domingo, 23 de novembro de 2014

10 cardápios de almoço para 10 semanas


Assim que a Ana Luiza começou a introdução alimentar, começou a minha neura com cardápio. Na primeira etapa eu tinha planilhas dia a dia com os itens que eu utilizava nas papinhas doces e salgadas. A ideia era conseguir variar bastante os sabores. Ou seja, eu tinha cardápios de papinhas. Eu estava me lembrando disso hoje e resolvi procurar as tais planilhas, mas não encontrei. :(

Ma acabei encontrando 10 cardápios que foram da minha fase seguinte. Cansada de ter que pensar em cardápio toda semana, já sem criatividade e me sentindo repetitiva... o que fiz eu? Visitei creches me mostrando interessada em matricular a minha filha e entre as perguntas eu pedia para ver o cardápio deles. Normalmente eu era presenteada com o cardápio de uma semana. Saia eu lépida e faceira, feliz da vida e cheia de ideias. E numa dessas investidas uma creche me deu os cardápios de 10 semanas! Gente... isso mesmo!

Resolvi compartilhar esse achado. Trouxe apenas o almoço porque esse era o meu calo. Aqui em casa, normalmente, o jantar é um repeteco do almoço. E o café da manhã e o lanche são molezinha, né? Duro é pensar no almoço e jantar de todos os dias.

Aqui em casa eu sempre incluo uma salada verde.


Nessa primeira semana o diferencial ficou por conta da carne moída com agrião. Eu jamais teria pensado em fazer essa mistura.


Não rolou a sopa de alface por aqui. Mas agora... pode ser até uma ideia.


O cardápio da terceira semana foi útil pra me lembrar da existência da tal chicória e pensar nu purê de inhame. 


Já nessa quarta semana o quibe frito foi substituído por quibe assado. E couve-flor gratinada é tudo de bom, né? Já vou incluir no cardápio da semana aqui de casa essa couve-flor gratinada com creme de milho (clica no link pra ver a receita. Vale a pena). E geleia de mocotó nunca rolou por aqui não.


Abobrinhas cremosas, que raio é isso? Quando eu não sabia não procurava na internet porque não tinha essa facilidade toda, eu substituía. Raramente eu faço fritura aqui em casa e uso muito pouco a opção à milanesa. Mas de vez em quando eu faço esse frango empanado verde que é um sucesso. Pode clicar no link que você vai gostar.


O frango assado ou grelhado na laranja fica uma delícia. Outra opção é trocar a laranja por tangerina e até framboesa. 


A bertalha é outra que somente um cardápio feito por alguém pra me fazer lembrar da existência dela.


Olha que bom! Enquanto eu faço esse post já estou pensando nas novidades que vou colocar no cardápio dessa semana aqui em casa. Vai ter suflê de peixe! Esse eu nunca fiz e vou ali na internet pesquisar uma receita. Por aqui nuggets só se for caseiro.


Guisadinho é outro prato que eu nunca incluí no cardápio. 


Bom, pra essa semana eu já estou com o cardápio quase pronto e espero que essas dicas ajudem a vocês também.

PS: naquela época, que nem é tão distante assim, não tinha Facebook, nem blogs maternos pra ajudarem com sugestões e ideias. Por isso que eu acabei usando o método de visitar algumas creches. 
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

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14 comentários:

  1. Que legal e bem boas as dicas e sugestões! Valem sempre .Um cardápio organizado, meio caminho andado1 Valeu! bjs, chica

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  2. Chris, eu simplesmente amei esse seu post. Sugestão: fazer essas receitas e mostrar o passo a passo em vários posts. Vai me matar? Ahhhhhhh não mata não... seus posts de receitas são espetaculares! E a gente agradece! :)
    Beijo, beijo!
    She

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  3. Oi Chris! Um verdadeiro achado, adorei! Facilita demais a organização da semana. Beijo! Renata

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  4. Muito criativa sua forma de conquistar novos cardápios. rs
    Nunca fiz cardápios, mas organização ajuda muito.
    Vou anotar.

    bjus

    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

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  5. Adorei Chris! Dicas super úteis para mães não criativas em matérias de cozinha como eu kkk!
    Favoritei aqui!
    bjos

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  6. Na escola do meu filho mais novo tem cardápio..é tudo de bom...

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  7. Adorei, Chris!! Quase não faço comida, pois os filhos passam o dia com a avó, mas quando tenho que fazer é um parto. Sempre faço estrogonofe ou macarrão rsrsrsrsrsrs... Valeu por compartilhar.

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  8. Adorei, Chris! A pergunta "o que vai ter pra janta" sempre me aterroriza aqui em casa rs, nao consigo ter criatividade para pensar em muitas opções diferentes, vou copiar algumas sugestões suas rs, beijo querida

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  9. Adorei essas dicas.
    Estamos numa fase de enjoados de tudo, e nisso o meu enteado aproveita pra comer besteiras, agora com esse cardápio vamos voltar a ter uma alimentação saudável, e sem aquela "lenga lenga", rsr
    Beijos

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  10. Chris adorei o cardápio ..

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

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  11. Oi Chris. Bem bacana o cardápio e parece não muito complicado. A única coisa que quero fazer e já estou introduzindo, mas sem o cardápio montado, é o dia vegetariano que vi como sugestão em um blog também. Isso pra desintoxicar de carne em um ou dois dias na semana.
    Um cardápio ajuda demais a não nos perdermos nas refeições do almoço que como você falou são as mais chatinhas de se programar.

    O resto é moleza mesmo ou a famosa comida japonesa Kisobô rsss

    Você tem a receita do nuggetts caseiro? Pq aqui já riscamos há tempo do nosso cardápio.

    Beijos!

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  12. Muito bom esse post. Ter um cardápio montado e organizado facilita muita a vida.

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