terça-feira, 26 de maio de 2009

Fadas do Arco-Íris

Nesse final de semana, entre idas ao shopping e teatrinhos, a Sofia quis que eu desenhasse fadas para ela colorir. Muitas fadas, grandes e pequenas. Um dos desenhos me lembrou de uma história que fiz para a Ana Luiza quando estava com 7 anos. Ela tinha que fazer uma criatividade para a escola e me pediu ajuda. A Ana Luiza me disse que queria fazer sobre cores. Achei superlegal, falei que era muito criativo, que eu jamais pensaria em fazer sobre cores, etc ... Na intenção de dar aquele apoio completei dizendo que o mais difícil ela já tinha feito que era escolher o tema que agora desenvolver seria fácil. Bom, deixei a bola quicando e ela chutou é claro. Me disse, já que é fácil então faz uma criatividade sobre cores. Fui desafiada e sem tempo para pensar. Só me restou inventar uma história.



Íris


Íris é uma menina que gosta muito de cores. Ela adora colorir tudo o que vê pela frente. As suas roupas são sempre com muitas cores. Íris gosta de vestir saia vermelha com blusa verde. E os sapatos? Íris acha que deve ser um de cada cor e as meias também. Então ela costuma calçar no pé direito o sapato azul com a meia amarela e no pé esquerdo o sapato amarelo com a meia azul. Não adianta a sua mãe dizer que não combina, que está muito colorido. Se não for assim Íris acha sem graça.
Na casa da menina tem um jardim enorme e muito colorido. Sempre que vê uma flor com uma cor diferente Íris pede para sua mãe comprar e plantar em seu jardim.
O jardim é o lugar preferido de Íris. Diverte-se muito brincando entre as flores. Bem no canto direito do jardim tem um arbusto enorme repleto de flores. São muitas flores nesse arbusto. Íris não se conforma porque todas as flores desse arbusto são brancas. Não seria lindo se cada flor dessa árvore fosse de uma cor diferente? Imagina Íris. Nesse mesmo arbusto moram sete fadas. Esse é um segredo que só Íris conhece. As fadas não aparecem para mais ninguém, somente para Íris. Isso porque as fadas são todas brancas e elas gostariam de ter cor. Todas as outras fadas do mundo são coloridas. As sete irmãs fadinhas são as únicas que são branquinhas.
Íris que gosta de tudo muito colorido já tentou várias vezes ajudar as amigas fadas. Uma vez Íris ganhou de presente uma aquarela. Então resolveu pintar as fadas de cor de rosa. Elas ficaram lindas e todas felizes, batendo as asinhas sem parar. Ficaram tão animadas que resolveram sair do arbusto e dar uma volta pelo jardim de Íris. Enquanto as fadinhas voavam entre as flores, Íris corria, dançava e cantava. Estavam todas tão felizes que nem perceberam uma nuvem que vinha chegando lá no céu. De repente, a chuva caiu. E para a tristeza de todas a tinta rosa foi escorrendo e as fadinhas voltaram a ser branquinhas. Mas Íris não desistiu. Um dia ela ainda há de conseguir colorir as suas amigas.
Passou-se algum tempo... Íris ganhou quatro potes de tinta. Claro que amou o presente. Ficou logo imaginando quanta coisa iria pintar.
Em um dia nublado Íris estava sem ter o que fazer. Ela detesta dias nublados porque fica tudo muito cinza. Foi aí que resolveu fazer o que mais gosta: PINTAR, COLORIR, PINTAR. Pegou uma folha de papel bem grande e foi para o seu jardim. Derramou um pouquinho de tinta vermelha e em seguida derramou um pouquinho de tinta amarela. As duas manchas de tinta foram se espalhando até se encontrarem e ao se misturarem formaram uma cor laranja. Íris ficou surpresa, pois tinha aprendido a fazer cores! Que felicidade! Sua pintura já estava com três cores: vermelho, laranja e amarelo. Íris muito curiosa, resolveu continuar. Perto do amarelo ela derramou um pouco da tinta azul clara. A cor azul se espalhou até encontrar o amarelo e formou uma cor verde. Que legal! Íris já tinha cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Olhou e ainda restava um potinho com tinta azul escuro. Então colocou um pouquinho ao lado do azul claro. A tinta ficou ali paradinha. A sua pintura já estava com 6 cores. Mas dessa vez nada aconteceu, não surgiu uma cor nova. Foi aí que Íris resolveu começar de novo e pingou um pouquinho da tinta vermelha bem na pontinha da tinha azul escuro. As duas cores se misturaram e formaram uma cor violeta muito linda. A pintura de Íris ficou bem bonita com as sete cores:
vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul escuro e violeta. Íris pensou nas sete cores e nas sete fadinhas. Seria tão bom se ela conseguisse ajudar as amigas...
As nuvens quando viram a pintura de Íris ficaram tão felizes que chamaram o sol para vê-la. O sol achou a pintura tão linda que começou a brilhar de alegria. Com a alegria do sol as nuvens começaram a abrir caminho para os seus raios. Os raios do sol alcançaram a pintura de Íris. Nesse momento, a partir de cada cor se formou um arco subindo em direção ao céu. Que coisa mais linda! Íris estava muito contente. Ela nunca tinha vista algo assim na natureza.
As fadinhas que observavam de dentro do arbusto, vendo aquele arco tão cheio de cores resolveram sair voando para vê-lo bem de pertinho. Assim cada fadinha passou por uma cor. Ao atravessarem o Arco da Íris elas já não eram mais brancas. A Ana ficou violeta, a Biana ficou azul escura, a Ciana ficou azul clara, a Diana ficou verde, a Fiana ficou amarela, a Giana ficou laranja e finalmente a Liana ficou vermelha.
Todas ficaram muito felizes, pois finalmente, Íris tinha conseguido ajudar as amigas fadas. E ainda mais, tinha descoberto um modo de fazer os dias nublados e chuvosos mais alegres e bonitos. Era só colocar a sua pintura e quando o sol começasse a aparecer seu arco se formaria.
Foi aí então que Íris pensou nas outras crianças que também não gostam muito de dias cinza. Como ela poderia levar seu arco a todas essas crianças? Assim os dias delas também ficariam mais alegres e coloridos. As fadinhas resolveram retribuir a ajuda recebida. Afinal, Íris as tinha ajudado tanto! Elas iriam sair pelo mundo voando e em cada lugar chuvoso elas estariam com as sete cores para formar o Arco da Íris. Hoje todo mundo conhece o arco-íris.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

7 comentários:

  1. Kita, adorei seu blog!!!!!!
    Me lembrou das minhas invencionices de infância!!!! kkk
    Bjks
    Flavia

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei apaixonada pela Ìris que fofinha.... gostaria que você desenhasse essa mmenina.É uma das fadas?Que coisa linda!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Kita,
    To emocionada!!!!!
    Com os olhos cheios d'água!
    Vc é muito boa nisso!
    Parabéns!
    Amei!
    Tia Manu

    ResponderExcluir
  4. maravilhoso ate fiquei com vontade de contar para todo mundo
    bj escreva +

    ResponderExcluir
  5. Essa historinha é linda.

    beijinhos
    Rose

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Adorei,vou contar para a minha familia !!
    Escreva,Leia,Crie,Imagine e tente se conter porque isso foi lindo de morrer!!!
    Bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo