terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Hora certa para... fazer o Desfralde?





Vi muitas mães passando pelo desfralde e lembrei como foi nas minhas duas vezes: supertranquilo.

Já não posso falar o mesmo quando o assunto é colocar as meninas para dormirem em suas camas.


Em relação ao desfralde assumi alguns critérios:

1) Faria o desfralde de uma única vez. Fralda diurna e noturna.
2) Iria direto para o vaso. Nada de penicos. Entre lavar penico e trocar fraldas, fico com as fraldas.
3) Não teria pressa. Na minha expectativa o desfralde não aconteceria antes dos 2 anos.
4) Observar a maturidade das minhas filhas e iniciar o desfralde quando elas estivessem preparadas.

Tá, mas quando elas estariam preparadas?


Fui buscar orientação na creche que me passou as seguintes etapas:

- o primeiro sinal é quando a criança começa a avisar que fez xixi e/ou coco na fralda.
- o segundo sinal é quando a criança começa a avisar que vai fazer o xixi e/ou coco na fralda.
- o terceiro é quando ela avisa que vai fazer e fica incomodada.

A recomendação da escola foi iniciar o desfralde a partir do terceiro sinal.

Essas dicas foram passadas na reunião de pai, pois o assunto era de interesse do grupo. A maioria das crianças da turma passaria pelo desfralde no decorrer do ano.

O desfralde da Ana Luiza foi exatamente aos 2 anos. Ela faz aniversário no verão, em janeiro, e isso facilita bastante. No início de dezembro ela estava avisando o que ia fazer e pedia para trocar a fralda assim que acabava. Algumas vezes ela mesma tirava a fralda e pedia para colocar outra. Aí comecei a conversar, avisar que menina de 2 anos não usa fralda e combinamos que no dia da sua festa ela iria sem fralda. Passei o mês de dezembro conversando sobre o assunto, preparando o terreno, sentindo como minha pequena reagia. Na primeira semana de janeiro saímos juntas e compramos os adaptadores para o vaso sanitário. Ela escolheu as cores para a casa das avós, para a casa de praia e aqui pra casa. E assim foi, no dia da festa ela colocou o vestido e a calcinha e adeus fraldas. Claro que tiveram algumas escapadinhas durante a noite, mas foram poucas. Dá para contar nos dedos.

Com a Sofia que faz aniversário em junho, no inverno, eu já imaginava que o desfralde poderia ocorrer mais tarde. E realmente ela deu os sinais aos 2 anos e 3 meses. Quando eu comecei a conversar sobre fazer o xixi e o coco sentadinha no vaso ela demonstrou medo. Não queria sentar ali de jeito nenhum. Então resolvi esperar mais um pouco e nesse período consegui identificar a causa do tal medo (isso cabe em outro post). Questão do medo do vaso foi resolvida. Sofia com 2 anos e 6 meses combinamos a retirada da fralda (diurna e noturna) para a chegada do Papai Noel. Mais uma vez ocorreram muito poucas escapadinhas durante a noite. A Sofia não quis usar os adaptadores.

O medo da Sofia de sentar no vaso eu contei com o apoio e orientação da escola em uma reunião particular, pois a questão era individual.


Última foto da Sofia com fralda e a primeira sem fralda




Acho que foi tranquilo assim porque contei com o apoio e orientação da creche, respeitei o tempo de cada uma e combinei com bastante antecedência uma data marcante. Sem pressa, sem ansiedade.

Ou seja, não tem uma hora certa. Cada filho tem o seu tempo, tem as suas particularidades. Coisas que funcionam bem para uns podem não funcionar para outros.

Agora, como é que eu faço para essa menina dormir na cama dela? Confesso que não segui nenhuma das recomendações que recebi da psicóloga, nem da pediatra. Acho que eu é que gosto de dormir abraçadinha com elas. Cada um tem o seu tempo, inclusive a mãe.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

38 comentários:

  1. Amei a última frase do post!!!!
    Eu estou fazendo como você disse, dando o tempo necessário para o meu filho pedir para tirar a fralda porque o está incomodando. Por enquanto, estamos apenas no primeiro sinal, mas ele sempre foi devagar para tudo, caminhou aos 15 meses, por exemplo. Porém, quando começou, ninguém mais consegui segurá-lo!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  2. Olá Chris, é cada criança tem sua hora certa para sair das fraldas. Com o meu filho mais velho, só consegui tirar totalmente as fraldas diurna e noturna quando ele tinha 3 anos e meio. Já com minha filha foi muito rápido e com o menor, mais rápido ainda!! A paciência e nao pressioná-los também ajuda muito neste momento. Beijos e uma ótima semana para vcs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Chris
    Vim retribuir a visita e agradecer por se tornar mais uma seguidora do Amar ser Mãe. De cara, também adorei o seu blog e vou passar a acompanhá-lo. Parabéns pelas lindas meninas e obrigada pelas dicas do desfralde... Um grande abraço e sempre que puder aparece lá no meu cantinho para irmos trocando figurinhas sobre a maternidade... beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  4. oi chris!
    adorei as dicas da creche. completamente diferente da antiga escolinha do isaac, que nunca tinha uma dica ou uma notícia sobre o desfralde pra me dar. só vieram me avisar qdo a coisa tinha desandado total.
    vou linkar naquele meu post ok?
    bjocas

    ResponderExcluir
  5. Olá Chris!
    Para variar, adorei o que vc escreveu nas entrelinhas entre a sua experiência com o desfralde das meninas!!!
    Realmente todo mundo tem o seu tempo, inclusive nós, as mães.
    Por aqui, o desfralde tb foi tranquilo, embora tenha sido em duas fases: primeiro a diurna, e só agora a noturna. Mas estamos indo bem. E certamente foi porque eu achei que eu mesma tb estava preparada!

    Quando a dormir juntinho... ah, mas é bom demais neh?!!! Tb adoro! Mas a cama compartilhada está sumindo aqui de casa... não por mim, é claro, pelo Lucas mesmo, ele está dormindo praticamente a noite inteirinha na caminha dele, às vezes nem de manhã pass para a minha!

    Mas a maternidade é assim mesmo, neh, a gente tem muito sucesso em uma "tarefa", menos em outra, e assim vamos indo...

    Que bom que voltaram!!!
    Fizeram boa viagem?

    Grande beijo e uma ótima semana para vcs :)
    Ju

    ResponderExcluir
  6. Cada um com seu tempo, inclusive a mãe...

    adorei!

    Chris, a questão de dormir na caminha delas só vai decolar quando você quiser mesmo que isso aconteça. Enquanto esse arranjo está bom pra vocês, não tem nem porque mexer.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oie! É uma maravilha o desfralde... Minha florzinha já passou por essa fase e agora ela só faz suas necessidade no piniquinho. Eu não esperei sinal nenhum, já comprei o piniquo e a mostrei como usar, claro usando a irmã mais velha cobaia *rs e ela aceitou numa boa... Ufaaa. Beijokassssss
    Hanan Mustafa e as Florzinhas
    www.trakinandocommamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Chris, aqui em casa foi bem parecido... cada um no seu tempo (embora com o pequeno foi mais rápido - mas tudo desse menininho foi mais rápido!).
    Eu tb adoro dormir com eles... tá um "problema", mas... depois a gente reve isso :-)

    Aquelas coisinhas fofas do site, eu achei no site da Utilplast (http://www.utilplast.com.br/)

    Bjks e depois conta como foi sua viagem!

    ResponderExcluir
  9. Oii, amei as dicas, dudu ta com 1 anos e 3 meses e ja deu o primeiro sinal, vou ficar atenta aos outros dois e iniciar assim como voce.
    Aii que foto linda da sofia.. e esses caixinhos??
    bjus

    ResponderExcluir
  10. desfraude é uma época muito importante para o desenvolvimento de sua criança...
    ano passado foi minha 1º experiencia com maternal e dos 14 da turma desfraudei 13... 1 começou com esses sinais apenas na ultima semana de aula, onde ele arrastava os pés no chao toda vez que fazia xixi... uma graça!
    e como eles dão um salto no desenvolvimento quando colocam a calcinha ou cueca, crescem 1 ano em 1 mês rs
    a idade ideal para o desfraude é entre 2 anos e 3 meses, mas algumas crianças acontecem antes e dá super certo!
    e o vaso no lugar do penico é muito melhor, pois você não precisa de fazer duas adaptações/mudanças na cabecinha deles!!

    ta de parabéns, não é toda mãe que tem o tato de esperar o tempo certo do seu filho para essas coisas!!!

    um beijão!!!
    Rêh!

    ResponderExcluir
  11. Que bom que voltou!
    Eu penei com o desfralde.
    Lucas não tava pronto nem eu. Rs
    Aí dei um tempo e quando tentei de novo foi
    rapidinho.
    Fiz igual vc, passei direto das fraldas para o vaso.
    Ótimas dicas para as mamãe que estão nessa luta.
    Beijos! Ótima semana!

    ResponderExcluir
  12. Post aprovadíssimo Chris!

    Acho também que tudo deve ser resolvido em seu devido tempo. Conheço mães e mães que querem fazer as coisas no tempo que julgam necessário, mas esquecem que cada criança é uma criança. Respeito ao tempo é o sucesso dessas etapas tão importantes.

    Bjs enormes!!

    ResponderExcluir
  13. Nossa Chris, eu confesso que estou bem confusa quanto aos desfralde do trio aqui. O Samuel me avisa sempre (depois que faz)e o Daniel e a Sara, avisa as vezes. Porém, os três só ficam incomodados com o cocô...já o xixi nada. Eles acabaram de fazer 2 anos e acho que terei que esperar mais um pouquinho...
    bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Chris, gostei muito seu post, e quando descobrir a fórmula mágica de fazer as meninas dormirem na cama delas me passe, pois como vc eu amooooo dormir agarradinha na minha pequena e não consigo ser firme e fazer ela dormir na cama dela.
    O desfralde lá em casa foi tranquilo em relação ao xixi, mas o cocô foi uma novela (contada em 02 post no meu blog), foi terrível e a Nathalia ficou quase 02 anos fazendo cocô na fralda, mas graças a Deus é mais uma fase superada, ufa!
    Bjs flor e apareça lá no blog!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Chris... gostei do seu relato do desfralde... tb não tive problemas com minhas filhas nesse ponto.
    Mas quanto a dormir na cama delas... sofri! Mas ainda bebês elas foram pros seus bercinhos... e não me arrependo. Valeu a pena meu sofrimento naquele período, porque hoje estou tranquila...
    Tenho certeza que tudo dará certo pra vcs =D
    bjosssssssssssss
    http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Saudade de ver a sofia de fraldinha ............tão linda!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Chris,
    Adorei ler seu post, me senti menos ET.
    É que estava lendo nos últimos dias todos os posts que estão rolando por ai sobre desfralde, com muitos "acidentes" pelo caminho e minha experiência era totalmente diferente.
    Minha experiência foi muito parecida com a sua, foi uma retirada de fraldas de uma vez, Luiza já não sujava a fralda da noite fazia mais de um mês e quando tiramos as fraldas ela foi direto para o vaso sanitário!
    Já me imaginava sofrendo com o bebê que está a caminho, pensando que da 1ª vez tinha tido muita sorte, mas senti que existe esperança para conseguir ter sucesso novamente!
    Sobre dormir na cama é mesmo uma dureza, Luiza está com 14 e faz draminha para dormir comigo até hoje, e como eu não deixo(com o coração partido) agora ela aprendeu a fazer chantagem emocional e fala, "você não quer aproveitar agora, eu estou crescendo e depois quando você quiser eu não vou querer mais..."
    É mole????
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Também tenho saudades das meninas pequenas , o tempo passa tão rápido. Beijos da Penha.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Chris.
    Eu adoro as dicas da escola também, aproveito muito as reuniões de pais. Porém, acho que nesse assunto eles não me ajudaram muito com informações, não. E ela somente começou a fazer xixi lá depois que já tinha dado certo em casa.
    No nosso caso estava tudo indo muito bem e iria bem se não tivesse tido a viagem no meio do caminho. Atrapalhou tudo, pois a pressão da minha vó para que ela não sujasse a casa dela (onde ficamos) era enorme. Não a vejo muito preparada para sair sem fraldas para todos os lugares ainda por conta do fato de não aceitar fazer o cocô no vaso ainda, não pelo xixi. Não sei bem ainda o que acontece, mas tenho certeza que é algo passageiro. E, quando comecei o desfralde, já conversávamos sobre isso há bastante tempo e, sim, ela estava no estágio que você citou. Tanto que só a primeira semana tinha sido difícil.
    Eu até pensei em tirar a fralda noturna junto, pois a pequena acordava sempre com ela seca. Porém, quando ela dá uma acordada de madrugada e me chama (por pesadelo), acaba fazendo xixi e volta a dormir. Confesso que tive preguiça de sempre ter de levá-la no banheiro nessas horas (até porque ela me chama meio dormindo, tenho certeza que se eu a fizer levantar ela ficará muito irritada). E, aí, resolvi seguir a recomendação de só tirar a fralda noturna seis meses depois.
    Cada criança é uma criança, não é mesmo? A Clara dorme no quarto dela desde os vinte dias de vida. Não tive problemas com o sono dela. O desfralde está sendo a nossa fase mais longa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Muito boa a sua colocação sobre esse assunto, bjsssss

    ResponderExcluir
  21. Oi Chrissss!!!:)
    Que lindinhas as fotos de Sofia quando menorzinha!
    Aqui já não posso falar a mesma coisa sobre o desfralde,porque acho que eu é que não estava preparada para isso e acabei meio que indo atrás de conselhos...e fiz o pequeno sair antes do que devia das fraldas.
    Porém ele já dava alguns sinais de que queria sair delas.Mas como dizem que o menino é mais preguiçoso,ele não me aparentava vontade.
    Mas graças a Deus,depois de uns estressezinhos,tudo aconteceu nos conformes.
    Como era mãe de primeira viagem a gente sempre ouve amigas que tem filhos,parentes...(da proxima vez se um dia eu tiver outro filho,faço do meu jeito sem ficar paranoia com que os outros vão falar!)
    Dicas muito boas que vc tá dando para as mães que ainda estão passando por esse processo.
    Seja bem vinda de volta!
    Beijão,
    Danny e Matheus
    www.mamysdematheus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Chris, fiz isso, tirei de uma só vez. Noite e dia sem fraldas. Quando acabou o pacote, vépera de natal (Aila com 2 anos e 3 meses), não mais comprei. Ela estranhou um pouco no começo. Mas depois de 2 semanas estava muito bem.
    Beijos, querida!! Bela

    ResponderExcluir
  23. Adorei Chris!

    E realmente cada criança tem o seu tempo, não é como uma receita pronta que voce vai lá e acerta na mão.

    A peditra do meu menino pediu para começar o desfralde, mas eu vejo que o meu filho ainda não está pronto.
    A mãe sou eu, decidi não atropelar as coisas, simples!

    Beijocas e me mande novamente o seu email, já estmaos no Rio :)

    ResponderExcluir
  24. Olha a gatinha! esse cabelinho assim todo encaracolado!!!! Linda.
    Chris mô bem, no desfralde com o Gabriel, sofremos um pouquinho por falta de experiência. Mas logo superamos. Já o Calebão, desfraldou sozinho. Esse magrelinho é todo precoce.

    Ei! Jura que vcs querem vir conhece Aracaju? Ahhhh
    Já estou anciosa. *rss

    ResponderExcluir
  25. Oi Chrizocaaaa..ahhh cara, vc n sabe! eu ja estava tão acostumada c vcs passeando pelos corredores aqui do hotel.. vcs ja faziam parte da minha rotina.. ;-(
    sniiifff..acabou neee? agora me aguardem que quem sabe chego ai pelo Rio esse ano??rsrsrs..
    serio,eu cheguei a estranhar o fato de vcs não passarem aqui na loja..rsrs..
    Bom,no desfralde do Enzo eu fiz exatamente a mesma coisa que vc...tirei tudo,e nada de pinico..foi uma fase tranquila,sem muitos traumas p ele nem p mim,graças a Deus!!!
    eiii,vc me deixou na vontade insana de comer carangueijo viuuuuuuuuu!! kkkkkkkkkkkkk..
    beijos,otima semana!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  26. Olá Chris,

    Ótimo post... Aqui em casa, por enquanto, meu filho só deixou a fralda diurna. É um processo onde devemos ter muita paciência, estou esperando ele completar 3 aninhos!

    Beijinhos para você e para as meninas!

    ResponderExcluir
  27. Chris, vc, como sempre, é o máximo! Suas dicas são verdadeiros presentes para as mães dos pequenos, adorei! Obrigada!
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Chris, você em fez voltar no tempo amiga!!!!

    E falando em causa e falando em fraldas, acabei de retornar de uma cidade do Sul de Minas que foi devastada pelas enchentes, levando donativos, e o que eles estão precisando MUITO por lá é de fralda descartável e de coisinhas de nenê. Imagino que nas serras fluminenses essa necessidade também exista né?

    Como a mobilizacao nao pode parar, pois as consequencias das perdas financeiras em decorrencia do que houve permanecerão por mais uns meses, podemos mobilizar campanha especifica de fraldas e objetos de bebê, que tal?
    bjs
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  29. Oi Chris obrigada pela visita e volte sempre!!Concordo com vc cada criança tem o seu tempo.Aqui em casa o desfralde não funcionou junto primeiro a Júlia tirou a fralda diurna e só agora ela saiu da fralda noturna.Agora sobre dormir na cama ela ta dando um show que até eu as vezes não acredito,ela pede pra dormir na cama dela isso quando não vai sozinha e deita e dorme!Mas cada criança é de um jeito não é mesmo?!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  30. Chris,
    Estou meio insegura quando a Fê estar preparada...
    Não sei, tem hora que dá cinal que sim, mas tb que não.
    Dilema!
    Bjs
    Ju
    Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  31. Adorei as dicas... Li que o bebê tem o controle para iniciar o desfralde aos 18 meses, mas ao meu ver ele é tão pequenino que deu até medo de começar a pensar no assunto.
    Vou prestar atenção nas dicas!
    ÓTIMO POST!

    ResponderExcluir
  32. Oi Chris!
    O meu tem 2 anos e 1 mês, mas sinto que ele ainda não está preparado. Tentei tirar e ele se negava a fazer xixi ou cocô. Ele ficava tão irritado, que acabei conversando com a pediatra e ela disse para esperar mais um pouco. Ele agora está no segundo sinal... quando chegar o terceiro eu vou tentar novamente! ehehehe
    Adorei o post e acho que é algo que incomoda muita gente!!
    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  33. Gostei de ler suas experiências Chris! Concordo que cada criança tem seu tempo e é importante sabermos respeitá-lo. Observar os sinais é tudo!
    Sobre o medo do vaso, já ouvi falar que algumas crianças têm mesmo medo... Quando puder conta mais pra gente como foi por aí.
    bjos!

    ResponderExcluir
  34. Amiga,

    Adorei a reportagem, e principalmente ver a nossa pequenina de frauda e cachinhos dourados, ah !!! que saudade !!!

    Linda como sempre.....

    Bjs.
    Aninha

    ResponderExcluir
  35. Gente, e o que são esses cachinhos?????
    Que coisa mais gostosa!!!!

    ResponderExcluir
  36. Cris, minha boneca não deu sinal nenhum antes de eu começar o desfralde. Ela agora pede pra fazer, mas nem sempre. Ainda faz xixi na calcinha. Quando tá brincando não quer parar pra ir ao banheiro. Aí eu ainda deixo ela de fralda pra sair de casa e dormir. Em casa já tivemos evoluções. Então vou dar tempo a ela...

    ResponderExcluir
  37. Aqui o desfralde diurno foi rapidinho, mas o noturno se pronlogou ate depoos dos 3 anos. Nosso grande vilao foi mesmo o numero 2, mas acredito que se deu por conta da prisao de ventre que ele tinha quando menor, passado o medo de fazer, ele sempre dava um jeito de se esconder e fazer na cueca, foi dificil. Nao usamos penicos, pois n acho higienico, usamos adaptador.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo