quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Visconde de Mauá - O lado mineiro da serra

Continuando as nossas aventuras de final de ano em Visconde de Mauá vou falar um pouco, conforme prometido neste post AQUI, do passeio que fizemos aos pontos do lado mineiro da serra da Mantiqueira.

Optamos por fazer esse passeio com a Remorini, agência especializada em passeios na região, porque a distância era grande e algumas cachoeiras só têm acesso por 4x4.

Saímos de Maringá rumo ao Vale das Cachoeiras Gigantes para um passeio que duraria o dia inteiro e prometia aventura, paisagens deslumbrantes e banho de cachoeira. A expectativa era grande! Nem eu, nem o Antonio conhecíamos essas bandas de Bocaina de Minas.

A primeira parada foi no Vale das Flores para reservar o nosso almoço no Restaurante da Leila. A princípio achei meio exagerado ter que reservar o almoço em um lugar tão distante do centro e no meio de praticamente nada. Mas já gostei do restaurante de cara. Um lugar agradável, com gramado e o rio passando no terreno. Então a promessa seria de boa comida caseira e banho de rio.

Restaurante da Leila no Vale das Flores em Visconde de Mauá

Deixamos as nossas trutas ao molho de pinhão reservadas e seguimos o nosso caminho. A distância era longa, mas fomos observando a paisagem, vendo as fazendas, os animais e sentindo o ar puro.

Ainda no caminho paramos para observar a Pedra Selada que é o ponto mais alto da região e tem a forma de uma sela de cavalo. Passamos pelo vilarejo de Mirantão que já foi um ponto de parada importante na rota do ouro que ligava Minas a Paraty. É muito interessante quando passamos nesses locais bem rústicos e pequenos imaginar como seria se morássemos ali. Observarmos o mercadinho que faríamos compras, a casinha que moraríamos, a escola em que as meninas estudariam. É uma vida completamente diferente da nossa.

O próximo vilarejo foi Santo Antônio do Rio Grande, este um pouco maior que Mirantão, mas também bem interiorano, já oferece algum comércio regional mais interessante tipo fábrica de queijo parmesão. 


É em Santo Antônio do Rio Grande que estão as nascentes do Rio Grande e do Rio da Prata, ou seja, muita cachoeira, né? E era exatamente disso que estávamos precisando: lavar a alma e refrescar a cabeça em um banho gelado e natural. Sendo assim, depois de algumas fotos seguimos o caminho para o mirante Zé Manuela onde teríamos a prometida vista deslumbrante de toda a região. Neste caminho passamos por paisagens interessantes como: uma casa com telhado de grama, paramos para comer framboesa no pé e observar uma plantação de girassóis.


Visconde de Mauá Santo Antonio do Rio Grande

E fizemos uma parada estratégica na Cachoeira 5 Estrelas, a maior entre as três cachoeiras gigantes incluídas no roteiro e a única que possibilita o banho. A cachoeira de 200 metros tem acesso escondido no mato e marcado apenas por uma placa antiga. Descemos uma trilha até o ponto de deslumbramento: uma queda d'água volumosa e um poço para banho.


Cachoeira 5 estrelas em Visconde de Mauá

Depois de muito banho o destino seria o mirante e as cachoeiras Paiol (120 m), Brumado (90 m). Dizem que são pontos imperdíveis, mas nós estávamos com crianças que queriam mergulhar em águas transparentes e estavam cansadas de sacolejar no carro. Então mudamos o nosso roteiro, adaptamos para a nossa realidade e retornarmos em direção à Cachoeira do Rio Grande também em Santo Antônio.

Ir para a Cachoeira do Rio Grande foi uma escolha mais do que acertada. A cachoeira é enorme, com um poço bem grande, estacionamento, gramado e barzinho. Perfeita!

Cachoeira do Rio Grande em Visconde de Mauá


Cachoeira do Rio Grande em Visconde de Mauá

caminho do ouro que ligava Minas ao litoral de Paratyganhar dinheiro na internetno caminho do ouro
Cachoeira do Rio Grande em Visconde de Mauá
.
Depois de muito banho e brincadeira pegamos o caminho de volta para o Restaurante da Leila já com uma fominha apontando na barriga. Comemos uma comida caseira deliciosa e muito bem-servida. Só então retornamos felizes e satisfeitos com mais um passeio superagradável.



Lembrete: levar protetor solar, repelente, toalha, água e uns biscoitinhos para o lanche.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

24 comentários:

  1. Que lindassssssss as cachoeiras ameiiiiii sou apaixonada por elas e o quanto elas nos fazem bem...lavam a alma e nós levam pra mais perto de Deus...

    Beijinho querida...

    Francine

    ResponderExcluir
  2. Oi Chris !
    Que delícia de passeio, ein? Tenho bastante vontade de conhecer Minas!
    Belíssimo o lugar!!

    Boa semana:)
    Bjs

    Frescura de Leve

    ResponderExcluir
  3. Chris, lindo passeio!
    Postei hoje a minha visita ao Parque Natural da Chapada dos Veadeiros. Como você gosta de cachoeiras e passeios, acho que vai gostar de ver.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Lindas fotos e ótimas dicas e lugar!! beijos praianos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Que lindas!!! Amei as cachoeiras, nunca conheci uma :( rs.
    Beijos Ca
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Adoro ver os passeios de vocês, que lugar lindo!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  7. Como estão lindas suas princesas, Chris!
    Adorei o lugar, lindo. Só a vista vale.

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  8. Cris quando eu crescer quero ser igual a vc com suas filhas, aliás tem uma que esta ficando cada dia mais parecida com vc.

    agora deixa eu ver o que andei perdendo por aqui.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  9. Amiga vc acredita que eu nunca tomei banho de cachoeira? Na ultima vez que fui ao Brasil convidei meu marido mas ele ficou com medo dos insetos, na época os insetos parece que só gostavam do sangue dele, só ia atrás dele rs rs Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ano passado estivemos em Visconde de Mauá, enfrentamos um frio que nem deu pra sequer pensar em por o pezinho nas cachoeiras. Mas o lugar é delicioso e só olhar e sentir já vale muito. Suas fotos ficaram lindas! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Acredita? Estávamos pensando nesse destino..... adorei as dicas! Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Uau, a cachoeira é linda, mas as meninas, mais lindas ainda. Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi Chris, fui uma vez em Mauá, antes da filhota nascer, e adorei! As trutas são um espetáculo a parte, deliciosas e baratas, mto bom! Fizemos alguns passeios bem legais, mas essa parte não conhecemos, ótimas dicas. Quero voltar com a filhota.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Chris, adorei as dicas, as fotos são lindas e as meninas crescendo muito rápido, né? As cachoeiras são lindas tenho saudades da minha lua de mel.

    Bjssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  15. Crhis, que delicia, as meninas devem ter aproveitado muito, já ouvi falar bastante de Visconde de Mauá mas não conheço, adorei, deve ser muito gostoso lavar a alma nestas cachoeiras! Bjooooss

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro cachoeira, e adorei o passeio de vocês, fiquei louca para conhecer só por ver as fotos! rs
    Mas creio que para rolar em família aqui, a cria tem de estar maiorzinha para aproveitar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Cris, muito maneiras essas cahus. Bem q eu queria q meus pais tivessem me levado pra curitr lugares assim. Suas filhas têm muita sorte de terem pais como vcs.
    kisses

    ResponderExcluir
  18. Que lugar lindo!!!! Adorei!

    @mix_martins
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  19. Esse é o tipo de viagem que eu gosto com muita natureza.

    ResponderExcluir
  20. Amiga, que passeio maravilhoso! Eu não conheço essa parte de Mauá e parece ser muito lindo. Eu gosto muito das suas dicas e sempre aproveito bastante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Me leva nuna dessas viagens, por favor! kkkk. Essas meninas aproveitam muito o que a vida oferece pra elas.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Nossa a quanto tempo não vou em vale da flores e em santo Antônio, a ultima vez foi em 2002 uma festa junina maravilhosa em santo Antônio.tinha uma amiga que morava ai.tudo é muito lindo,me indicaria uma pousada barata e boa.

    ResponderExcluir
  23. Nossa a quanto tempo não vou em vale da flores e em santo Antônio, a ultima vez foi em 2002 uma festa junina maravilhosa em santo Antônio.tinha uma amiga que morava ai.tudo é muito lindo,me indicaria uma pousada barata e boa.

    ResponderExcluir
  24. Oi chris estou querendo mudar para aí mas nao conheço tem escolas hospitais mercadosproximos .Tenho crianças e adolecentes . Beijos Cris tambem

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo