terça-feira, 30 de março de 2010

Colorindo as Panquecas

Hoje eu estava almoçando com umas amigas e conversamos sobre quais dos afazeres domésticos nossos filhos fazem. Arrumam as camas? Ajudam a colocar e tirar a mesa? Lavam a louça?
Foi aí que me lembrei de que quando eu tinha aproximadamente a idade da Ana Luiza, eu adorava fazer panquecas. Meu sonho era conseguir jogar a massa para o alto e fazê-la cair direitinho na frigideira. Bom, nunca cheguei a esse nível da performance.
Resolvi brincar na cozinha com as minhas filhas fazendo panquecas para o jantar.

A receita da massa foi a seguinte:

- 500 ml de leite;
- 1 ovo;
- 1 colher (chá) rasa de sal;
- 3 xícaras de farinha de trigo.

Primeiro separamos todos os ingredientes e colocamos em cima da pia.
Batemos no liquidificador, o leite, o ovo, o sal  (aí entra a assistente,  que hoje fui eu, e vai guardando e lavando tudo após a utilização). A farinha de trigo foi acrescentada aos poucos conforme fomos batendo a massa.


Massa pronta, tivemos uma ideia. Que tal fazermos panquecas coloridas? Separamos a massa em 3 porções. A primeira deixamos branquinha. Na segunda acrescentamos uma cenoura descascada, limpa e cortada e batemos novamente. Na terceira acrescentamos uma folha de couve, batemos e depois tivemos que peneirar. Uh Hu! Panquecas Verdes e Amarelas.


Chegou a hora de fazer as panquequinhas, uma de cada vez, utilizamos uma concha como medida de massa para cada panqueca, colocamos um fio de óleo na frigideira para cada panqueca a ser frita. Essa tarefa foi da assistente (Euzinha). Não vou deixar as meninas mexerem no fogão por enquanto.


Todas prontas (foram 12 panquecas), foi só rechear (elas escolheram colocar queijo, presunto e polenguinho), enrolar, arrumar no pirex, colocar o molho de tomate, cobrir com queijo parmesão e levar ao forno.

Panquecas de cenoura e Panquecas de espinafre

Ficou bom D+. O papi aprovou.


Da próxima vez vamos experimentar fazer panqueca doce. Huuum...
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

15 comentários:

  1. Vamos nos lambuzar testando estas delícia coloridas , depois a gente conta...! Bjs ! Mammy

    ResponderExcluir
  2. Ontem o Gabriel estava me pedindo exatamente panquecas. Olha a sincronia! *rsss
    Amo fazer essas delícias com 'as cria'.
    Mas a melhor parte foi essa gatinha fazendo poses e se esforçando pra alcançar o liquidificador. Uma graça! Vou chamar os meus pra verem isso...

    ResponderExcluir
  3. Menunas que máximo!!!!!!!!!!!! As panquecas estão lindas, apetitosas,e com vitaminas.....Que barato!!!!!!!!!!! vou já para o Rio...........

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro panquecas............vocês podem fazer para mim????????????? Estou com água na boca e muitas saudades de vocês.Vó do Forró!

    ResponderExcluir
  5. Vô Nenem viu as fotos e agora quer que eu faça panquecas para ele............ mas eu não sei fazer tão lindas assim.........vou tentar ,bjssssssss

    ResponderExcluir
  6. Vou pensar se vou fazer panaquecas para o Vô nenem e para a Vó do Forró

    ResponderExcluir
  7. Podia experimentar fazer com beterraba assim teria mais uma vaiedade de cor.

    ResponderExcluir
  8. Adorei as receitas e a brincadeira de desenhar.. a Sooso esta muito fofa de franjinha..
    Marcia

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ver as panquecas, adorei!!! Aqui come-se muita panqueca. Tem uma sobremesa famosa que é uma panqueca com recheio de damasco e sorvete de baunilha. E uma outra utilidade da panqueca aqui é cortar em tirinhas e colocar como acompanhamento nas sopinhas ralas, tipo consommé.

    Beijos
    Sonja

    ResponderExcluir
  10. Hum, ficaram muito boas. Eu comi uma de cada.

    ResponderExcluir
  11. Adoro panquecas! huumm quase morri ao ver as fotos! rsrsrs

    Vou me animar, no fds para fazer panquecas com os meus sobrinhos... recheio de nutella com morango + sorvete de creme...nossaaaa!!

    Muito Bom !! bjinhos.

    ResponderExcluir
  12. A minha amiga Ana aproveitou essa dica e fez na casa dela a panqueca utilizando beterraba. As suas filhas gostaram e comeram tudo dizendo que era a Panqueca da Lola.

    ResponderExcluir
  13. Hum, que dlç, fiquei até com vontade de comer rs
    Bom, sou novata no blog, achei na internet por acaso e ja to amando, quem dera que eu pudese ficar assim como elas ficam junto com a minha mãe =/ mas ate que a minha infancia foi feliz, hoje com 14 (quase 15) só resta as lembranças.

    ResponderExcluir
  14. Amei a carinha a Sofia fazendo panquecas! Bjs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo