A mostra conta com trabalhos sensacionais de inventores criativos brasileiros. São ideias inspiradas na natureza fomentadas pela necessidade de solucionar questões sociais e ambientais. Superatual, né?
O espaço que ocupa 600 m² já impacta assim que entramos. Montado sem paredes tem a intenção de mostrar que não há limites nem barreiras para a criatividade.
Já na entrada o ambiente audiovisual e a iluminação dão a sensação de que estamos entrando em uma viagem ao mundo das descobertas.
E é exatamente isso que acontece. Os visitantes embarcam no mundo das criações e de forma lúdica e interativa vão se encantando com as descobertas e acreditando que podemos inventar muito mais por um mundo melhor.
Caminhando pela exposição passamos por estantes com inovações que buscaram inspiração diretamente na natureza, como o copo descartável feito de mandioca. São copos biodegradáveis que melhoram a captura de CO2 e usam menor quantidade de água no processo produtivo. Legal, né?
Nesta área as invenções estão nos estandes com o layout inspirado nos Voronoi. O que são os Voronoi? São uma forma de polígono específico da natureza. São vistos na pele das girafas.
Outra invenção sensacional é a Lâmpada de Moser criada pelo mecânico mineiro Alfredo Moser. Ele usou o momento do auge da crise energética de 2001 no Brasil para buscar uma solução criativa, barata, utilizando materiais disponíveis e que pode ser feita por qualquer pessoa. A Lâmpada de Moser utiliza garrafas Pet com uma mistura de água e alvejante. Só isso é suficiente para iluminar os cômodos escuros durante o dia. Simples assim. Porque para ser inovador não precisa ser complicado.
Além disso, estão expostos painéis que falam do processo inovador e criativo que trazem mensagens bem legais para levar para o nosso dia a dia. Gostei desse conceito de "errâncias". Não existe inovação sem tentativas, sem abandonar o medo de errar.
Enfim, a exposição está linda, iluminada, colorida.
O visitante pode pedalar em bicicletas e girar uma manivela para iluminar esta armação.
Vale a pena o passeio! É uma exposição para a gente ter orgulho de ser brasileiro.
Serviço:
Museu do Amanhã – Praça Mauá 1, Centro
Tel.: 3812-1800
Período: De 25 de abril a 22 de outubro
De terça-feira (gratuidade) a domingo, das 10h às 18h (com encerramento da bilheteria às 17h)
Inteira: R$ 20,00; Meia-entrada: R$ 10,00 - gratuito para todos às terças;
Lembrando que o ingresso dá direito a todos os espaços do Museu do Amanhã.
Sempre arrasando nos passeios Chris, e quem não pode visitar sempre se sente lá nas exposições, teatros e locais graças a seus posts sempre lindos e cheios de informação!
ResponderExcluirChris querida
ResponderExcluirSou doida para conhecer este museu e adorei esta exposição. Este é o tipo de passeio que sempre me agrada!
As fotos ficaram lindas e me senti aí, com você.
Bjks mil
Estamos precisando muito disso Chris, de um pouco de orgulho de ser brasileiro, e essa exposição nos dá de presente isso...Valeu pela dica!
ResponderExcluirAbraços!
Que legal! Fiquei super interessada nas invenções! Especialmente na mochila skate!
ResponderExcluirEsse passeio no Museu do Amanhã é imperdível e essa exposição parece demais! Valeu a dica!
ResponderExcluirOlha, com seus post sobre museus só me reforça o que já acredito. Que museu é lugar de criança sim. Já levei meu filho em museus e ele gostou muito. Um pouco de cultura para os pequenos é sempre bom.
ResponderExcluirAmo seus posts culturais, sobre exposições, fico viajando e me imagino nos lugares vendo tudo ao teu lado!!!! Beijos e obrigada por compartilhar conosco, Regina
ResponderExcluirAdorei o post!!! Já levei meu mais velho no museu, ele adorou!
ResponderExcluirSeus passeios sempre nos surpreendendo!!! Amei as dicas. Dá até vontade de sair de Campos e visitar o museu.
ResponderExcluirBeijos