terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Trancoso com crianças e adolescentes

Nessas férias escolhemos levar as meninas para conhecerem a Costa do Descobrimento no sul da Bahia. O nosso objetivo era fazer passeios percorrendo o trecho entre Cabrália e Caraívas para mostrar para a Ana Luiza e a Sofia as belezas naturais desse Patrimônio Natural Mundial.

Eu já havia ido para essa região duas vezes: na primeira, ainda solteira, fui com duas amigas e fiquei em Porto Seguro. Na segunda vez, já casada, fomos apenas eu e o Antonio e ficamos em Arraial d'Ajuda.
Dessa vez decidimos ficar em Trancoso.

Fomos ainda na baixa temporada, conseguimos as passagens com milhas e uma tarifa muito especial, que compensou demais, no Club Med. Nada como planejar com a devida antecedência.

A localização do Club Med de Trancoso é perfeita na minha opinião. Ele fica praticamente no meio do caminho entre Arraial d'Ajuda e Trancoso. Tá certo fica mais próximo a Trancoso.


Mapa das parias entre Arraial dAjuda e Trancso


O hotel fica em cima de uma falésia, a vista é maravilhosa e a praia é fantástica, do tipo que faz piscininha para as crianças brincarem. Para um lado temos a visão em direção a Arraial d'Ajuda com as praias de Taipe, Pitinga, Parracho (ah, o Parracho) e Mucugê.

Praia de Club Med em Trancoso

Para o outro lado avistamos o sentido Trancoso com as praias Rio da Barra e Nativo.

Praia de Club Med em Trancoso

O nosso primeiro desbravamento foi em direção a Arraial. Caminhamos diversas vezes pela praia apreciando o visual das falésias, mergulhando no mar e nos refrescando no rio.

Praia de Club Med em Trancoso

Os trechos das praias são bem desertos tendo apenas uma ou outra cabana (bar/restaurante). A Cabana Taipe além de oferecer petisco, refeição, bebidas, banheiro e lojinha, como a grande maioria das cabanas, tem disponível passeio de ultraleve. 

O primeiro lugar que eu queria levar as meninas era a Lagoa Azul que ficava bem próxima do hotel. Eu tinha ótimas recordações de quando estive lá nas outras duas vezes. Queria mostrar para elas o famoso banho de argila.

Essa era a recordação que eu tinha da Lagoa Azul.

Lagoa Azul em Arraial dAjuda

A primeira decepção foi assim que chegamos a cabana que fica na entrada. Estava totalmente abandonada. Assim que eu vi a placa já levei um susto. Será que eu cresci tanto assim?

Como ela está atualmente (bate na minha cintura)

Lagoa Azul em Arraial dAjuda

E o lago enorme hoje se resume a isso.
Lagoa Azul em Arraial dAjuda

Dizem que isso aconteceu porque alguém comprou o terreno no alto da falésia e fechou o rio que descia e formava a Lagoa Azul. É triste ver a ação do tempo agir de forma tão negativa, né? Mas a gente estava lá para curtir e desfrutar o que a região tem de melhor. Então aproveitamos muito as praias com o que elas têm de mais belo.

Passeamos pelo Quadrado em Trancoso que se mantém bem rústico como era, apenas acrescido de glamour. As casinhas mantiveram a arquitetura, mas se tornaram pousadas e restaurantes cheios de charme. Em um deles, o "Da Glória Loja e Café", que tem uma tapioca bem gostosa, estava com uma oficina de artes para crianças naquele dia. Paramos na sorveteria Mucugê para experimentarmos alguns sabores da terra. Eu adorei o picolé de pitanga. Vale lembrar que as lojinhas e restaurantes no Quadrado só abrem a partir das 17 horas.

Quadrado em Trancoso

Passeamos bastante pela vila, compramos alguns artesanatos locais e apreciamos o visual do alto da falésia (atrás da igreja) que permite uma visão deslumbrante da vegetação, dos rios com manguezais, das praias dos Nativos e dos Coqueiros e ver ao longe os recifes que protegem essas praias formando as piscinas naturais. Uma vista que encanta.

Também fizemos um passeio pela vila de Arraial d'Ajuda. A Broadway também está bem diferente atualmente. Passeamos pelas ruas observando as lojinhas de artesanato e seguimos até a igreja para apreciar o visual e deixar os nossos pedidos para 2013.

Broadway em Arraial dAjuda


Igreja de Arraial dAjuda

A vila de Arraial d'Ajuda que se resumia a Broadway agora conta também com a Mucugê. Nessa rua tem vários restaurantes para todos os gostos e bolsos, lojas, shoppings e até uma área de recreação para crianças, tipo essas que tem nos shoppings, que não me lembro do nome. Mucugê agora é bem maior e com muito mais opções do que a Broadway.

Mucugê em Arraial dAjuda


Passamos dias maravilhosos em Trancoso, com muito sol, muita praia e muita diversão. As crianças amaram. Também fomos à paradisíaca Praia do Espelho. Essa praia que está entre as praias mais belas do país merece um post exclusivo.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

29 comentários:

  1. E com certeza vocês se divertiram na viagem. Trancoso parece ser muito bonito mesmo.

    E esse céu azul da última foto? Uma beleza, rs
    beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  2. Chris querida, que delícia de viagem! Fiquei encantada e morrendo de vontade de conhecer trancoso, nunca fizemos uma viagem assim com os meninso, mas está nos planos e que ótima sugestão foi essa! beijo querida

    ResponderExcluir
  3. Ahhh Chris, tinha que ter tirado uma foto sua "embaixo" da placa!

    Tenho vontade de ir para BA, deve ser lindíssimo!

    Beijos, Má <3
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir
  4. Lindinha, fiquei encantada com a viagem e chocada com o lago...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Você disse tudo: o segredo é o planejamento! Eu moro na Bahia, já estive em Porto Seguro quando era solteira e quero muito levar a família pra conhecer. Meu marido é pernambucano e não conhece essa região. Amei as suas dicas!!

    ResponderExcluir
  6. Lugar lindo, adorei as fotos!
    Deixo aqui um abraço bem carinhoso pra você, nessa terça-feira...
    Tenha um ótimo dia!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Chris!!!
    Que fotos lindas, local tranquilo e abençoado por Deus.
    Feliz em ver que teve ótimas férias.
    Tenha dias felizes...
    Bjokas...da Bia!!!
    http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amo este lugar! Muito legal ver as fotos de antes e depois!

    beijo Chris!

    ResponderExcluir
  9. Que delicia Chris, saudades de Arraial, e desta região, estive lá em 2007, tá na hora de voltar, gostei muito das dicas! Bjoooosss

    ResponderExcluir
  10. Viajar com a família é sempre maravilhoso!!!!
    Espero ansiosa pelo próximo post da praia do espelho.
    Beijos artesanais!
    Elaine.

    ResponderExcluir
  11. Ai que maravilha,nada melhor do que viajar ao lado de quem amamos,pelo visto foi perfeito a viagem.
    Bjaooo
    To seguindo :)
    http://www.cotidianomaterno.com/2013/01/periodo-simbiotico-relato-mv.html
    Bjusss

    ResponderExcluir
  12. Cris, Trancoso, Arraial d'Ajuda e Paraia do Espelho, só paraíso! Eu nem sabia q a Lagoa Azul era assim antes. Quando eu conheci já estava detonada. Uma pena!
    kisses

    ResponderExcluir
  13. Que maravilha passar momentos felizes com as pessoas que amamos, conhecer/rever lugares encantadores, pena que alguns se deterioram com o tempo e a degradação do homem que não sabe respeitar a natureza.



    !!!!beijokas!!!!

    .

    ResponderExcluir
  14. Será que foi bom, rsrs. Adorei Trancoso e seu post também.... Fiquei chocada com o fim da lagoa azul.....

    ResponderExcluir
  15. Olá te conheci no blog projetando pessoas.
    Ja me tornei sua seguidora.
    Um beijo.
    www.edinir-croche.com

    ResponderExcluir
  16. Muito legais os seus registros. A viagem deve ter sido maravilhosa!

    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Chris! que viagem deliciosa e qta foto linda! saudade do meu Brasil lindos de sol o ano inteiro...:)bjsss
    Tamy #amigacomenta

    ResponderExcluir
  18. Chris, como o tempo muda as coisas né? Vendo as fotos é incrível a diferença!!!
    Mas as praias não perderam o glamur né?!

    Amei as fotos e as dicas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. As fotos mais coloridas que já tirei foram em Trancoso..... lindas as fotos de vcs tbm!!! Bjs Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. ............. QUE COISA MAIS LINDA TRANCOSO ...... APAIXONEI .....

    ResponderExcluir
  21. PENA QUE AS FOTOS ANTIGAS DE VOCÊ SÃO TÃO PEQUENINAS ......... MAS ESTÃO LINDAS , TODAS MUITO LINDAS E QUE NATUREZA ESPETACULAR ....

    ResponderExcluir
  22. ANA LUIZA TÁ UMA GATA COMO DIZEM OS GAROTOS ,TAMBÉM ACHEI QUE SUIAS FOTOS ANTIGAS ESTÃO PEQUENAS ,QUE PENA , BEIJOS DA PENHA.

    ResponderExcluir
  23. Amo a bahia, acho o litoral mais interessante e lindo em paisagem do Brasil! Que pena a lagoa azul, hein! beijos Flávia #amigacomenta

    ResponderExcluir
  24. Sou doida para conhecer a Bahia, um dia quero viajar muito igual você Chris!!! rs
    Beijos Ca
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  25. Nossa, que delícia de lugar!
    Morro de vontade de conhecer Trancoso e vários outros lugares. Brinco que agora vou começar a viajar mais por causa da Clara.
    Tudo o que não viajei sozinha, iremos em família agora .... meu objetivo é pelo menos 1 viagem bacana por ano!
    beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  26. Como sempre vc arrasando nas fotos das viagens, quando que vc vem p/ SC? se quiser visitar Pomerode dá uma passadinho lá no sítio, vamos adorar a visita de vcs.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  27. Oi Chris, Obrigada pelos comentários lá no blog e amei suas fotos ficaram lindas pena que a lagoa não existe mais né? Adorei as dicas e vou aguardar pelos próximos posts pra saber mais e quem sabe algum dia poder ir lá conhecer.


    Bjsssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  28. Adoooro esta parte da Bahia! Deliciaaaaa!!!

    Bjos!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  29. Chris, suas viagens são ótimas sempre com muito passeio e aprendizado em família.
    Com carinho
    Equipe Recanto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo