terça-feira, 6 de setembro de 2011

O mistério da memória das crianças

Cheguei na sala e vi a seguinte cena: Sofia sentada em uma bola de plástico balançando a boneca.


- Sofia, a bola pode estourar!
- Ué mãe, era assim que você fazia comigo e a bola não estourava.
- Como você sabe?
- Eu lembro, mãe.

Fiquei pensando... faz muito tempo que eu não tenho a minha bola de Pilates, eu a dei quando a Sofia estava com 1 ano no máximo. Não lembro de ter falado nesse assunto nos últimos anos. Fiquei mais surpresa ainda quando fui procurar alguma foto minha sentada na bola de Pilates balançando a Sofia bebê, simplesmente não tenho nenhuma. Como pode essa menina lembrar de que quando ela era bebê eu a balançava na bola de Pilates?

O fato é que quando fiz o curso de gestantes, na gravidez da Sofia, recebi a dica de que balançar o bebê na bola de Pilates acalma. A explicação para isso é que o movimento feito com o balanço da bola é o que mais se assemelha ao movimento que o bebê tem dentro do líquido amniótico.

Sendo assim, bastava a Sofia começar a choramingar e lá ia eu para a bola, sentava com ela nos meus braços e fazia o movimento de subir e descer bem suavemente. Parecia um milagre, minha bebezuca parava de chorar imediatamente, ficava calminha e na maioria das vezes até dormia. As pessoas que iam me visitar ficavam impressionadas!
Usei a bola para amamentar, para ninar ou simplesmente para ficar com a Sofia no meu colo. Curti muitos momentos de muito carinho e afetividade ali, balançando, cantarolando, conversando, sonhando. Pelo visto a Sofia também curtiu muito esses momentos inesquecíveis.


E eu estou "encafifada": será que ela tem lembranças tão nítidas da fase de bebê? Estou aqui me esforçando para lembrar quando foi a última vez que eu falei desse assunto e se a Sofia estava por perto.

Buscando alguma foto na bola de Pilates encontrei as fotos dos travesseirões. Ótimos travesseiros feitos de bolinhas de isopor que eu usei durante a gravidez para apoiar o barrigão e as pernas (pode ver como usar no site do curso Prepar em "Dicas da Stéphanie"), usei como apoio para amamentar e para deitar as meninas. Elas adoravam essa caminha de bolinhas macia e que se modelava ao corpinho do bebê.

Ana Luiza bebê no travesseirão
Sofia bebê no travesseirão

Dicas ótimas para gestantes e mães de bebês podem ser encontradas no site do Curso Prepar.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

38 comentários:

  1. Nossa Chris, que interessante!
    Eu penso que guardamos essas lembranças sim. Eu tenho uma lembrança nitída de uma briga entre uma aranha e um escorpião, eu devia ter 2 anos no máximo, lembro de detalhes da casa e deixei minha tia impressionada por lembrar disso outro dia! Porém no meu caso eu era mais velha que sua filhota 1 ano...
    Te coisas que nem Freud explica amiga!! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Chris, costumo dizer que as crianças são um HD vazio e vão computando informações ao longo da vida, desde o momento do nascimento. Acredito muito nisso! Contando a esperteza da Sofia, pronto! Confirmada minha teoria! rs!

    Bjão querida! =))

    ResponderExcluir
  3. Incrível mesmo CHris ! Pela maneira como ela falou, deve mesmo se lembrar... E adorei a dica da bola, não sabia... beijinhos e uma ótima semana pra vcs !

    ResponderExcluir
  4. coisa louca, não chris???
    outro dia mesmo postei que isaac disse que lembrou do Doutor Querido cortando seu umbigo...
    o_O


    bjocas

    ResponderExcluir
  5. Eu acho sim que estas crianças realmente têm estas lembranças! É dificil até acreditar, mas com relatos tão detalhados, não fica dúvidas. Beijo

    ResponderExcluir
  6. Isso é mesmo muito interessante.Adorei as fotos, com0o sempre lindas!beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Demais!
    Acredito bastante nessa memória das crianças, mas que é um mistério é!

    ResponderExcluir
  8. Impressionante mesmo, acho que existem essas lembranças mesmo!!!
    Bjos
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Eu não consigo lembrar de muita parte da minha infância. Costumo dizer que me lembro como gente desde os 7 anos e antes disso quase nada.
    Sofia me impressionou, vou perguntar a minha Debi se ela lembra de alguma coisa de quando ela era bebê.

    Michelle Passos
    criancasaprendemingles.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. OI ACHEI SEU BLOG E GOSTEI BASTANTE. TO SEGUINDO. TENHO UM BEBEZINHO LINDO DE 4 MESES E SE CHAMA GABRIEL. PASSA LÁ NO NOSSO CANTINHO E SE GOSTAR NOS SEGUE TBM... BJUS

    ResponderExcluir
  11. Oi Chris! Que incrível isso, né? Eu particularmente acho que as crianças lembram sim, não sempre, mas podem surgir flashs de coisas mais marcantes...como vc disse que ficava muito tempo na bola e ela gostava, acho possível que ela se lembre.

    Eu mesma lembro de muitas coisas dos meus 2 anos em diante, fatos que me marcaram...minha mãe nem acredita que eu me lembre das coisas, mas eu lembro!

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  12. Chris, tô impressionada! Já ouvi falar que algumas crianças se lembram de algumas coisas de quando eram beeem pequeninas, mas é sempre legal ver exemplos assim na vida real! Que demais.
    Adorei tb a dica da bola, achei que fez todo sentido.
    bjos
    Sarah
    http://maedobento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Amiga, Nathalia também tem memória de elefante, lembra de coisa do tempo do epa, não sei como pode, "como diz Dona Milú" (da novela) MISTÉEEEEERIO!!! uahuahuahauahauahuah.
    Amei as fotos dos travesseirões, parece que tava tão confortável né!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Incrível, Chris! Vou tomar mais cuidado com as coisas que digo e faço pra Lulu. Essas memórias guardadas podem sem boas, mas também podem gerar traumas, não é? Vixe, mais uma coisa pra eu me preocupar! rsrsrs

    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, estou impressionada tbém!!! Que bacana este post, Chris!! Adorei! Aila tbém tem memória de me deixar apavorada...rs
    Beijos em vc e nas princesas!!
    Bela

    ResponderExcluir
  16. Olá Chris,

    A mente das crianças são um mistério mesmo!!!
    Ótima dica para as mamães com filhos bebês ou para aquelas que estão grávidas.

    Obrigada por participar do sorteio lá no blog, boa sorte!!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  17. Criança tem memória de elefante,amiga!...inversamente proporcional à da mãe...rssss (nunca sei onde deixei a minha)
    beijos pra vcs!

    ResponderExcluir
  18. Nossa Chris fiquei impressionada, como pode hem??? Será que eles tem essa memoria mesmo??
    Agora a dica da bola de pilates eu achei o máximo,ótima ideia para as mamães.

    Bjokas

    Carla e Miguel

    ResponderExcluir
  19. Nossa !!! Que saudades da nossa Sosô tão pequenina....

    É bom ver também o quanto ela cresceu e o quanto é feliz e inteligente.

    Parabéns amiga, pela super mãe que você é... Te admiro muito viu...pode ter certeza...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Chris, essas crianças são fantasticas mesmo! Será que ela lembra mesmo?!!!
    E essa dica é ótima!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Nossa! Olha,acho que eles se lembram sim de mais coisas que a gente imagina...E ao longo dos anos,a medida que vamos crescendo nossa memoria vai ficando mais fraca.Bom,é isso que eu penso..rss..O Enzo se lembra de coisas de quando era novinho e nem eu lembrava direito..Mas acho que com o tempo vamos perdendo isso a medida que mais inofrmações são absrorivas por nos..será???aiii n sei é de mais nada...rsss..
    Beijos,otima semana p vcs!! ;-)

    ResponderExcluir
  22. Que coisa louca!
    Inexplicavel, tem que sentir e acrediatar com o coração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá Chris! Obrigado pela visita ao meu blog! O seu é dez já estou te seguindo!É incrível a memoria das crianças! Parabéns pelo post!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Com certeza ela lembra! Eu acredito! Eu, com 31 anos tenho lembranças de muito pequena.... Ela, criança, com certeza lembra!
    Beijos
    Manu

    ResponderExcluir
  25. CReio q de fato ela se lembra, pq eu mesmo velhaca ainda lembro de coisas de quando era bem pequena. Por isso presto muita atenção nas minhas atitudes, pra deixar lembraças boas.Parabens Chris, vc tem plantado otimas lembranças. Bjosss

    ResponderExcluir
  26. Interessante isso, eu nem sabia disso, na verdade já ouvi umas moças gestantes falando disso na fila da padaria, rsrs, mas não achei isso possível, bem... Ás vezes também fico surpresa com a esperteza e com a lembrança que essas crianças tem!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Chris,eu acredito que tudo o que fazemos durante a gravidez ,reflita na vida dos pequenos e de alguma maneira também fica lá num cantinho da memoria.
    coisa fofa!1
    bjos amiga

    ResponderExcluir
  28. Chris adorei as dicas...
    Será que se lembram??? Mistério...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Chris, suas filhas são tão ou mais inteligentes que vc...essa família é demais...rsss..devem lembrar sim...eu acho....bjs

    ResponderExcluir
  30. Isso é fato!
    As crianças até uma certa idade lembram de detalhes de quando eram bebês! Depois como num passe de mágica parece que perdem essa memória mais antiga!
    A Isabel quando tinha uns 8 meses abriu a fralda suja e pintou um belo quadro na parede encostada ao berço, além de ter se maquiado toda! Ficou linda e perfumada! Isso enquanto a babá andava até a porta e abria para o irmão mais velho que chegava de MG com um amigo! Esse amigo zoou muito da arte que ela fez! O tempo passou, e aos 8 anos mais ou menos ela não conseguia encarar esse amigo, fugia dele, não ficava no mesmo ambiente. Perguntei o que ocorria que ela tinha tanto medo ou antipatia pelo menino, aí ela disse, mãe, ele me viu toda suja quando meti a mão na fralda e me lambuzei toda! Como posso encará-lo? Como ela sabia que tinha sido ele? Incrível!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  31. Chris,
    1) achei lindaaaa a Sofia na bola embalando a boneca! Que carinha mais mimosa!
    2) É incrível essas crianças, não? a Lu qdo pequena lembrava de umas coisas dela muuuuuuito pequena que eu ficava pasma. Como disse a Sandra ai em cima, num passe de mágica, hj ela não lembra de nada, rs. bjs

    ResponderExcluir
  32. Chris...não sabia que era bom o uso da bola de pilates...mas usei (sem saber mesmo) porque gostava da sensação de sentar lá com o Nino...e não é que o Nino adorava??!... parava de chorar sempreeee na hora que eu sentava com ele e balançava. Agora já sei o motivo!!!eeeee Que linda a Sofia na bola!!! Beijinhossss

    ResponderExcluir
  33. Oi, Chris!

    Eu estou lendo um livro que certamente vc irá gostar de ler.
    Chama-se "A vida secreta da criança antes de nascer" do autor Dr Thomas verny. É um livro antigo e muito bom. Nem preciso falar sobre o que o livro aborda, não é?

    Eu acredito sim na teoria do HD vazio da Mari. A criança vai absorvendo as informações ao logo do seu caminho de vida.

    Beijos, Elaine

    www.caminhandocontando.com

    ResponderExcluir
  34. Nina chora ao ver video do parto tanto q nem ponho perto dela mais.......Chora copiosamente!!!!
    O nascimentop baby p mim pe um sofrimento e ela ao rever as cenas sofre sai la.....
    Bjks e vai entender essa meninada

    ResponderExcluir
  35. Chris!!
    Que lindo seu blog, encantador!!! Que interessante esse post, essa vida é uma grande surpresa sempre né! tanta magia!!
    Adoramos sua visitinha no nosso blog e todo seu carinho!!
    Tem sorteio lá tb, se quiser iremos adorar sua participação!!
    Estamos te seguindo!!
    bjinhos
    Marcela - Irmãs Criativas

    ResponderExcluir
  36. Como eu me lembro de você ninando a Sofia e balançando na bola. Lembro também de como ela gostava de dormir nesse travesseiro. É ótimo porque não deixa o bebê rolar.

    A Sofai lembra de cada coisa que eu me espanto!

    beijinho
    Rose

    ResponderExcluir
  37. Ai que super amiga... Como pode ela lembrar disso, caramba!!! Adorei o travesseiro de bolinhas, super... A idéia da bola de pilates é super legal, pena que não sabia disso na época que o Isaac era pequeno... Amei!!! Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  38. Essa Sofia é incrível mesmo. As crianças sempre nos deixam surpresas! As duas pequenas são muito lindas e eram bem parecidas, né?
    beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo