sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Hora Certa para ... falar de sexo

Vi uma postagem sobre uma matéria, da Veja, no blog Mamãe tá ocupada e fui correndo conferir.
O texto traz o momento ideal para algumas etapas importantes da vida dos nossos filhotes como: hora de comer sozinha, época de começar a tomar banho sozinho, navegar na internet, entre outros. É claro que cada criança tem o seu tempo e este deve ser respeitado (isso já é clichê).
Lendo a matéria me lembrei de duas situações com a Ana Luiza.
A primeira foi quando ela me veio com aquela pergunta:
Mãe, como o bebê cai dentro da barriga da mãe?
Eu esperava que essa pergunta fosse acontecer por volta dos seis anos de idade e sabia que devia dizer a verdade, de forma simples, e responder exatamente aquilo que está sendo perguntado. Se satisfizer a curiosidade da criança, pare por aí. Deixe que ela pergunte mais se ainda quiser saber de alguma coisa. Eu estava treinadinha e me achando preparada (até parece!).
Mas, a pergunta me veio assim de repente. Estávamos passeando em um shopping, em pleno domingo, e a Ana Luzia tinha apenas quatro anos. Me pegou totalmente de surpresa. Pensei rápido em toda a teoria, mas acabei respondendo errado. Eu respondi dizendo que o papai do céu é quem manda o neném. Naquele mesmo instante percebi que fiz tudo errado. E agora, como consertar? Fui à escola conversar com a psicóloga, que me tranquilizou, e disse que a Ana Luiza voltaria a perguntar e nessa hora eu deveria falar a verdade, que o papai coloca a sementinha na barriga da mamãe que tem um ovo lá dentro....

E se a Ana Luiza me perguntar COMO?
A psicóloga disse que nessa idade dificilmente ela me perguntaria isso, mas se fizesse a tal pergunta eu deveria responder com a verdade. A orientadora da escola me indicou o livro "Mamãe Botou um Ovo", de Babette Cole, que eu li várias vezes sozinha para ficar bem preparada para o tal momento.



Poucos dias depois eu estava colocando a Ana Luiza para dormir e veio a perguntinha:
- Mãe, como é mesmo que o bebê cai dentro da barriga da mãe?
Eu preparadíssima respondi direitinho. Aí veio a pergunta que a psicóloga disse que dificilmente ela faria nessa idade (quatro anos):
- Como o papai coloca a semente na barriga da mãe? É pela boca? Pelo umbigo?
Ai Jesus, ela perguntou. Eu, preparada, respondi conforme o script. E quando respirei aliviada veio a próxima pergunta.
- Mãe, e isso é bom?
Ah, não. Para essa pergunta eu não estava preparada. Respondi muito sem saber o que dizer com um simples É.
Claro que no dia seguinte corri na creche e falei com a psicóloga. Para meu alívio eu respondi certinho. Era isso mesmo, sem enfatizar demais.
Mas dava para estar preparada para essa pergunta?

Vamos ver se a Sofia vai aparecer com alguma perguntinha e me pegar desprevenida. Por enquanto ela não manifestou nenhuma curiosidade a respeito do assunto. O livro está guardado.
Outro livro que foi útil nessa fase e que também está aguardando a vez da Sofia é "De onde eu vim?"



A segunda questão da Ana Luzia foi referente À utilização do celular, mas vou colocar em outra postagem pois esta já está mega.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. kkkkkkkkk!!!! Imagino só a sua situação... Só não vou rir demais porque eu tb vou passar por isso!
    bjo
    Livia

    ResponderExcluir
  2. Garota! Sabe que o Gabriel me fez esta pergunta aos 3 anos de idade. Afff!
    Só senti falta de uma coisa no teu post. Astuas respostas ué!
    Quero saber o que tu respondeu que é pra eu responder aqui também. *rsss

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs...adorei ... vou ate ver se encontro esse livrinho por aqui seria de bom uso!bjus

    ResponderExcluir
  4. Chris!! Que coisa mais difícil!! Eu não estou preparada para esse tipo de pergunta, não, mas achei que vc deu conta do recado muito bem, parabéns!
    Que bom que o meu post te inspirou, porque a sua atitude foi mto inspiradora para mim tbem!
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gente, não estaremos nunca mesmo preparadas para tanta esperteza né? pra gente eles nunca estarão aptos para perguntar tudo... mas que bom que vc tinha uma boa ref. para consultar e responder.... achei fofinho.... boa dica pra gente se preparar pro aqui...beijos!

    ResponderExcluir
  6. Você já havia me contado isso. E sempre comento com outras amigas quando surge esse assunto.
    Legal a forma como vc postou.
    Beijos.
    Raquel

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é sensacional,deve ser lido p/ todos os pais,ajuda ase preparar para essa hora.Foi muito bem escolhido por você.

    ResponderExcluir
  8. Ai, ai, que difícil! Acho que fez certo, a verdade sempre. Mas vc sabe que tem muitas mães que respondem assim, que o Papai do céu manda o nenem e mantem isso por muito tempo. Acho que elas acreditam nisso tb, de alguma forma, sei lá. Enfim, Alana me perguntou a algum tempo bem diretamente: como o nenem entra na barriga da mãe? Assim, sem mais nem menos. Eu disse que as mulheres tem uma portinha na perereca. Foi o que me veio na hora... Ela adorou, perguntou se ela tinha porta também, eu disse que sim, mas que nas meninas a porta ficava fechada até elas crescerem e virarem mulheres. Ela me disse: quero que a minha porta abra logo!! hahahahahahaahaha, to ferrada...bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo