domingo, 7 de agosto de 2011

Rio em Mostra e Amostra

Museus, em minha opinião, são uma ótima oportunidade para embarcar em aventuras surpreendentes e fantásticas. Procuro incentivar as meninas a frequentarem os museus por perceber a importância que eles exercem na formação cultural delas.
Para que elas possam gostar do museu procuro levá-las às exposições que ofereçam algum atrativo para a idade, que sejam interativas.
Tá certo que em alguns museus as exposições permanentes já são bem interessantes, como no Museu Nacional, por exemplo. Meteoritos, múmias, animais gigantes, dinossauros já habitam o imaginário da criançada.

Quanto ao Museu Nacional de Belas Artes achei que deveria esperar uma exposição que oferecesse algum atrativo especial para apresentá-lo às meninas.

O que fazer no Rio com crianças


Acredito que se a primeira vez em que elas forem a determinado museu for impactante, vai ficar fácil de retornar e apreciar as exposições permanentes.

Como eu já tinha perdido a oportunidade de levar a Ana Luiza ao MNBA na exposição "História em Quadrões da Turma da Mônica", não podia perder essa outra superoportunidade, a exposição: "Rio: arte e animação".

Exposição Rio no Museu de Belas Artes

Aproveitei o sucesso que o filme está fazendo aqui em casa e lá fomos nós conferir.

Logo na entrada a gente se encanta com o letreiro 3D com o nome do filme/cidade pousado sobre uma textura do calçadão de Copacabana.

Exposição Rio no Museu de Belas Artes


Nos divertimos com os painéis dos personagens e cenários do filme.

Exposição Rio no Museu de Belas Artes

Apreciamos os desenhos e o processo de elaboração do filme.

Exposição Rio no Museu de Belas Artes

Pudemos ver detalhes como a escolha das cores dos personagens, traçados dos movimentos e expressões, definição dos cenários e elaboração das cenas.

Exposição Rio no Museu de Belas Artes




As crianças aproveitaram a parte interativa da exposição para brincar com os jogos e a exibição do filme e nós (eu e vó Regi) para descansar.


A exposição foi legal e interessante. Mas principalmente foi um ótimo gancho para apresentar o Museu Nacional de Belas Artes para as meninas. Demos uma circulada pelo acervo permanente e pudemos apreciar obras de artes como esculturas e pinturas. As meninas ficaram impressionadas com o tamanho das telas e as estátuas sem braços.


Ainda estimuladas pelo filme Rio, pela exposição e encantadas com os cenários belíssimos da nossa cidade, saímos do MNBA querendo curtir mais a nossa cidade.

Fomos fazer um passeio no bondinho de Santa Teresa que tanto aparece no filme.

No caminho, a pé, até a estação da Carioca rolou o seguinte papo:
Eu:                 - Nunca andei no Bondinho, hoje vai ser a primeira vez.
Minha Mãe:   - É uma delícia. Minha avó sempre me levava para fazer esse passeio.
Sofia:             - Então por que você nunca levou a sua filha para fazer esse passeio?
Vó Regi preferiu comer pipoca a responder essa pergunta.

O passeio no bondinho realmente foi uma delícia e muito divertido. O maquinista da ida era muito bem-humorado e foi fazendo brincadeiras até lá.



Passar sobre os Arcos da Lapa faz o coração acelerar. O visual no percurso é encantador e Santa Teresa é um charme com as suas lojinhas de artesanato e seus restaurantes.


Não deu tempo de aproveitar Santa Teresa como gostaríamos pois já tínhamos comprado as entradas para assistir "Os Smurfs".

Atenção: a fila para pegar o Bondinho é grande. Então, se for depois das 10 horas da manhã, vá com paciência para esperar. Nós ficamos uma hora na fila. Mas valeu muito a pena.



Você pode me encontrar também


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

43 comentários:

  1. Chris
    Mais uma vez, parabéns por proporcionar as suas filhas programas tão especiais e cheios de cultura. COm certeza, elas crecerão sabendo valorizar essas coisas que são tão boas, mas tanta gente desconhece... Beijinhos e uma ótima semana pra vcs !

    ResponderExcluir
  2. parabéns chris, por mostrar coisas tão importantes para as meninas.
    museus sao excelentes passeios, só enriquecem.
    bjocas

    ResponderExcluir
  3. Ai amiga, adoro vir aqui, vc é tão culta, rs, sério, dá umas dicas tão legais, pena que aqui em Curitiba o museu é bem paia (chato, sem graça).
    Pelas fotos dá pra ver que o passeio foi ótimo.
    O que achou do filme dos Smurfs? Tô querendo ir essa semana com a Nathalia!

    Bjs e tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Show Chris! Não consegui ir. Sabe dizer se ainda está funcionando? E se vale para meu pequenino?
    Ah! Fui assistir a Mulheres Alteradas tbm!!! Me encontrei váriaaaas vezes!!! rsrsrs
    Bjinhos,
    Vanessa Datrino

    ResponderExcluir
  5. Nossa que delícia chris! Maravilha de passeio!! eu tb nunca fiz o passeio do bondinho e tenho muita vontade!! deve ser lindo!! É uma pena que aqui em Aracaju não tem muitas opções de museus e exposições interessantes pras crianças, senão levaria Igor sempre com certeza!! bjs!

    ResponderExcluir
  6. Que passeio legal Chris,amei a exposição do Rio, o Miguel iria adorar pois ele ama esse filme. E adorei a pergunta da Sofia para a vovó.kkkkkk

    Bjokas

    Carla e Miguel

    ResponderExcluir
  7. Oi Chris!

    Adorei as idéias de passeio! Acredita que moro bem pertinho de Santa Tereza e nunca andei de bondinho? Vou tentar fazer a visita ao Museu Nacional de Belas Artes no próximo domingo, se conseguir volto para contar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. OI Chris!
    Que dica valiosa. Pena que estou em São Paulo,mas vou procurar saber sobre os museus daqui. Parabéns pelo blog é uma fofurinha. Já estou seguindo viu!! Quero passar sempre por aqui.
    Beijinhos
    Cris Ferreira
    http://boutiqueunica-crika.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Como a Sofia é esperta: enquadrou a vovó direitinho, rs! Museus realmente são maravilhosas forma de aprendizado com entretenimento: afinal, qual a criança que não gosta de uma boa história?! Falando nisso, passando para que vocês venham comer um bolinho na comemoração de 1 ano de histórias com o SuperPai! Abração!

    ResponderExcluir
  10. Chris, que bacana essa exposição Rio! Vou procurar saber pra levar Caio...

    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  11. Cris
    Mais um passeio, mais momentos de alegria e partilha.

    Aproveito para te convidar para o sorteio da Dona Casa no meu blog, um útil moedor de pimenta e sal. Corre lá e se cadastre, super fácil!
    E, se vc puder divulgar tb, ficaria super agradecida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Cris! Toda vem que venho aqui no teu blog fico morrendo de vontade de votlar pro Rio!! Esta exposição do RIO deve ser muito bacana ne? Tambem gostei dos outros museus mas fiquei encatada MESMO foi com o bondinho de Santa Tereza!!! Quero muito!!!!!!!


    beijos

    ResponderExcluir
  13. Que delícia de passeio.
    Eu também ainda não andei de bondinho. Ver essas fotos me animou!
    Vó Regi comer pipoca foi uma ótima saída rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Ei querida, saudades de vc tb! Pôxa, fazia tempo que eu não vinha por aqui tb, adorei te ver lá no meu Cantinho. E que passeio mais gostoso vcs fizeram, muito bom, isso é ótimo para as meninas, né?! ;)
    Beijo, beijoooooo
    She

    ResponderExcluir
  15. Oi Chris, saudades tbm...como sempre vc e as meninas vão a passeios que sãosuper legais heim? Traga as meninas no Pq. da Xuxa sim, e no Zoo de SP elas vão adorar...bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Chris obrigada pela visita no nosso cantinho passamos para retribuir e pegar essa dica super boa de visitar os museus principalmente quando se tem uma exposição que atraia a atenção dos peuqenos né. assim que criamos gosto pela coisa mesmo!

    amei as dicas oibrigada e espero ansiosa esta exposição do Rio em Curitiba!

    bjus

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pelo comentario la no blog, vindo de uma pessoa tao pop quanto voce fico me achando.
    O lance de acompanhar o voo eh otimo, usamos sempre e nunca deu errado e a toalha de cabana tbm amei, quando fizer me mostra.
    Bjao.

    ResponderExcluir
  18. como essas miúdas crescem rápido!
    e nem percebemos
    linda sua menina também!

    ResponderExcluir
  19. Chris querida, que passeios super interessantes! Você é uma maezona!!!
    Obrigada por sua visita e comentário!
    Continue acompanhando as entrevistas de comemoração de 1 ano do ProjetandoPessoas!!
    Amanhã a entrevistada especial é a nossa querida Lena do Blog Amadeirado!
    abraço
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  20. Nossa! Como sua pequena cresceu!!!!! é muito rápido né????
    Que delícia de passeio!!!!!! Adoro!
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  21. Super legal Chris.
    Programação de um dia feliz.
    Obrigada pelo comentário lá no bloguinho, vou passar a analisar de uma forma diferente as leituras das historinhas tradicionais.
    bju

    ResponderExcluir
  22. QUE PASSEIO LINDO!

    E VIM TAMBÉM PEDIR SEU VOTO NO CONCURSO DA FATIMA ,ESTOU CONCORRENDO COM UMA FOTO DO MEU JARDIM, E O LINK É

    http://fadinhadaarte.blogspot.com/2011/08/finalistas-do-concurso-meu-doce.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feedutm_campaign=Feed%3A+FadinhaDaArte+%28Fadinha+da+Arte%29

    OBRIGADA E UM LINDO DIA...

    ResponderExcluir
  23. Chris que passeio m-a-r-av-i-l-h-o-s-o, conheço muito pouco do Rio, mas definitivamente é um lugar que tem um espacinho muito especial no meu coração.....menina como a Ana Luiza cresceu em 7 meses, affi.
    Bjs.
    P.s. Ah e obrigada por sempre passar lá no meu bloguinho.

    ResponderExcluir
  24. Ai Chris que programa mais legal!!!Não sei como vc encontra tempo pra tanta coisa legal.Tô precisando me organizar pra seguir os seus roteiros.Conheço todos esses cantinhos que vc mostrou,mas meus filhos ainda não conseguiram conhecer nem a metade.Bjks tudo muito lindo!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo passeio, adorei as fotos !!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  26. Oi Chris! Estou aqui novamente.
    Mas desta vez, vim te dizer que fiz uma singela homenagem ao seu blog lá no blog da loja. Ainda não temos muitas seguidoras pois o blog é recém inaugurado, mas seu que tenho muitas leitoras que entram só para saber das novidades e não podia deixar de divulgar o seu belo trabalho. Parabéns!!Espero que goste e me perdoe por tomar emprestado a imagem do seu blog.
    Um beijão
    Cris Ferreira

    ResponderExcluir
  27. Oi Chris...
    Mto legal o passeio... pena que por aqui não tem nada do tipo... quer dizer... que eu saiba não... Gostaria de levar meu filhote esse tipo de passeio onde agrega diversão ao aprendizado...

    Ahhh!!! Obrigada pela visita... volte sempre!!! Viu?!!!

    Beijos Flor***

    ResponderExcluir
  28. Chris,
    Que delícia de passeio. Adoro Arte e sou super a favor desses passeios com as crianças, ainda mais quando há um tema próximo e pertinente para elas. De qualquer maneira, enriquece e elas saem ganhando conhecimento, tendo novos olhares... Muito bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Que otimas dicas, como fez esta montagem com as fotos?
    Ale

    ResponderExcluir
  30. Chris, que passeio hein?
    Nossa que legal!!!
    E a tua filha, como esticou. Eles crescem muito rápido mesmo.

    Beijinhos e obrigado pelo teu carinho comigo e no Recanto. Andei tirando umas férias do blog, mas aos poucos vou colocando as visitas em dia.

    Cida (tbém do *Compartilhando...)

    ResponderExcluir
  31. Amigaaaaa, saudades de ti flor!!! Hoje consegui vir aqui!!! Suas meninas cada vez mais lindas...

    Adorei a dica!!!

    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  32. Eba q gostoso, Chris!
    Eita q eu sumi, né?

    Mas quase morri de saudade do blog e claro, de vcs...
    Obrigada pelo carinho no facebook. Vc é demais!
    Pus um postezinho no blog. Passa lá pra me ver, se puder!
    Bjo carinhoso
    Mi

    ResponderExcluir
  33. Ah Sofia adorou ver tua filhota na foto do tamanho. Ela ta louca pra crescer logo. Essa fase é onde eles começam a ter pressa de serem adultos rsrs.
    To pra fazer um tour cultural com ela aqui pelos museus de SP tb.

    Adorei seu post!
    Bjks

    ResponderExcluir
  34. Cris
    Hoje postei isto e me lembrei de vc.

    http://www.delicias1001.com.br/2011/08/almocar-brincando.html

    E dos blogs amigos que tem no assunto as crianaças (filhos) e suas peraltices.

    Se vc quiser divulgar, fique à vontade...
    Bjs

    ResponderExcluir
  35. Oi Cris.. queria agradecer a visitinha ao meu cantinho e parabenizer pela dedicação e capricho!! bjinhos Lili do Luan

    ResponderExcluir
  36. Chris:

    Clap, clap, clap!!!
    Parabéns por desenvolver o gosto por museus (e cultura) nas suas filhas.
    Parabéns por inventar programas que não tenham relação com casa/TV/porcariascomestíveis.
    Parabéns por ser essa super mãezona!!!

    Adorei tudo!

    Bjos e bençãos.
    Mirys
    www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Moramos no Rio e nunca andamos de bondinho... Que vergonha!!
    Adorei a idéia do passeio. Parabéns! Vamos programar um passeio ao bondinho, também!

    ResponderExcluir
  38. Adorei, Chris! Parabéns por incentivar o gosto pela cultura nas meninas. Sou super fã desse tipo de passeio. Pena que só podemos curtir museus em viagens.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  39. Chris,
    o filme Rio é lindo mesmo. Lindo como essa cidade.
    Foi muito triste e lamentável o que aconteceu com o bondinho, né?
    Essa amostra deve ter sido bem legal e uma grande oportunidade de introduzir as crianças no museu. Parabéns!

    kisses

    ResponderExcluir
  40. Chris, me deu saudades do bondinho de Santa Teresa. Ô passeio gostoso de se fazer. Eu gosto muito de levar o Ramon na Quinta da Boa Vista e o museu é bem legal e baratinho. Um programa muito bom de se fazer com as crianças.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  41. Que super passeio... Deve ter sido maravilhoso poder ver de perto o preparo para o filme O Rio... Amei :)
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo