domingo, 23 de novembro de 2014

10 cardápios de almoço para 10 semanas


Assim que a Ana Luiza começou a introdução alimentar, começou a minha neura com cardápio. Na primeira etapa eu tinha planilhas dia a dia com os itens que eu utilizava nas papinhas doces e salgadas. A ideia era conseguir variar bastante os sabores. Ou seja, eu tinha cardápios de papinhas. Eu estava me lembrando disso hoje e resolvi procurar as tais planilhas, mas não encontrei. :(

Mas acabei encontrando 10 cardápios que foram da minha fase seguinte. Cansada de ter que pensar em cardápio toda semana, já sem criatividade e me sentindo repetitiva... o que fiz eu? Já que estava visitando creches para avaliar em qual matricular a minha filha, entre as perguntas, eu pedia para ver o cardápio deles. Normalmente eu era presenteada com o exemplo de uma semana. Saia eu lépida e faceira com o cardápio em mãos. Algumas vezes com a creche já descartada das minhas opções, mas mesmo assim cheia de ideias para as refeições de casa.

E, em uma dessas investidas, uma creche me deu os cardápios de 10 semanas! Gente... isso mesmo!

Resolvi compartilhar esse achado. Trouxe apenas o almoço porque esse era o meu calo. Aqui em casa, normalmente, o jantar é um repeteco do almoço. E o café da manhã e o lanche são molezinha, né? Duro é pensar no almoço e jantar de todos os dias.

Aqui em casa eu sempre incluo uma salada verde.

Dez cardápios semanais para ajudar a montar o seu

Nessa primeira semana o diferencial ficou por conta da carne moída com agrião. Eu jamais teria pensado em fazer essa mistura.

Dez cardápios semanais para ajudar a montar o seu

Não rolou a sopa de alface por aqui. Mas agora... pode ser até uma ideia.

Dez cardápios semanais para ajudar a montar o seu

O cardápio da terceira semana foi útil pra me lembrar da existência da tal chicória e pensar nu purê de inhame. 

Dez cardápios semanais para ajudar a montar o seu

Já nessa quarta semana o quibe frito foi substituído por quibe assado. E couve-flor gratinada é tudo de bom, né? Já vou incluir no cardápio da semana aqui de casa essa couve-flor gratinada com creme de milho (clica no link pra ver a receita. Vale a pena). E geleia de mocotó nunca rolou por aqui não.

Dez cardápios semanais para ajudar a montar o seu

Abobrinhas cremosas, que raio é isso? Quando eu não sabia não procurava na internet porque não tinha essa facilidade toda, eu substituía. Raramente eu faço fritura aqui em casa e uso muito pouco a opção à milanesa. Mas de vez em quando eu faço esse frango empanado verde que é um sucesso. Pode clicar no link que você vai gostar.

Dez cardápios semanais para ajudar a montar o seu

O frango assado ou grelhado na laranja fica uma delícia. Outra opção é trocar a laranja por tangerina e até framboesa. 

Dez cardápios semanais para ajudar a montar o seu

A bertalha é outra que somente um cardápio feito por alguém pra me fazer lembrar da existência dela.

Dez cardápios semanais para ajudar a montar o seu

Olha que bom! Enquanto eu faço esse post já estou pensando nas novidades que vou colocar no cardápio dessa semana aqui em casa. Vai ter suflê de peixe! Esse eu nunca fiz e vou ali na internet pesquisar uma receita. Por aqui nuggets só se for caseiro.

Dez cardápios semanais para ajudar a montar o seu

Guisadinho é outro prato que eu nunca incluí no cardápio. 

Dez cardápios semanais para ajudar a montar o seu

Bom, pra essa semana eu já estou com o cardápio quase pronto e espero que essas dicas ajudem a vocês também.

PS: naquela época, que nem é tão distante assim, não tinha Facebook, nem blogs maternos pra ajudarem com sugestões e ideias. Por isso que eu acabei usando o método de visitar algumas creches.



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

23 comentários:

  1. Que legal e bem boas as dicas e sugestões! Valem sempre .Um cardápio organizado, meio caminho andado1 Valeu! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Chris, eu simplesmente amei esse seu post. Sugestão: fazer essas receitas e mostrar o passo a passo em vários posts. Vai me matar? Ahhhhhhh não mata não... seus posts de receitas são espetaculares! E a gente agradece! :)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  3. Oi Chris! Um verdadeiro achado, adorei! Facilita demais a organização da semana. Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  4. Muito criativa sua forma de conquistar novos cardápios. rs
    Nunca fiz cardápios, mas organização ajuda muito.
    Vou anotar.

    bjus

    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei Chris! Dicas super úteis para mães não criativas em matérias de cozinha como eu kkk!
    Favoritei aqui!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Na escola do meu filho mais novo tem cardápio..é tudo de bom...

    ResponderExcluir
  7. Adorei, Chris!! Quase não faço comida, pois os filhos passam o dia com a avó, mas quando tenho que fazer é um parto. Sempre faço estrogonofe ou macarrão rsrsrsrsrsrs... Valeu por compartilhar.

    ResponderExcluir
  8. Adorei, Chris! A pergunta "o que vai ter pra janta" sempre me aterroriza aqui em casa rs, nao consigo ter criatividade para pensar em muitas opções diferentes, vou copiar algumas sugestões suas rs, beijo querida

    ResponderExcluir
  9. Adorei essas dicas.
    Estamos numa fase de enjoados de tudo, e nisso o meu enteado aproveita pra comer besteiras, agora com esse cardápio vamos voltar a ter uma alimentação saudável, e sem aquela "lenga lenga", rsr
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Chris adorei o cardápio ..

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Chris. Bem bacana o cardápio e parece não muito complicado. A única coisa que quero fazer e já estou introduzindo, mas sem o cardápio montado, é o dia vegetariano que vi como sugestão em um blog também. Isso pra desintoxicar de carne em um ou dois dias na semana.
    Um cardápio ajuda demais a não nos perdermos nas refeições do almoço que como você falou são as mais chatinhas de se programar.

    O resto é moleza mesmo ou a famosa comida japonesa Kisobô rsss

    Você tem a receita do nuggetts caseiro? Pq aqui já riscamos há tempo do nosso cardápio.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom esse post. Ter um cardápio montado e organizado facilita muita a vida.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, esse post é mega útil!!!! Já salvei aqui para me inspirar no meu cardápio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, nessa semana esse post me ajudou também. Eu estava sem inspiração e sem ideia nenhuma. Cansada em pensar no cardápio da semana.
      beijos
      Chris

      Excluir
  14. Eu tenho a facilidade do filhote almoçar no colégio (recebo o cardápio dele na agenda digital!). Eu e o marido almoçamos em restaurantes. No fim de semana é que cozinho. E vez ou outra testo uma das tuas receitas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita, pelamordedeus, compartilha esses alguns desses cardápios da escola pra ajudar a gente a ter ideias. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  15. Essa fase é complicada mesmo, ótimo ter algumas dicas de cardápio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom né? Dá vontade de pegar assim prontinho e só repetir. Mas não aqui sempre preciso fazer algumas adaptações. Mesmo assim já ajuda muito.
      beijos
      Chris

      Excluir
  16. Chris eu adorei.
    Nossa cada dia variar e difícil.

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil mesmo. Às vezes fico completamente sem criatividade.
      beijos
      Chris

      Excluir
  17. Nossa eu adorei as sugestões e vou procurar as receitas. Pois nem sempre é fácil variar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo