sexta-feira, 26 de maio de 2017

Trilha da Pedra Bonita - mais limpa


A Pedra Bonita é um dos locais imperdíveis do Rio que mesmo assim eu ainda não conhecia. Eu já tinha ido à rampa de voo livre algumas vezes, inclusive já fiz voo duplo duas vezes, mas nunca tinha me aventurado pela trilha. Sempre deixava para depois. Finalmente este depois chegou e eu fiquei pensando: gente, como eu nunca tinha vindo aqui?!

Pedra da Gávea no Rio de Janeiro

Localizada a 696 metros de altitude, a Pedra Bonita, tem um visual lindíssimo. De um lado parte da Zona Sul com o Cristo Redentor, a Lagoa, a Praia de Ipanema e a vista alcança até Niterói. Uma boa máquina fotográfica também.

Trilhas do Rio

Abaixo, aos nossos pés, toda a praia de São Conrado com asas-delta e parapentes coloridos sobrevoando a mata verde e o mar azul.

O que fazer no Rio de Janeiro

Do outro lado, toda a extensão da Barra da Tijuca.

Passeios no Rio de Janeiro com crianças

Ao fundo o cenário é recortado pelos picos da Floresta da Tijuca. Mas, mesmo com toda essa beleza ao redor, o que mais encanta mesmo é a Pedra da Gávea.

Pedra da Gávea no Rio de Janeiro

Com o Imperador de olho nos visitantes. Reza a lenda que ali seria uma tumba fenícia e que o Rio, na Antiguidade, teria sida colônia Fenícia. Todo este mistério é reforçado pela suposta inscrição fenícia no topo da rocha. Ao que tudo indica o primeiro a ficar intrigado com a Pedra da Gávea, suas inscrições e a cara do Imperador, foi D. Pedro I.

Cara do Imperador na Pedra da Gávea

Deixando essa história pra lá, o topo da Pedra Bonita é bem amplo e com sorte podemos até ver alguns aventureiros fazendo saltos de lá. 

Pedra da Gávea no Rio de Janeiro


É muito gostoso ficar lá no topo dos seus 696 metros de altitude curtindo o visual, fazendo fotos, caminhando para buscar outros ângulos mais bonitos. Vale muito a pena o esforço da caminhada.

Como chegamos lá em cima?

Fomos de carro pela Estrada das Canoas até o estacionamento de acesso à rampa de voo livre. Chegamos cedo, por volta das 9 horas, e conseguimos vaga com tranquilidade. Descemos alguns metros caminhando até a entrada da trilha. Nesta casinha, antes de seguirmos em frente, precisamos deixar o nosso nome e dados de contato informando que estamos entrando na trilha.

Trilhas fáceis no Rio de Janeiro


Falando na trilha, ela é bem simples, supertranquila. Levamos aproximadamente 40 minutos subindo com calma. O caminho é bem demarcado, cercado de verde e com bastante sombra.

Trilhas no Rio de Janeiro

A parte mais puxada é esta aqui. Que nós tiramos de letra. Deixamos a galera pra trás. Ou melhor, lá embaixo. 

Passeios no Rio para quem gosta de natureza

Fomos fazendo fotos.

Passeios no Rio para quem gosta de fotografar

Catando os lixos que encontramos no caminho. Sim, encontramos lixo deixado por pessoas que fazem a trilha e também encontramos restos de dois balões. Triste, né? Vergonhoso, não? Sério, eu não consigo entender os seres que fazem esse tipo de coisa. Bom, o lixo nós catamos, mas os balões, tivemos que deixar lá.


Observando a natureza ao redor. Encontramos pássaros, borboletas, macacos e micos.


Curtindo o visual.

Cristo Redentor

O passeio foi incrível! Valeu muito a pena.

E já que estávamos ali mesmo, aproveitamos para passar na Rampa de Voo Livre. Vale o visual. Vale a emoção e ver a adrenalina da galera que vai saltar.

Rampa de Voo Livre em São Conrado

Algumas dicas para quem vai fazer a trilha.

1 - Mesmo a trilha sendo bem demarcada, eu gosto de fazer o caminho da primeira vez com alguém que conheça. Fomos acompanhadas do guia Russo do Vidigal Trilhas, o mesmo que me guiou no Morro Dois Irmãos.
2 - Sempre avisar na casinha que está indo fazer a trilha;
3 - Seguir a trilha acompanhado;
4 - Levar água, repelente e protetor solar;
5 - Ir de tênis;
6 - Evite fazer trilhas após dias de chuva;
7 - Passe na rampa de voo antes de começar a trilha. O cansaço na volta pode te desanimar.
8 - O ideal é ir durante a semana, se tiver disponibilidade. De qualquer forma chegue cedo para conseguir vaga no estacionamento da rampa;
9 - Lá no o alto da Pedra Bonita venta muito. Quem vai apenas de camiseta pode sentir um friozinho.

Serviço:

O acesso à trilha é gratuito. 
Aberto diariamente das 8h às 17h, e no verão, fica aberto até as 18h. 
A trilha deve ser iniciada até as 14h.

Lembre-se de levar o seu lixo de volta e se possível pegue algum que foi deixado para trás por outro visitante.



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que fotos lindas! Adorei a vista e o soin (o sagui), sou apaixonada por esses animais. Um dia quero visitar o Rio pra ver esses lugares lindos assim. Um beijo.

    pequenoinfinitosam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro viajar contigo nesses teus passeios pelo Rio! Lindo!

    ResponderExcluir
  4. Que lugar lindo Chris, uma pena mesmo que ainda tenha pessoas que não cuidam dos lugares


    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  5. Chris, que post mais lindo! Amei a vista, não sabia da inscrição fenícia lá em cima! E adorei a iniciativa de recolher o lixo pelo caminho. Parabéns pra vocês!

    Clau

    ResponderExcluir
  6. Você realmente vive numa região privilegiada! Que lugar lindo, adoro trilhas, mas faz muito tempo que não faço um passeio desses. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Como sempre arrasando nos passeios. Amei as dicas e principalmente essas lindas fotos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa dica porque não sabia desse local aqui no Rio. As pessoas precisam se conscientizar sobre limpeza ne. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Um verdadeiro paraiso. Um sonho de lugar.

    ResponderExcluir
  10. Que pique hein Chris!! Eu não aguento nem 20 minutos de subida...rsrsrs...mas no final compensa tudo! Lugar lindo, vista maravilhosa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Chris querida
    Adorei o post!
    Eu amo seus passeios e suas fotos, viajo junto :)
    Bjks mil

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo