segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Mãe Saudável: Hidrate-se, a água é inimiga da gordura!


Eu estou estacionada na questão do peso. Eliminei 12 Kg e parei, apesar de ainda precisar perder mais alguns. O importante é não desistir, não recuperar os quilinhos eliminados e voltar ao foco.

Continuo me movimentando mais, como já falei aqui. Também venho procurando uma alimentação com ingredientes mais saudáveis o que não significa uma redução calórica necessária para a perda de peso. E é aí que eu tenho que voltar a fazer o controle.

Outro fator muito importante para a perda de peso e para manter a saúde em dia é a hidratação. Isso mesmo! Beber água na quantidade necessária para o nosso corpo. A água é inimiga da gordura segundo o Dr. Antonio Herbert Lancha Jr, autor do livro "Fuja das dietas aprendendo a comer: Escolha isso não aquilo". Isso porque a água quebra as células de gordura.

Além do mais, muitas vezes em que temos a sensação de que estamos com fome na verdade estamos é com sede. Por isso, vale a pena beber um copo de água e se certificar se realmente estamos com aquela fome fora de hora.


Imagem retirada de matéria da Revista Glamour nº 21

Mas a hidratação não se resume ao consumo de água, nem o único benefício é na perda de peso. 

Nesse mês aconteceu o último encontro de blogueiros do Viva 2.0  do ano. O clima de confraternização foi acompanhado de uma palestra sobre hidratação conduzida pelo Dr. Antonio Herbert Lancha Jr.


Os eventos do Viva 2.0 são ótimos e muito gratificantes, tanto pelo convívio com outros blogueiros, pela troca de informações, quanto pelos conteúdos importantes e que agregam conhecimento.
Nessa palestra sobre hidratação, um hábito fundamental para mantermos a saúde do corpo e da mente, eu  aprendi mais sobre o assunto e relembrei fatos que estavam esquecidos:

- O ideal é ingerir um copo de água a cada hora, totalizando de 2,5 a 3 litros por dia.  
- O cálculo do consumo de líquido (podendo ser água, sucos, água de coco, etc) é de um litro por cada 1000 calorias gastas. Ou seja, quem malha precisa consumir mais água.
- A ingestão exagerada de água em uma única vez é perigosa porque reduz excessivamente o sódio no nosso corpo. Não adianta ficar um longo período sem beber água e depois tomar um litro de uma única vez para compensar. O importante é o equilíbrio no consumo de líquidos no decorrer do dia.
- A falta de hidratação deixa o raciocínio mais lento e afeta a capacidade de concentração. Isso prejudica os adultos no trabalho e as crianças na escola.
- Enquanto estiver fazendo uma atividade física é importante o consumo de água.
- Beber água durante as refeições? O consumo de água durante a refeição aumenta a percepção de
sabor de suas papilas gustativas. Porém, o ideal é que o consumo de líquidos seja feito após às refeições segundo o Dr. Lancha. Já a minha nutricionista recomenda o consumo de água 30 minutos antes e durante as refeições, pois reduz a fome e aumenta a saciedade.
- O consumo ideal de água aumenta a imunidade natural do nosso corpo. É por isso que por aqui sempre que rola uma virose ou um resfriado a pediatra recomenda beber muita água.
- O creme hidratante isola a pele para que não haja perda de líquido, mas não hidrata. A hidratação da pele vem de dentro para fora. Beber água, além de ser mais barato realmente hidrata a pele.

Aqui em casa já estamos consumindo líquidos na quantidade adequada e de maneira ideal!

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

18 comentários:

  1. Puxa Cris,já perdeste 12 kilos, parabéns!
    NÃO sou muito de beber água não, mas já me dizeram que água é otimo para enganar fome.
    Eu sou magra tenho 1m70 e 55 kilos, mas queria perder mais dois, tomei cha de beringela, em uma semana e eliminei 1, 5 kilos..
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa dica, hein. Aliás, mães, pais, crianças, enfim, hidratar sempre. bjs

    ResponderExcluir
  3. Chris, primeiramente parabéns pelos kg perdidos, também estou nessa luta e já se foram 8kg.
    Como você disse e eu aprendi muito bem a água é muito necessário no processo de emagrecimento.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. ta ai um dos meus projetos hehe, tenho bebido água naqueles copos medidores sabe? rsrs pq assim controlo melhor a quantidade, senão esqueço mesmo de beber o suficiente.
    bjocas

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris,
    Eu bebo bastante água/líquidos.
    Garrafinha mora ao lado e me acompanha rs
    Assim facilita!
    Parabéns pelo resultado que já conquistou.
    bjs
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Cris parabéns pela perda 12 kg, que vc perca quanto colocou na sua meta pessoal.

    Adorei saber mais sobre os benefícios da água.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Cris que bom que esta conseguindo eliminar peso estou nesta luta há anos, mas sei que vou conseguir rsrs.
    Ótima dica a do post sem duvida água é fundamental
    Desejo a vc e toda sua família um natal de paz e um ano novo repleto de conquistas.

    ResponderExcluir
  8. ps: esqueci de agradecer por estar comigo no momento de dor em que perdi minha tia, suas palavras foram fundamentais, obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Chris,
    Parabéns pelos 12kgs perdidos e esquecidos por aí...rsrs... Eu acho que por isso sou magra, tomo água demais. Deixo uma garrafinha de água em cima da minha mesa de trabalho e sempre estou tomando um cadim. E quando estou com fome, água na minha barriga! rsrs...
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  10. EU estou me policiando pra tomar mais água, se descuido passo o dia sem tomar nada de água, mas sei o quanto é importante, adorei o post.

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amiga, que vergonha, mas preciso ser sincera: tenho a maior dificuldade para parar e tomar um copinho de água.
    Isso é um crime contra a própria saúde, né?
    Mas de segunda pra cá me ordenei cuidar mais desta área - me hidratar mais.
    Belo post - excelente!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho um APP no celular que me informa de hora em hora o momento de tomar água. Quando vi na TV achei estranho, mas mesmo assim resolvi instalar, pois é de graça e não é que bebo mais água depois disso. Achei legal pois vou marcando os copinhos no celular. Virou hábito.

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  13. Mulher, como você escreve, tive que ir até a pagina 6 pra me atualizar de todos os post que perdi. Muito interessante esse da água. Eu faço muito isso de não tomar água um tempão ai depois tomar bastante pra compensar, tenho que me policiar mais.
    bjo grande

    ResponderExcluir
  14. A hidratação é muito importante sempre. Isso mesmo, beba sempre muita água, sucos e água de coco. E se mantenha firme no propósito de perder peso.

    ResponderExcluir
  15. Cris beber bastante água ajuda muito no emagrecimento e a pele fica bem bonita. Eu tô sempre c a minha garrafa de água comigo. Kisses

    ResponderExcluir
  16. Kita, preciso urgentemente beber mais água. Mais um bom motivo.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Chris com a chegada do verão é muito importante cuidarmos melhor ainda da nossa hidratação e o seu post está com um ótimo conteúdo e cheio de informações úteis.
    Com carinho
    Equipe Recanto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo