quinta-feira, 4 de maio de 2017

Inovanças: Criações à Brasileira no Museu do Amanhã

Estive no Museu do Amanhã para conferir a nova exposição temporária "Inovanças: criações à brasileira". O tema, inovações, já desperta a curiosidade por si só. E o Museu do Amanhã é sempre um espetáculo que vale a pena ser visitado e revisitado (e acredita que eu ainda não fiz um post sobro o museu em si?!).

A mostra conta com trabalhos sensacionais de inventores criativos brasileiros. São ideias inspiradas na natureza fomentadas pela necessidade de solucionar questões sociais e ambientais. Superatual, né?
O espaço que ocupa 600 m² já impacta assim que entramos. Montado sem paredes tem a intenção de mostrar que não há limites nem barreiras para a criatividade.

Já na entrada o ambiente audiovisual e a iluminação dão a sensação de que estamos entrando em uma viagem ao mundo das descobertas. 




E é exatamente isso que acontece. Os visitantes embarcam no mundo das criações e de forma lúdica e interativa vão se encantando com as descobertas e acreditando que podemos inventar muito mais por um mundo melhor.

Caminhando pela exposição passamos por estantes com inovações que buscaram inspiração diretamente na natureza, como o copo descartável feito de mandioca. São copos biodegradáveis que melhoram a captura de CO2  e usam menor quantidade de água no processo produtivo. Legal, né? 

Nesta área as invenções estão nos estandes com o layout inspirado nos Voronoi. O que são os Voronoi? São uma forma de polígono específico da natureza. São vistos na pele das girafas.


Outra invenção sensacional é a Lâmpada de Moser criada pelo mecânico mineiro Alfredo Moser. Ele usou o momento do auge da crise energética de 2001 no Brasil para buscar uma solução criativa, barata, utilizando materiais disponíveis e que pode ser feita por qualquer pessoa. A Lâmpada de Moser utiliza garrafas Pet com uma mistura de água e alvejante. Só isso é suficiente para iluminar os cômodos escuros durante o dia. Simples assim. Porque para ser inovador não precisa ser complicado. 

A mochila-skate para fugir do caos do trânsito também é bem legal e parece divertida. E as invenções não param por aí. São 40 invenções, de sete áreas distintas, passando pela alimentação com o Favela Orgânica; pela educação com a Matemática inclusiva – Multiplano; pela medicina com o equipamento para diagnosticar o câncer de pele; até o projeto Projeto Gelo Solar que nada mais é do que uma máquina que produz gelo a partir da energia solar (louco, né?) para atender a população ribeirinha da Amazônia, região que ainda não é beneficiada pela energia elétrica. Como deu para perceber tem invenções desde a mais high tech até a mais low.


Além disso, estão expostos painéis que falam do processo inovador e criativo que trazem mensagens bem legais para levar para o nosso dia a dia. Gostei desse conceito de "errâncias". Não existe inovação sem tentativas, sem abandonar o medo de errar. 



Enfim, a exposição está linda, iluminada, colorida.


Interessante, divertida e interativa.


Atual, moderna e inspiradora.

O visitante pode pedalar em bicicletas e girar uma manivela para iluminar esta armação. 

Vale a pena o passeio! É uma exposição para a gente ter orgulho de ser brasileiro.


Serviço:
Museu do Amanhã – Praça Mauá 1, Centro
Tel.: 3812-1800
Período: De 25 de abril a 22 de outubro
De terça-feira (gratuidade) a domingo, das 10h às 18h (com encerramento da bilheteria às 17h)
Inteira: R$ 20,00; ​Meia-entrada: R$ 10,00 - gratuito para todos às terças;
Lembrando que o ingresso dá direito a todos os espaços do Museu do Amanhã.
www.museudoamanha.org.br


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

9 comentários:

  1. Sempre arrasando nos passeios Chris, e quem não pode visitar sempre se sente lá nas exposições, teatros e locais graças a seus posts sempre lindos e cheios de informação!

    ResponderExcluir
  2. Chris querida
    Sou doida para conhecer este museu e adorei esta exposição. Este é o tipo de passeio que sempre me agrada!
    As fotos ficaram lindas e me senti aí, com você.
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  3. Estamos precisando muito disso Chris, de um pouco de orgulho de ser brasileiro, e essa exposição nos dá de presente isso...Valeu pela dica!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Fiquei super interessada nas invenções! Especialmente na mochila skate!

    ResponderExcluir
  5. Esse passeio no Museu do Amanhã é imperdível e essa exposição parece demais! Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  6. Olha, com seus post sobre museus só me reforça o que já acredito. Que museu é lugar de criança sim. Já levei meu filho em museus e ele gostou muito. Um pouco de cultura para os pequenos é sempre bom.

    ResponderExcluir
  7. Amo seus posts culturais, sobre exposições, fico viajando e me imagino nos lugares vendo tudo ao teu lado!!!! Beijos e obrigada por compartilhar conosco, Regina

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post!!! Já levei meu mais velho no museu, ele adorou!

    ResponderExcluir
  9. Seus passeios sempre nos surpreendendo!!! Amei as dicas. Dá até vontade de sair de Campos e visitar o museu.

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo