Conhecer o nosso folclore é conhecer a nossa cultura. Aqui em casa nós já lemos os livros do Monteiro Lobato que explora bem as lendas e o folclore brasileiro. E sempre nos lembramos de prestigiar o nosso querido Saci Pererê que tem seu dia esquecido em função do Halloween (vejam AQUI).
Também nos divertimos com as aventuras da Turma da Mônica encarnando os personagens das principais lendas brasileiras no livro "Lendas Brasileiras" de Maurício de Sousa. Quando a Sofia era menor ela gostava tanto desse livro que até fiz uma leitura dele para a turminha na escola.
Nesse ano nós conhecemos um pouco mais do nosso folclore através da Literatura de Cordel quando a Sofia conheceu Chico Sales e o livro "Cordelinho".
O folclore também já esteve presente em várias apresentações de Festa Junina e feiras de linguagem na escola. A Ana Luiza já apresentou a dança do Pau de Fitas que foi linda (como é bom recordar!) e fez uma apresentação do Coral baseada nas lendas brasileiras que foi um encanto para o coração dessa mãe.
Além da leitura e das atividades escolares, nós costumamos explorar o folclore e as lendas brasileiras sempre que viajamos. É uma maneira de conhecer melhor o lugar que estamos visitando.
Mas aqui no Rio nós também podemos explorar bem o nosso folclore com:
- Visita ao Museu do Folclore que fica bem ao lado do Museu da República, na Rua do Catete 179 - 181. A exposição permanente conta com diversas peças lindas, bem coloridas e sempre rola uma exposição em cartaz. A lojinha que fica bem na entrada tem muita coisa bonita e vale a visita. No momento o Museu do Folclore encontra-se em reforma.
- A Feira de São Cristóvão é outro local rico em cultura e folclore que vale a pena ser visitado.
- Academia Brasileira de Literatura de Cordel que fica no charmoso bairro de Santa Teresa entre os diversos ateliês, lojinhas e restaurantes, na Rua Leopoldo Fróes - 77.
Quando se fala em folclore eu penso logo na cor laranja. E para essa blogagem eu usei duas camadas do esmalte Fim de Tarde da Impala e para dar um brilho com toque de glitter eu cobri com uma camada do Sunset da DNA.
Amiga eu juro que eu não sabia que tinha esse Museu do Folclore ali ao lado do Museu da República. Só você mesma para descobrir essas coisas.
ResponderExcluirbjs
Kita eu me lembro quando a gente ficava a noite cotando histórias do saci e depois ficava cam medo de dormir. E quando a gente contava histórias do Boitatá e depois ficava com medo de atravessar com campo lá da Base, lembra que a gente corria pulando? Era muito engraçado. A gente também passeava no bosque procurando a Cuca tudo isso porque a gente via o Sítio do Picapau Amarelo e depois você cismava de ser a Narizinho. Era muito bom.
ResponderExcluirOi Chris!
ResponderExcluirQuanto tempo! Fazia tempo que não participava da blogagem.
Resolví aproveitar o tema e a época natalina para trazer uma lenda de Natal que considero muito bonita e um grande ensinamento para todas as idades.
Bjs, uma Boa Semana e desde já Boas Festas!
Zazá
Oi Chris! O folclore traz muita cultura e aprendizado. A cor laranja é alegre e linda! Aqui temos a coleção de Monteiro Lobato, uma jóia. Beijo!
ResponderExcluirQue linda a Ana Luiza menorzinha! Eu gosto muito de passear pela feira de São Cristóvão e me lembro de quando nós fomos no Museu do Folclore.
ResponderExcluirbeijinhos
Ando in love com esmaltes cor de laranja e coral! Já pinterestei esses teus aqui http://www.pinterest.com/pin/246994360787616856/
ResponderExcluirfomos duas vezes ao museu do folclore, mas achei meio sem graça. Bom mesmo, é ir à Feira de São Cristóvão! Beijoooo
Amei as cores dos esmaltes!!! Lindas e super verão!
ResponderExcluirBeijos
Fashion Victim
Oi Cris,
ResponderExcluirNão conheço o Museu do Folclore.
Também penso em cores vivas.
Concordo com você, quando viajamos temos que explorar o lugar, além de belas paisagens.
bjs
Ótima semana!
adoro esses programas com as crianças, é engraçado como elas ficam querendo saber cada detalhe, cada história.
ResponderExcluirGrande beijo
umanoitemparis.blogspot.com
Dicas ótimas. O museu do folclore é bem legal e a feira eu amo. Vou desde de antes da reforma, quando ainda era fora do pavilhão rsrs, aquela bagunça!
ResponderExcluirbjos
Relembrar as lendas do folclore foi um prazer.
ResponderExcluirAs riquezas para a nossa cultura são um forte legado de nossos antepassados que não podemos deixar nunca se apagar.
Bjks da Mãe Vaidosa
Cris eu morria e não sabia desse Museu do Folclore nem da Academia da Literatura de Cordel. Você mostra muita coisa lagal pra gente que te visita.
ResponderExcluirkisses
Que esmalte lindooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo de viver! Amei! :)
ResponderExcluirBeijo, beijo
O esmalte é lindo. Quanto lugar bom no Rio para se conhecer melhor o nosso folclore e a nossa cultura!
ResponderExcluir