sábado, 12 de fevereiro de 2011

Estudando Geografia de um jeito gostoso

Nem bem as aulas começaram e a Ana Luiza já tem teste à vista. Será de Geografia. Uma revisão do Brasil Físico: regiões, seus estados, siglas e capitais dos estados e localização destes no mapa.

Decoreba? Que nada!

Pegamos o jogo da Grow, Explorando o Brasil e fomos brincar.

Primeiro cortamos quadradinhos rosas e laranjas. A Sofia colocou os quadradinhos laranja nos estados que ela já foi e a Ana Luiza os rosas. Conversamos um pouco sobre esses lugares, vimos a localização, o percurso que fizemos de avião ou de carro, o tempo, a distância, etc...


Depois passamos para o primeiro desafio do jogo em si. Mapa posicionado com a identificação dos estados tiramos uma carta com uma capital e precisamos identificar o estado correspondente. Vencida essa etapa passamos para o mapa sem identificação, tiramos uma carta com o estado marcado e precisamos localizá-lo, identificá-lo, informar a capital e a sigla.


O jogo Explorando o Brasil cobriu todo o conteúdo da prova, mas como a brincadeira estava muito boa resolvemos fazer o nosso próprio brinquedo. A escolha foi um jogo da memória com os estados e capitais.
No powerpoint fizemos os retângulos com os nomes dos estados e das capitais. A Sofia ajudou escolhendo as cores das regiões, colando e recortando. Estava pronta mais uma brincadeira.

Além da memória aproveitamos para montar a sequência dos estados com suas respectivas capitais e formar o nosso mapa.


Ainda jogamos no computador o Salve o Mico da Turma do Saber. Um jogo superinteressante aonde a criança vai passando por alguns estados brasileiros com o intuito de adquirir utensílios para a expedição e ultrapassar alguns desafios. Com isso, conseguir as pistas para decifrar o enigma e salvar o mico. O jogo mostra aspectos interessantes desses estados.


Em cada estado que passamos pelo Salve o Mico,aproveitamos para relembrar qual é a capital, sigla e região. Saber algo interessante sobre o lugar ajudou muito na fixação das demais informações.

E com toda essa brincadeira a Ana Luiza está preparadíssima para o seu teste de Geografia.

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

35 comentários:

  1. Legal, Chris! Às vezes as crianças reclamam que se cansam de alguns brinquedos e aí vem uma mãe criativa como tu e mostra que dá pra fazer diferente e divertido, sim, não apenas a brincadeira, mas também o estudo!

    Parabéns, tu sempre superas as expectativas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ah, lembrei que a Lalá adra um livro que fala sobre viagens pelo Brasil: Bruxa Zamya e Bruxa Merreca em VIAJANDO PELO BRASIL, de Léia Cassol - Claudia Sanchez - Marion Cruz, editora Cassol.

    Acho que pras crianças menores ele é interessante e instiga a curiosidade por conhecer outros locais, especialmente pra quem curte turismo!

    Bj, Ingrid

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela forma de estudar brincando! Muito bom.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Com uma mãe assim não tem como não gostar de estudar!! Muito legal, e adorei a dica do jogo!! Seu blog sempre me faz ver como é possível tornar tudo mais legal e divertido, sem perder a sua devida importância! Bjs pra vcs!

    ResponderExcluir
  5. Que idéias bacanas, Chris !!! Issoque é aprender vrincando e com certeza suas pequenas adoraram... beijinhos... muito legal mesmo, parabéns !!!

    ResponderExcluir
  6. Ai que delícia! Aprender brincando é tudo de bom!
    Acho que ela está afiadíssima, hein?!

    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  7. COm certeza ela se sairá mto bem nesse teste... aprender abrincando é melhor que decorar para a prova e depois esquecer.. essas "tecnicas" deveriam ser aplicadas nas escolas, assim as crianças ensinariam seus pais que nunca imaginaram aprender dessa maneira.... bjss e otimo domingo

    ResponderExcluir
  8. Um jeito lindo de estudar.Fixa bem a matéria, com certeza!beijos,chica

    ResponderExcluir
  9. Chris, Você até parece Pedagoga! tem jeito hein?
    Maravailha para as filhas que tiveram o privilégio de nascer suas filhas.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Q legal esse jogo, não conhecia. Temos aqui em casa um da GROW do mundo, q o Cássio adora! Vou procurar este. ótimas ideias, como sempre!!bjos, gi

    ResponderExcluir
  11. Amei! Queria eu que tivessem estudado Geografia assim comigo!
    Posso falar que esse seu jeito de brincar ensinando (ou ensinar brincando) com suas filhas é minha inspiração?
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie! Muito legal esse jogo e criativo também...
    Uma ótima maneira de estudar brincando.
    Tem concurso nas minhas trakinagens, de uma espiada por lá...
    Beijokassss

    Hanan Mustafa e as Florzinhas
    www.trakinandocommamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Estudar brincando é uma delícia.
    Se eu fosse vc, mostrava isso para a professora. Então ela vê que existem mães atenciosas como vc e que tb pode sugerir aos outros coleguinhas maneiras mais gostosas de adquirir conhecimento.
    Parabéns!
    Adorei!

    Bj
    Deborah

    Tem promoção lá no meu blog. Aparece lá...
    http://www.delicias1001.com.br/2011/02/promocao-prato-misterioso-2.html

    ResponderExcluir
  14. Oi Chris! Passando por aqui de novo pra responder sua pergunta!! Olha aracaju fica tranquilo na época do carnaval, pq aqui eles fazem a festa antes, que é o pré-caju, e já teve! Então na época do carnaval a cidade fica tranquila sim!! Olha se vier pra cá não deixa de me avisar ein?! Adoraria te conhecer pessoalmente e fazermos um programinha todos juntos!! E se precisar de alguma coisa é só falar viu?! bjs!

    ResponderExcluir
  15. E olha que coincidência, agora que fui reparar, a carta que está virada na foto do jogo é justamente aracaju! hehehe bjs!

    ResponderExcluir
  16. Que legal Chris!
    Você sempre criativa.
    Vou logo estar nessa lida...minha pequena entrou agora no primeiro ano, mas como o tempo voa, logo terei que ter tbém criatividade pra ajudá-la.
    Parabéns mamãetudodebom!!!...rsrsrs.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  17. Aprender brincando, nada mais gostoso do que isso...
    Esta de parabéns Chris...Um belo exemplo...

    bjim

    ResponderExcluir
  18. Amiga, vc é mesmo demais!! To so pegando as dicas para quando meu filhote chegar nesta fase. rs
    Ah, adorei a ideia do encontro!
    Eu to dentro!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Muito bacana essa maneira de estudar, Chris! Aposto que elas adoram aprender desse jeito!
    Desejo que todos vcs tenham uma semana linda e cheia de alegrias!
    Beijos nas lindas princesas!!
    Bela

    ResponderExcluir
  20. Olá Chris,nem sei direito como vim parar no seu blog, mas veio super a calhar, minha filha Melissa de 9 anos esta no 4ºano e tem tipo TDA não sei mais ou melhor não sabia até conhecer seu blog oque fazer para ela prestar mais atenção, lendo alguns posts tive muitas idéias que com certeza ela vai curtir.Obrigada e parabens estou te seguindo e virei muito ak. Bjs e até mais.
    http://paravoceeufizassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Mas só fica bom assim mesmo! Me lembro como estudar era cansativo. Me lembro uma vez que estava ensinando sobre sistema solar, rotação e translação... Rodamos tanto que terminamos tontos mas felizes e informados. *rss
    Parabéns Chris!

    ResponderExcluir
  22. Maravilha ,que diferença da maneira que estudavamos .............decorando ,sem entender realmente a matéria .......assim é prazeiroso e o ensinamento é compreendido e fixado.Parabéns mais uma vez Christiana pela sua dedicação.

    ResponderExcluir
  23. Você consegue filha, com sua criatividade fazer com que a Sofia que é tão irrequieta se dedique em algo construtivo e isso flui com alegria de maneira amena e eficaz.Fico encantada com tudo isso , bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  24. Que diferença do nosso tempo! Tinha que decorar tudo ,ficavamuito cansativo.Christiana voc~e é demais mesmo,beijos da Penha

    ResponderExcluir
  25. Nooossa, que máximo Chris!!! Mas prova já??!Como assenhê?! Morry.

    Que hrs vai ser no fashion mall sexta?! Tô super a fim!! As crianças tem a festa do primo as 19hrs em Botafogo, se for antes desse horário podemos passar lá antes pois é caminho!

    Bjaoo!

    ResponderExcluir
  26. Oi Chris, que barato esse seu jeito de lidar com as meninas. Parece que vc é professora. É isso?
    Vc é do Rio tb??
    Eu sou do Méier.
    Beijos, Camila.

    ResponderExcluir
  27. "A minha filha vive ouvindo just the way you are com o Bruno Mars. Você conhece? " CLARO QUE CONHEÇO SOU MUITO FÃ DELE!!! MUITO BOAS AS MUSICAS DELE

    ResponderExcluir
  28. Que delicia o jeitinho como vc ajuda a sua filhota...Muito fofo!!!
    Sua filhinhas são lindas, estou louca para ser mãe de menina...

    Passa lá no meu cantinhio... VOu te seguir tá?

    beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi amiga,

    Passando pra dar oizinho, não quero q vc se esqueça de mim heheheh...

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  30. Talvez eu fosse melhor em Geografia se tivesse aprendido assim, Chris. rsrs

    Aqui, te contei que papai trocou o aniversário aí no RJ pela Pousada do Rio Quente? Quase morri. Mas o aniversário é dele e é ele quem escolhe né?.. : (

    Em compensação... todo ano eu vou pro ensaio da Mangueira e essa alegria vai ser nesse próximo final de semana!!! Mas tudo tãaaao corrido que chega a dar pena. Tem vôo na sexta a noitão e volta na segunda beeeem cedo. Mas tá bom! Mesmo corrido, o Rio é lindo!!

    Acho que nem vai dar pra combinar de encontrar, Chris. A não ser, lógico!, que vocês animem ir pra Mangueira com a gente!!!!!

    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  31. Nossa! Até eu que sempre detestei estudar ia amar estudar brincando como vc fez com a Ana Luiza, espero que ela tire boas notas.
    Parabéns pela criatividade!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  32. Ótimo jeito de estudar!!!! Eu sempre gostei de estudar (e ainda gosto) e lembro que lá pelo início do século passado rs eu mesma desenhava os mapas e "brincava" de explicar.
    Boa Sorte para Ana Luiza.
    Beijos,
    Flávia

    http://arrimerorganiser.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Amiga e o que se aprende assim, não se esquece jamais! Fiz muito isso com meus enteados e com minhas filhas, tanto para geografia, quanto para ciências com um jogo sobre o corpo humano!!! Você é minha ídola, genial, super criativa e animada!!! E é por isso que você é a DINDA do meu blog!!! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  34. Equipe Educar para Crescer1 de março de 2011 às 12:04

    Olá Chris, tudo bem?

    A participação e incentivo dos pais na educação dos filhos é fundamental.

    Para auxiliar os pais nesta tarefa, o Projeto Educar para Crescer disponibiliza para download cartilhas com ideias simples e rápidas para participar da melhoria da Educação.

    Inclusive, as escolas de Nova Friburgo (RJ) vão receber 20 mil cartilhas de Educação em Família doadas pelo Projeto.

    É a primeira vez que o Educar para Crescer realiza uma ação de apoio emergencial. A iniciativa foi tomada para ajudar as escolas e a comunidade locais a retomar suas vidas após as enchentes que atingiram a região.

    A participação dos pais no dia a dia escolar é muito importante para essa retomada e o guia oferece dicas práticas e simples àqueles que desejam acompanhar o processo de aprendizado dos filhos.

    Outras prefeituras interessadas em distribuir a cartilha em sua cidadepodem fazer o download do material no site do projeto (www.educarparacrescer.abril.com.br) no ícone “Cartilhas”.

    Faça o download, imprima e compartilhe!

    Espero que goste.

    Abraços

    Equipe Educar para Crescer

    ResponderExcluir
  35. Temos os Explorando o Brasil aqui em casa e adoramos! O Italo adora Geografia e vive as voltas com mapas e Atlas. Tem um joguinho de computador chamado Seterra (dá para baixar nestes sites de downloads) que também é ótimo, super recomendo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo