natal cheguei em casa, subi na jardineira e olhei pela janela justamente na hora em que meu pai e minha mãe estavam colocando os presentes na árvore. Ali acabou o encanto. Fiquei muito triste em ter certeza do que eu já desconfiava.

Com a Ana Luiza nós alimentamos a fantasia até onde deu. Ela começou com as perguntas: como o Papai Noel entrou pela varanda se tem tela? Como a gente nunca vê o Papai Noel? Como ele consegue fazer todos esses brinquedos? De repente começou a perguntar se o Papai Noel existia, se eu acreditava em Papai Noel e eu sempre respondia que eu acreditava no Espírito do Natal e explicava o que vinha a ser isso.
Até que  um dia, quando a Ana Luiza estava com 9 anos, a pergunta foi a seguinte:

- Mãe, me fala a verdade.  Eu quero a verdade. Papai Noel existe?
Nesse momento eu fiquei no dilema entre acabar com a fantasia ou mentir para ela. Resolvi falar a verdade.
- Mãe, você tá falando a verdade? Por que você me contou?
- Porque você quis saber e me pediu para falar a verdade.
- Mas você podia continuar mentindo.

Ai, ai, ai. Ainda bem que eu já tinha contado uma história do Pedro Bandeira sobre Mentira Cabeluda e Mentira Boa. Recorri a essa história para justificar a minha mentirinha.


Agora é a vez da Sofia acreditar em Papai Noel. Ela já fez a sua cartinha com a ajuda da irmã.
A Ana Luiz muito preocupada com a quantidade de coisas que a Sofia incluiu na lista dela, não colocou nem um pedido ainda na sua carta.
A noite antes de dormir a Ana Luiza veio me falar.
- Não sei o que eu peço de Natal. Na verdade eu ainda queria acreditar em Papai Noel assim eu não ia ficar com a consciência pesada de pedir coisa cara.

É muito bom acreditar em Papai Noel e poder soltar a imaginação sem preocupação. Bom também ter consciência de que todas as crianças merecem ganhar presentes e se o Papai Noel der muito para umas vai faltar para outras. Por isso nós vamos ser ajudantes de Papai Noel para acreditar e sentir o Espírito do Natal.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

43 comentários:

  1. Oi amiga! Eu me me lembro bem quando a minha mãe me contou...Fiquei tão chateada que até chorei. Acredito que esse será o último Natal de Papai Noel para o Tiago. Me corta o coração ter de contar, mas o que fazer? Ele já vai fazer oito anos e está um mocinho. Pelo menos manterei a fantasia com o Felipe ainda. Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Cada pedido típico de criança não é?: "Pônei em cima da moto" rsrsr
    Esse eu não conheço!
    Muito boa essa magia do Natal.
    O meu filhinho ainda está muito pequeno para começar a entender e pedir presentes...
    Abraços, Daniana
    Cozinha sem drama

    ResponderExcluir
  3. Oi Chris!
    Ha, eu acreditei em papai noel até 9 anos tb! E tb contei pra Luana com 9 anos, pois ela já desconfiava, rs. Mas sabe, acho que a minha infância perdeu a magia no dia que papai noel deixou de existir. Acho muito bacana alimentar essas magias nas crianças. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito em papai noel. Prontofalei
    Uns 9 anos atras aproximadamente, meu gato tinha falecido e eu estava sentindo muita falta de um bichinho meu, um gatinho. Na noite de natal, todos nos, familia, sem exceção, estavamos conversando na sala na noite de 24 de dezembro. Começamos a ouvir um barulho na porta e todos os cachorros da rua, e a nossa, latiam. Minha prima olha pela Janela do escritorio da casa dos meus pais e diz que tem um gatinho na frente da casa miando. Acho estranho, abro a porta e vou olhar. Estava ali, um filhote de gato, branco, não mais que um mes e meio. Sentado, esperando, miando. Na porta da minha casa.

    Meus pais, depois, se livraram do gato pois não queriam outro bicho em casa. Deram um jeitinho como se faz com criança, dizendo que "a vizinha" tinha jogado o gato fora.

    Mas o papai Noel me ouviu e atendeu meu desejo e me deu um GAtinho de natal.

    Por que é isso que o Papai NOel da pra gente, aquilo que desejamos no fundo, sonhamos, mas mais que isso, precisamos. E mais que roupas, ou bonecas, precisamos da familia, dos amigos e da dedicação em manter a inocencia o maximo possivel. Mesmo que nos adultos isso possa ser uma noite só.

    ResponderExcluir
  5. Acho que toda mãe gostaria de preservar o mundo de fantasia dos seus filhos para sempre... Eu pretendo deixar que eles descubram por si sós, foi o que aconteceu comigo e acho menos traumático, mas isso é uma questão de opinião e depende da personalidade da criança.
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  6. Que cartinha mais caprichada a Sofia fez para o Papai Noel!

    Eu acho bacana alimentar esta fantasia nas crianças. Eu não me lembro quando deixei de acreditar, mas lembro que enquanto acreditava, a noite de Natal era bem mágica!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Que cartinha linda!

    E que coisa linda a Ana Luiza toda preocupada...

    ResponderExcluir
  8. Chris,
    até eu tenho orgulho das suas filhas...
    sou uma tia babona...
    bjo bjo bjo

    ResponderExcluir
  9. Chris, acredita que até minha minúscula Aila já anda às voltas pela casa com papel e caneta nas mãos "escrevendo"uma carta para o bom velhinho???rsrsrs...elas crescem tão rápido, não é mesmo?

    Beijos grandes nas três princesas!!! Bela.

    ResponderExcluir
  10. Que legal essa história, Chris!
    Eu soube dessa dura verdade um pouco mais cedo que a Ana Luiza pois minhas primas mais velhas já sabiam e começaram a soltar piadinhas. Minha mãe acabou me contando e eu fiquei muito muito triste.
    Hoje eu me realizo nos olhinhos do Lucas, fico imaginando o que se passa naquela cabecinha... é tão bom neh?!

    Ah, ontem estava falando em vc e na Sofia e sabe o que ele disse? "A Chris do Rio de Janeiro?". Que tal??? Ele já sabe que vc é vc mesmo, hehehehe. Não esqueceu, viu?!

    Adorei saber que o Papai Noel poderá contar com uns ajudantes por aí... por aqui tb trabalheremos para ajudar o Bom Velhinho :) Isso sim é um presentão para a alma!!!

    Beijão, amiga!
    Tenha um bom dia!
    Ju

    ResponderExcluir
  11. Hahaha!
    As meninas são umas fofas!
    E essa cartinha ai, linda de morrer! Se existisse mesmo Papai Noel aposto que ele daria tudo só pelo capricho e pelas filhas lindas e super educadas que você tem! hehehe

    E concordo, o importante é o espírito natalino!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Chris!
    Comigo tb se deu aos 8 anos.
    Tinha um primo esperto q nos convenceu de ficarmos fingindo estar dormindo p/ poder ver o Papai noel colocar os nossos presentes embaixo da cama.
    Na minha época era assim os presentes amanheciam embaixo de onde estivessemos dormindo e estavamos todos na casa da minha vó.
    Minha mãe era separada do meu pai e ele nunca ligou p/ os filhos; Assim o 2º marido de minha vó (ela era viúva) q se casou com ela qndo eu tinha 3 anos, acostumamos a chama-lo de vô.Então descobrimos q ele era o nosso Papai Noel.
    Agora acho mto importante continuarmos a fazer com q nossos filhos acreditem nesta fantasia linda.As minhas tb descobriram com a mesma idade, pq o pai se vestia e a mais velha veio me perguntar pq ele tinha o cabelo preto( ela conseguiu ver por baixo do gorro) então não deu p/ continuar mantendo esta mentira (no bom sentido) por mais tempo.
    Agora eu continuo acreditando no bom velhinho, o Pai de todos nós!
    Bjks!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Chris,
    Que delícia a história das meninas...me lembro também quando descobri que o Bom Velhinho não existia...fiquei tão triste, acho que foi minha primeira desilusão. Fiquei emocionada com a conversa da Ana, que pena eles não poderem ficar crianças pra sempre...crescer dá um trabalhão e dói...mas por outro lado é maravilhoso ela dar valor às coisas e ao dinheiro, ponto pra você, de novo!!
    Beijos,
    Cris João.

    ResponderExcluir
  14. Olá Chris, aqui em casa eu e meu marido inventávamos mil e uma histórias sobre o papai noel. Quando a criançada foi crescendo, logo as perguntas mais cabeludas surgiam em torno do "bom velhinho". Chega uma hora, que eles mesmo se tocam de que, tanta fantasia nao pode ser verdade e existir. Mas valeu cada Natal, foi maravilhoso ver a carinha deles tentando escutar os passos do Papai Noel, no telhado de casa. Nunca vou esquecer!!!! Fique dê olho amanha no meu blog, tem post especial do papai noel, lindo!! As meninas vao querer participar!! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Ai Chris... que linda... preocupada com o orçamento!!! e acreditar no bom velhinho é maravilhoso, também adorava entrar na sala e ver a arvore recheada de presentes, adorava isso tudo.... e quero que Saulinho também curta ao maximo essa fase tão mágica.... bjsss

    ResponderExcluir
  16. Muito lindo o seu texto,Chris
    Eu me lembro que também acreditava em Papai Noel e
    Quando meus três filhos eram pequenos sempre alguem se vestia de Papai Noel...
    Que saudades que tenho daqueles tempos!!!
    Tenha um lindo dia
    Beijinhos
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  17. Chris
    Neste exato momento em que leio do teu post, está Eduarda a minha volta fazendo a lista de presentes para Babo Natale.
    Acho muito legal esta fase em que se acredita no Velhinho de vermelho. Para ajudar na fantasia, aqui na Itália teremos um Natal com muito frio e talvez neve. O difícil é explicar a ela pq no Brasil temos tanto calor na mesma época.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  18. Ahhhhhhhhh ... que coisa mais lindinha a atitude da sua filha mais velha !!!!! Achei tão fofo ela com tão pouca idade se preocupar em não pedir coisas caras ...

    Pois é ... eu desacreditei do Papai Noel quando tinha 7 anos e curiosa do jeito que eu era (assim como vc ) (rs....) e passei a noite olhando pelo buraco da fechadura do meu quarto ... até que vi meus pais colocando o presente na árvore.

    Beijinhos enormes !!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Chris!
    Ai...que fofa a cartinha que Sofia fez para o Papai Noel!
    Muito linda a atitude da Ana Luiza de se preocupar com o orçamento e com as outras crianças que nem sempre ganham o que pedem!
    Eu acho lindo o natal...essa magia de acreditar no papai noel,e faço questão de que o pequeno aqui viva isso.
    Ano passado contratei um papai noel para vir aqui em casa entregar os presentes para ele.Ele adorou!
    Foi o máximo...tirando o lance que o carro do bom velhinho estragou(daí dissemos ao Matheus que as REnas tinham ido lanchar...kkkkk).
    Tinha que ver os olhinhos dele quando o papai noel entrou lá em casa.Foi lindo!
    Hoje vou começar a separar as coisas para começar a enfeitar a nossa casa para a chegada do bom velhinho.
    Beijos meninas!
    Danny e Matheus
    www.mamysdematheus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Chris,

    Acho lindo quando as crianças ficam no aguardo da chegada do papai noel acreditando que ele existe de verdade!
    É uma emoção GRANDE!
    Também tento proporcionar ao meu pequeno toda essa magia, todo o encanto!

    Linda sua Sofia, bela cartinha ela fez!

    Beijão

    ResponderExcluir
  21. Cris, Minha mãe nunca teve "Espírito de Natal" e por isso nunca comemoramos... Mas sempre quiz que fosse tudo muito diferente com a Giovana. É tão lindo comemorar o Natal, esperar o Papai Noel... Ver a carinha feliz da minha filha é o melhor.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Chris!
    Como o ano passou rápido, já está chegando mais um natal...nossa!
    Que legal a tua postagem, ri em alguns trechos até, pensando na hora que tua menina começou a encostá-la na parede...rsrs.
    Que fofas!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  23. Que delícia Chris. Por aqui Enzo ainda não entende, mas não vejo a hora de curtir esses momentos de fantasia com ele, ver a cartinha... Se depender de mim Papai Noel vai existir até quando der por aqui tb rs!
    Bjks

    ResponderExcluir
  24. Que lindo seu texto! Sou judia e não comemoro a data, mas sempre me envolvi nesse espírito do Natal. É muito gostoso ver o que essa época do ano desperta nas pessoas e acho que é isso que suas pequenas devem levar...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Como é bom acreditar em papai noel !! Quero incentivar muito o Be a acreditar em magia até a idade certa!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  26. Eu acreditei no papai noel até uns 08 anos também, era tão legal, tão mágico, as vezes eu ficava olhando para o céu pra ver se via a o seu trenó cheio de presentes.
    A Nathalia acredita bastante, pede presente, quando vamos nos shoppings ela fica encantada com o véinho barrigudo e sempre quer sentar no colo e pedir balas.
    Que legal que é ser criança né!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Amiga,

    Eu tb acho super importante.Fiz até um post como este lá no blog "A magia do Natal" a alguns dias.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  28. que lindas...
    aqui o Enzo tb acredita...E queremos manter essa fantasia ate onde for possivel..escrevemos carta todo ano,colocamos nas meias, ele faz um lanche para papai noel e deixa depbaixo da arvore, assim como frutas para as renas no jardim,rsrs..claro que retiramos td na noite,para a alegria dele que constata que elas comeram tudo!!!rsrs..e o pai todo ano se veste de papai noel..com maquiagem e tudo,e ele nem desconfia e ainda não se ligou que sempreeeee que ele chega ,da uma subita dor d ebarriga no papai que fica no banehiro trancado e perde a visita do papai noel,kkkkkkkkkkkk..
    acho lindo essa magia,lindo!!!
    beijos,otima semana p vcs!!

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigada pela visita no meu blog.
    Tenha um ótimo dia!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  30. Aprendemos com as crianças! Você tem duas situações em casa e deve ser um pouco complicado. Mas veja assim: quando se acredita no Papai Noel há uma magia diferente. E quando nos preocupamos em "não pedir nada caro" estamos crescendo!!
    As duas são maravilhosas!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Adorei tua historia! Afinal muitos recordaram seus tempos de infancia e crenças.

    ResponderExcluir
  32. Fofas demais Chris!

    E a Ana ajudando a Sofia?
    Super fofas!
    E acreditar nisso faz bem mesmo, super saudavel!

    bjs pra vc e pra ela
    Tks pelo seu carinho de sempre no meu blog!

    ResponderExcluir
  33. Como é bom essas coisas de criança enuqnato não tenho as minhas vou me deliciando com as experieências das minhas queridas amigas...la em casa eu nunca fui muito de acreditar em Papai Noel, meu pai na época de Natal quando falavamos nisso em ganhar presente ele dizia que acreditassemos em papai do céu e Papai Ednaldo ele rsrs, mas uma vez ele mandou entregar os presentes a mim e meu irmão que e quase da mesma idade que eu ja minha irmã mais nova acreditava mais...Mas é muito bom essa coisa de acreditar na inocencia das crianças não é verdade...
    Obrigada pela visista la no meu cantinho beijos

    http://nelmanogueira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Ai Chris querida nossa é lindo essa magia de natal né, nossa eu acredito ate hoje hehehe, e o Caio tem 7 anos e acredita ainda, mas esses dias veio com uma conversa me falando que a Prof. falou pra ele e pra turma que o papai noel não existia, aff que eu fiquei brava viu, nossa quem tem contar pro meu filho sobre isso sou eu, mas dei um jeito de ajeitar as coisas, e assim ele continuo acreditar mas ta ficando como a Ana Luiza, fazendo mil perguntas, vamos ver ate quanto...amei a cartinha da Sofia, beijocas nelas e em vc.

    ResponderExcluir
  35. Nem me lembro quando deixei de acreditar em Papai Noel, na verdade meu paizinho (que está com Papai do Céu agora) sempre dizia que Papai Noel era o bolso dele (sutil esse meu pai...), então a fantasia acabava. Por isso não sei se vou incentivar caso Lulu tenha essas idéias...

    Mas a sua Ana Luiza é tão madura, hein?

    Beijão!

    ResponderExcluir
  36. Ai, que fofas que elas são, Chris!
    Sabe que eu nunca acreditei muito em Papai Noel? E olhe que meu pai sempre gostou tanto da figura que contratava um Papai Noel quando éramos crianças para entregar os presentes... Apesar de não acreditar, era muito gostosa essa fase.
    Marido aqui não gosta do velhinho, acha muito apelativo ao comércio. Então não alimentamos muito a Clara, porém eu não corto 100% também, não... rs.
    Beijos, amiga!

    ResponderExcluir
  37. É muito bom acreditar que papai Noel existe,eu não ganhava quase nenhum presente,mas, só de acreditar ficava feliz, beijos da Penha

    ResponderExcluir
  38. As crianças têm que acreditar enquanto der,se começam adesconfiar é porque já amadureceram para esse tipo de fantasia que é um encantamento.

    ResponderExcluir
  39. A vida sem fantasias seria em preto e branco,outras virão e deixarão nossa existência sempre mais bonita.Nosso Natal esse ano será muito alegre, bjsssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  40. Meus filhos acreditam no Papai Noel, e eu incentivo, acho que criança deve descobri sozinha. Aliás eles acreditam em coelhinho da páscoa também. Acho ótimo! No Natal escrevem as cartinhas e eu falo que ponho no correio. Ele fazem perguntas claro, mas ainda estou conseguindo levar. Quero que eles tenham esta linda fantasiar até quando eles quiserem. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  41. Aqui nos tbe acreditamos.
    Vamos escrever as cartinhas esta semana. Vou mandar a minha tbe!
    Chris, vou mandar umas cartinhas pras minhas amigas de natal, pra vc tbe!
    Mil bjks

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  42. Você falando de acreditar em papai noel me lembrou um site muito fofo. Ele é tipo a resposta do papai noel pra criança que escreve pra ele. vem pelo correio e no nome da criança e tudo. Muito bonitinho.
    o nome é correiodonoel.com.br se vc quiser dar uma olhada. acho que você vai gostar tanto quanto eu.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo