E é claro que eu tinha vontade de retornar a esse lugar de tirar o fôlego levando as minhas filhas para experimentarem a sensação de deslumbramento diante da natureza.
Então, nesse final de ano, aproveitamos que estávamos passando uns dias em Maringá para realizar esse desejo.
As cachoeiras do Alcantilado, que são nove quedas com características distintas, ficam no Vale do Alcantilado, no Sítio Cachoeiras do Alcantilado que é uma propriedade particular.
Apesar do caminho de Maringá até o Alcantilado ser de apenas 5 km e de fácil acesso, optamos por fazer o passeio com a equipe da Remorini que leva até lá de 4x4. Na entrada do sítio tem estacionamento e um quiosque onde se pode fazer um lanche e pagar a taxa para entrar na propriedade.
Para alcançarmos a Cachoeira do Alcantilado (aquela marcada na foto com a seta) precisamos percorrer 1,5 km de trilhas cercada de natureza deslumbrante e uma enorme riqueza de vida natural. A trilha é um pouco íngreme sim, mas temos oito quedas d'água para nos refrescarmos e apreciarmos o visual até chegar a nona e última cachoeira que dá nome ao local. Aliás, Alcantilado que dizer escarpado e realmente a última queda é a mais escarpada de todas.
Já energizados e com a curiosidade de ver o que temos pela frente seguimos mais alguns metros de trilha muito bem-cuidada, com corrimão de corda e degraus de madeira e chegamos no Poço de Areia. Aqui a queda d´água é menor, mas o poço é bem largo. A cachoeira fica praticamente coberta pela mata tendo pouco sol. O cenário é belíssimo, parece que estamos em uma gruta formada por árvores.
Já descansados seguimos subindo até a entrada para o Poço das Raízes e Cachoeira do Açude.
Primeiro descemos pela mata até o Poço das Raízes, mais um local para banho. Aqui a Sofia e a Ana Luiza acharam um pouco difícil entrar na água pela quantidade de pedras.
Retornamos, agora já era uma subidinha, e fomos ver a Cachoeira do Açude. Essa foi a parte da trilha mais difícil. Se bem que a Sofia curtiu muito a adrenalina, mas eu confesso que fiquei meio que com o coração na mão em alguns momentos (coisas de mãe). A queda é bonita, tem um poço para banho, mas o acesso é estreito e tem que ir de duas ou três pessoas por vez. Logo na "boca" do poço tem outra queda que é embarreirada por pedras. Eu achei meio perigoso para as meninas e não deixei elas entrarem, apenas apreciaram o visual.
A partir daqui a trilha começou a ficar mais íngreme, pelo menos para mim, a Sofia estava tirando de letra. Eu parei várias vezes para apreciar a vista antes de chegarmos na Cachoeira das Muralhas. Realmente parece que a água está caindo por uma grande muralha e o poço para banho é bem calmo e com uma profundidade ótima para crianças. Posso dizer que essa foi a cachoeira que a Sofia mais gostou e ficou mergulhando por mais tempo.
O trecho entre a quinta cachoeira (Cachoeira das Muralhas) e a sexta (Cachoeira do Lajeado) é o mais longo e que para mim foi o mais cansativo. Mas a vista do Mirante da Candeia compensa todo e qualquer esforço.
Sentar em um dos banquinhos disponíveis e observar a frente todo o vale em seus tons de verde e os pássaros é gratificante. Ver o nosso ponto de partida e o quanto já alcançamos nos permite experimentar uma sensação de conquista muito gostosa.
Olhar para trás e ver que a nossa meta está bem mais próxima é estimulante.
Depois da parada para observar a natureza e absorver as sensações seguimos nosso caminho até a Cachoeira do Lajeado que tem um pequeno poço, muito raso, que escorre pelas pedras largas e lisas. Dá para ficar sentado molhando as pernas.
Atravessamos a ponte parando para apreciar a cachoeira de todos os pontos de vista e seguimos para:
A partir daqui a trilha entra pela mata um pouco mais densa, com degraus de pedra, é bem íngreme, mas é tranquila.
A Cachoeira Toca do Penhasco é apenas uma queda d'água escorrendo pelas pedras. Não dá para tomar banho. O mais interessante foi a trilha em si e passar por baixo dessa pedra que deve dar o nome à cachoeira.
Subimos alguns degraus, passamos por um caminho de pedra e prendemos o ar ao ver a Cachoeira da Gruta do Granito. A queda d´água é forte, volumosa, tem um bom poço para banho e está cercada por pedras enormes. O tronco de árvore que estava caído no meio da queda em 1996 quando eu estive lá, continua até hoje firme e forte, no mesmo local, apesar da força da água.
Mais alguns metros acima e o deslumbramento final: a Cachoeira do Alcantilado. Aqui não pode tomar banho apenas apreciar esse quadro vivo.
Já extasiados, alegres e saltitantes descemos direto até a primeira queda para mais banho e relaxamento.
Um passeio incrível, com muita aventura e contato com a natureza. Simplesmente imperdível!
Eu vi muitas crianças, algumas menores do que a Sofia, fazendo esse percurso e elas aguentaram bem. Vi um casal com um menino de cinco anos que optou por subir direto até a última cachoeira e voltar parando nas demais quedas. Achei que a nossa opção de ir fazendo as paradas, seguindo com calma, observando os animais e as características do caminho foi bem proveitosa. Esperamos voltar em breve.
Saudades de Mauá e Maringá! Ótimas dicas.
ResponderExcluirE se você gosta das Entrevistas do Projetando Pessoas, hoje está imperdível, coletânea dos melhores momentos de 2012!!!
Ficarei feliz com a sua visita.
bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//
Que passeio maravilhoso, amiga!
ResponderExcluirAi como eu adoro uma cachoeira!!!
Que passeio maravilhoso pra fazer com suas filhas!
Beijos!
Chris,
ResponderExcluirobrigada por compartilhar tantas coisas bonitas.
Adorei o passeio.
Beijo
Inventando e Inovando com a mamãe..... ah! adoro vocês! Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br
ResponderExcluirnossa que delicia que deve ser, e as crianças então devem se acaber de tanto se divertir neh!
ResponderExcluirbjusssssssssssssss!!!!!!!!!!!
Bom dia Chris!!!
ResponderExcluirQue delícia de passeio. Algo relacionado com meio ambiente é o local perfeito para se descansar e divertir.
Tive a oportunidade de conhecer duas cachoeiras até hoje, uma é na cidade de Sagarana/MG, chamada: Cachoeira da Ilha. A outra é na cidade de São Roque de Minas/MG chamada Cachoeira Casta D Anta. Perfeitamente linda.
Tenha dias felizes...
Bjokas...da Bia!!!
Chris, eu adoro suas dicas, mais um lugar que ainda não conheço.
ResponderExcluirBeijos Ca
#amigacomenta
Que passeio maravilhoso! Vamos sempre a cachoeiras porque tem várias aqui pertinho, na Chapada dos Veadeiros. Adoro esse tipo de programa!
ResponderExcluirBeijo
Rosa
http://www.lepaquet.blogspot.com
Guria que luar mais lindo,esse passeio deve ter sido mesmo maraaaaavilhoso,minha filha adora andar na mata,no sítio temos algumas trilhas,não iguais a essas...rsrsrsrs.
ResponderExcluirAdoro as tuas fotos...o passei fica mais emocionante com as imagens.
bjs
http://minhaflorbela.blogspot.com.br
#amigacomenta
Adoro uma cachoeira...agua geladinha,,,,,,
ResponderExcluirQue lindo lugar Chris...e suas filhotas.. lindas como sempre....
Beijos
Cris esse lugar é muito visual. Muito legal pras meninas poderem curtir isso com vcs.
ResponderExcluirkisses
Nossa, que pedaço de paraíso é esse? Lugar lindoooo!
ResponderExcluirQue passeio inesquecível mesmo. E obrigada por compartilhar aqui!
Bjns
:)
OI querida, que lugar lindo...
ResponderExcluirMuito bom teres trazido para que pudéssemos conhecer, vai entrar na minha lista de viagens a fazer, kkkk
Ei, sobre a BC, pode escrever amanhã viu se quiseres, o importante é participar. Se tiver vontade de participar e falar pra gente sua vida com os livros vem nessa que eu vou adorar.
Beijos
Que lugar lindo! Por isso que elas voltaram tão felizes dessa viagem.
ResponderExcluirbeijinhos
MENINAS QUE PARAÍSO .............. O LUGAR DOS MEUS SONHOS , MARAVILHOSO E AS FOTOS SENSACIONAIS .....
ResponderExcluirAS FOTOS DAS MENINAS ME DEIXAM COIM UMA SAUDADE MUITO GRANDE DE VOCÊS BEIJOS DA PENHA
ResponderExcluirPARA MIM MIL VEZES ,MATO , CACHOEIRA , RIOS DECIDIDAMENTE NÃO SOU DO MAR ....LUGAR ABENÇOADO ,ENERGIZANTE ,MARAVILHOSOOOOOOOOOO
ResponderExcluirPassa lá no meu blog amanhã (sábado), vai ter uma pequena homenagem ao seu blog!
ResponderExcluirEspero que você goste!
www.asosmamaenadia.com
Beijos!
Você tem toda razão AMEI! Morro de vontade de votlar apra este lugar! Vocies ficaram em Visconde de Maua mesmo? Alguma dica de pousada? Me manda?
ResponderExcluirPensei em ir de carro... você sabe se no carnaval muito agito (alta estação)?
Quanta pergunta ne?
Pati, eu fico no Hotel Buhler que é o único um infra para crianças e fica em Maringá que tem várias opções de lazer por perto.
ResponderExcluirEu já fui umas 3x no Carnaval e sempre peguei muita chuva. Fica cheio, mas não do tipo impraticável. O feriado que Mauá fica muito ruim é na semana santa, não sei porquê. kkk. Aqui eu falei um pouco do Buhler e das opções em Maringá. http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2013/01/visconde-de-maua-com-criancas-e.html
beijos
Esse lugar é lindo! Que linda a Sofia integrada na natureza.
ResponderExcluirbjs
Adorei a sugestão de passeio! Com crianças pequenas não dá para encarar, não, mas não perderei a oportunidade quando eles estiverem maiorzinhos. Viajar é sempre bom!
ResponderExcluirBeijos,
Jamile
Mãe para Mães
www.maeparamaes.com
#amigacomenta
Nossa que lugar lindo Chris! Ameiii!!
ResponderExcluirBjo
Loreta #amigacomenta;)
@bagagemdemae
Favoritei esse e o outro post, para a próxima vez que for a Mauá! Dá para ir com crianças de qualquer idade, sem problema!
ResponderExcluirBeijos!!!
Cris, que demais!! Estive em Visconde de Mauá há alguns anos e também amei a região, mas não conheci esta cachoeira, fica a dica para uma próxima oportunidade. super legal!
ResponderExcluirBeijos Flávia #amigacomenta
www.gravidinhasemaezinhas.com
Antes tarde do que nunca....
ResponderExcluirChris,
Passei para agradecer por compartilhar suas preciosas dicas de Mauá. Estivemos por lá no feriado de 01/05 e aproveitamos muito!
Pra mim, o Acantilado foi o melhor passeio!
Continuo literalmente seguindo sua trilha por aqui :)
bjs e obrigada
Cinthia
@chilecriancas