segunda-feira, 20 de março de 2017

Espaço Cultural dos Correios - Turistando em Niterói


Nos tempos de hoje recebemos informações de tudo e sobre tudo. Isso por um lado é ótimo, mas por outro dificulta as descobertas. Percebo muito esta situação em viagens e passeios. Já saímos com todas as dicas de locais e roteiros. Assim, aquela coisa de se perder, de pedir informações para alguém local e de descobrir um cantinho fica mais distante.

E eu adoro essas descobertas, esses locais surpresa, aqueles que a gente não esperava encontrar no caminho, o caso e por acaso.

Foi assim com o Espaço Cultural dos Correios em Niterói. Eu nunca tinha ouvido falar dele, nunca tinha visto uma foto sequer no Instagram, nunca tinha lido nada em blog nenhum, muito menos visto alguma menção no Facebook.

Simplesmente saí da Estação das Barcas, em Niterói, com destino ao Plaza Shopping. Quando parei no sinal e observei um prédio antigo, imponente, e com uma arquitetura art noveau bem interessante. A primeira coisa que pensei foi: "Nossa, como eu nunca tinha prestado a atenção neste prédio?!". Logo em seguida veio a curiosidade de saber o que ele abrigava.

Museus e Centros Culturais em Niterói


Estiquei o meu olhar e vi que era o Palácio dos Correios e que tinha duas exposições anunciadas na frente. Ou seja, é um prédio aberto à visitação pública. Fiz o que eu tinha que fazer no shopping e na saída resolvi disponibilizar uma horinha para conhecer o tal palácio.

Museus e Centros Culturais de Niterói

Logo na entrada já dá para ver que o espaço está todo reformado, bem novo, claro, amplo, arejado e com aquele toque de passado que faz a gente viajar e ficar imaginando como era a vida antigamente.

Pelo o que fiquei sabendo o prédio que foi inaugurado em 1914 e abrigou até 1986 a agência central de Niterói e a diretoria regional dos Correios no antigo estado do Rio de Janeiro. Depois passou a ser a principal agência dos Correios na cidade e a sede da Região de Negócios que atende Niterói, São Gonçalo (Rio de Janeiro) e Região dos Lagos.

Soube também que o prédio estava bem acabadinho, com pichações e o interior, onde ficavam os guichês de postagem, bem maltratado.

 Mas o palácio foi restaurado e reformado e em 2014 passou a ter também o Centro Cultural dos Correios.

O espaço conta com algumas salas no lado esquerdo do andar térreo e outras no primeiro andar. Neste dia tinham três exposições em cartaz. Duas no térreo e uma no primeiro andar.

Por sorte minha a exposição "Flor, Da Contenção À Expansão", da artista Myriam Glatt, estava sendo inaugurada. Além de ver em primeira mão, ainda pude falar com a artista e tomar uma taça de vinho.

Amei o trabalho feito com recortes de papelão descartado, sobrepostos que criam relevos e dão uma textura bem interessante.



Adorei a explosão de cores e o impacto que as obras causaram em mim.


As flores em pinturas acrílicas sobre tela também são lindas. E como não me encantar por um quadro de flor chamado Sofia?!


Depois de apreciar bastante a primeira exposição, passei rapidamente pela segunda e fui atraída pela escada. Gente, eu adoro essas escadas de prédios antigos. Sei lá, me dão a sensação de que tem algum mistério nelas. Vou subindo os degraus meio que esperando um portal para outra dimensão, para outro tempo, para uma viagem ao passado.

Passeios culturais em Niterói

Neste primeiro andar, que na verdade precisa de dois lances de escada para ser alcançado (tem elevador, mas preferi ir de escada e observar os degraus em mármore, o guard rail em ferro e o corrimão dourado), tem uma varanda que dá vista para a Baía de Guanabara. Desta varanda podemos ver melhor a fachada do prédio e os dois torreões que ostentam cúpulas metálicas. Bem bonito. Tão bonito que eu fiquei de bobeira apreciando os detalhes e me esqueci de fotografar.

Lá, neste andar, cheguei à exposição "Águas" de Jane Maria.


A coleção desta exposição traz um encantamento e uma sensação de tranquilidade.

Passeios turísticos em Niterói

Todas as seis salas de exposição do Espaço Cultural dos Correios são amplas, bem claras, com pé direito alto, arejadas, enfim, ótimas. Nesta eu observei ao canto esquerdo, ao alto, um recorte na pintura branca mostrando como era a pintura anterior à reforma.

A explicação para isto é que para ter salas de exposição que possam receber qualquer tipo de arte as salas precisavam ser pintadas de branco. Aquele espaço ficou reservado para manter a história. Mas não é somente ali. O Espaço Cultural dos Correios tem também uma sala histórica, com detalhes da arquitetura e características originais do prédio.

O que fazer em Niterói


 Nesta sala encontramos objetos históricos e duas plantas de arquitetura da fachada datadas de 1910.

Passeios Culturais em Niterói


Reza a lenda que no segundo andar ainda serão instalados um bistrô e uma livraria. Espero que sim.

Saí de lá para pegar o meu caminho de volta bem feliz com a visita.

Gostei muito da minha descoberta, gostei de abrir espaço ao acaso e por acaso permitir que a novidade atravessasse o meu caminho naquele dia já todo programado.

Passeios turísticos em Niterói

Que bom que eu permiti que meus pés mudassem a rota, que meus olhos ficassem atentos, a minha mente receptiva à novidade e o coração aberto para as surpresas.

O que fazer em Niterói


Serviço:

Espaço Cultural Correios
Av. Visconde do Rio Brando, 481 - Centro
24020-004 - Niterói - RJ
Telefone: 0XX 21 2622-3200
e-mail: rjeccniteroi@correios.com.br

Visitação:
De segunda-feira a sábado, das 11h às18h (exceto feriados).
Entrada franca.

Outros posts de passeios da série "Turistando em Niterói" nos links abaixo:

- Parque da Cidade;
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

11 comentários:

  1. Chris querida
    Eu AMO passeios assim! Adoro!
    Adorei este, que lugar lindo.
    Curti suas fotos e visitei junto com você
    Ótimo post
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Chris amo seus passeios e suas lindas fotos cada vez me encanto mais!

    ResponderExcluir
  3. Amo seus passeios. Cada vez fico mais encantada com essa linda cidade. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Chris que lugar mais lindo, adorei conhecer ele virtualmente, imagino você deve ter sido incrível.

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha visto algumas fotos no Instagram e achado bem interessante. Agora, gostei mais ainda!

    ResponderExcluir
  6. Respirar a arte, reviver a nostalgia da história do Palácio e acompanhar de perto as interações da exposição deve ser uma delícia triplicada no "ao vivo", porque eu já estou vivenciando junto através de suas impressões. Muito bom

    ResponderExcluir
  7. Quando voltar ao Rio quero, muito visitar esse lugar. A arquitetura,pinturas são lindas demais.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Niterói só vi nas novelas mas me falaram e agora eu vi, que é um lugar muito lindo!

    http://www.arianebaldassin.com

    ResponderExcluir
  9. Que descoberta bacana Chris. Ainda temos muito ao que conhecer no Rio.

    ResponderExcluir
  10. Que lugar lindo! Uma ótima descoberta!

    ResponderExcluir
  11. obrigada pela divulgação e agradeço a visita!!Temos que divulgar esse lindo palacete de exposições!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo