domingo, 21 de agosto de 2011

Sábado não tem feira? Tem sim senhor!


Sofia me pergunta: - Por que o sábado não é sábado-feira?  Tem feira no sábado!  Tem a feira que a gente compra as frutas (e adora). Tem feira de Qualidade de Vida na escola. Hoje é sábado e a Ana Luiza tem feira de Matemática na escola.

A feira de matemática foi superinteressante. Eu passeei apenas pelas atividades do 7º ano (antiga 6ª série). Não tive tempo de visitar as demais séries, infelizmente. As atividades do 7º ano foram voltadas para jogos com jogos com expressões, equações e sistemas. Enquanto a Ana Luiza fica no stand demonstrando o jogo elaborado pelo grupo dela eu aproveitei para ver o que estava rolando nos demais stands. Passei a manhã exercitando o meu cérebro.



Jogo de Roleta - tabuleiro confeccionado com caixa de papelão e garrafa pet fixada com um palito de churrasco. Para cada número do tabuleiro foram feitos diversos cartões com expressões, equações ou sistema. O jogador rodava a roleta, pegava um cartão referente ao número e resolvia a operação. Ganhava quem encontrasse o resultado correto em menor tempo. As meninas ficaram todas animadas comigo porque eu bati o recorde, resolvi as questões em menos de 3 minutos. Tive que confessar que sou formada em matemática e que por isso eu não deveria ser considerada, né?



Jogo da escada - várias casas do caminho continham as expressões, equações ou sistemas. Quem caísse em uma dessas casas só seguiria adiante se encontrasse o resultado correto. Do contrário ficava parado e tentava novamente na próxima rodada.




Travessia do rio - o tabuleiro foi feito com caixa de papelão e as peças com tampa de garrafa pet. No caminho1, dos sapos verdes, as pedras continham expressões. No caminho 2, dos sapos vermelhos, a travessia era através das equações. Já o caminho 3, dos sapos pretos, a passagem era por sistemas.
Cada jogador escolhia um caminho e tinha que resolver a questão para passar para a pedra seguinte. Ganhava quem atravessasse o rio primeiro.


Caminho da Matemática - tabuleiro feito com caixa de papelão. Para cada casa havia um cartão com uma questão surpresa. O jogador lançava o dado e posicionava o seu pino na casa correspondente. Recebia o cartão referente ao número da sua casa e tinha que resolver a questão. Aqui as crianças foram radicais, quem errasse voltava para o início. Ganhava quem chegasse primeiro ao final do percurso.



Cai-cai matemático - adaptação do jogo cai-cai acrescentando várias questões. Enquanto o jogador resolvia as questões, a cada minuto um palito era retirado. Ganhava quem resolvesse mais questões até a bola cair.

imagem obtida na internet


Ratoeira - foi feita uma adaptação do jogo da ratoeira onde as crianças fizeram um tabuleiro com o circuito da ratoeira no centro. Ao redor elaboraram um caminho com algumas tarefas do próprio jogo e várias casas vazias. Caso o jogador caísse um uma casa vazia pegava um cartão-questão. Se a resposta estivesse errada, voltava uma casa. Ganhava quem concluísse o caminho primeiro.

Esses foram apenas alguns dos diversos jogos super interessantes. Gostei de ver a criatividade da galera. Gostei de ver as várias adaptações que podemos fazer com os jogos que temos em casa e assim estudar matemática de forma mais divertida.

Voltando à pergunta da Sofia. Na verdade, inicialmente o domingo era conhecido como dia do Sol ou primeira feira e o sábado era o dia de Saturno ou sétima feira. O Dia de Saturno ou septima feira como era chamado pelos pagãos se transformou em sábado por influência cristã. Sábado, vem do Shabbat, dia do descanso para os judeus. E o domingo, pela tradição apostólica é o Dia do Senhor, dia do descanso para os cristãos em memória a Ressurreição de Cristo.

O nosso sábado aqui foi mais para uma sétima-feira, com muita atividade legal e divertida, do que para um dia de descanso.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

32 comentários:

  1. Nossa que gincana.Adoro a criatividade da nossa galerinha.Já fiz muitas brincadeiras para estudar matemática com a Bia.Adorei a feira e a explicação para o sábado-feira.Bjks

    ResponderExcluir
  2. Que legal essa feira de matemática Chris! Mto divertida.. e a explicação que vc deu pra ela sobre o sabado e o domingo foi muito boa! =)

    ResponderExcluir
  3. Que legal, Chris! Muito bom a escola incentivar a criatividade das crianças. E vc hein, craque em matemática! Sou uma negação...rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Amei a brincadeira, rsrs
    Voltei com novidades passa lá no blog

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oies,
    Que barato, hein?!
    Vários experimentos interessantes!
    Se fosse eu, ia estar até agora lá resolvendo o desafio-negação em exatas!!
    Ui!
    Bjs
    Manu

    ResponderExcluir
  6. Puxa, que fantástico! E a criatividade das crianças? Muito legal Chris, uma forma lúdica e diferente de aprender matemática, heim?

    Bjos e uma ótima semana pra vocês!

    ResponderExcluir
  7. Oi Chris, setima-feira é ótimo!! rsrs... Adorei o post e a maneira como você escreve. 10!!
    Obrigada pela visita e carinho no Conversando com os pais.
    Bjkas nas meninas.

    ResponderExcluir
  8. Sou eu de novo...tentei seguir o seu blog, mas não consegui. Não abre a opção. Voltarei de pois para tentar novamente. ok?!
    Bjkas.

    ResponderExcluir
  9. Oi Chris.
    Muito legal a iniciatica da escola, incentivando a criatividade. Quando o aprendizado vira brincadeira fica tudo mais fácil.
    bju no coração

    ResponderExcluir
  10. Pena que no meu tempo de escola nao tinha estas coisas! Quem sabe assim eu nao teria gostado mais de matemática? Heheheh!

    Beijo,
    Karen
    http://multiplicado-por-dois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. MUito legal o seu post, Chris ! Adorei as dicas... e muito obg pelo carinho... beijinhos e ótima semana

    ResponderExcluir
  12. Oi Chris....
    Adorei a criatividade e a iniciativa da escola... em juntar o Diversão com o Aprendizado... Tem coisa melhor do que aprender brincando:???

    Bjus Flor*

    E Ótima Semaninha pra ti e para sua família!

    ResponderExcluir
  13. que dia mais produtivo, é tao bom esses jogos simples mas que fazem a gente pensar...

    parabens a vc por ter batido os recordes, confesso que eu iria perder de lavada, sou pessima desde sempre em matematica, prefiro historia, geografia e portugues :S

    bjocas no core

    ResponderExcluir
  14. oi Cris adoro quando me visita!
    sou sua fã!

    Você sabe me dizer por que quando vc vai lá em casa não aparece sua fotinho no Visitantes recente?

    será que tenho que mudar alguma configuração? Isso acontece com varias pessoas e não sei por que!

    bjoca

    ResponderExcluir
  15. essas feiras são ótimas pras crianças, eles aprendem muito!!

    adorei as fotos

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Que legal, como as crianças são criativas, né?
    Adorei os joguinhos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá Amiga vim retribuir a visita, dpeois de muito tempo pois não estou entrando direto na net!!
    Adorei o seu blog e os joguinhos!!!

    blog: artsmariaantonia.blogspot.com

    Bjinhu

    ResponderExcluir
  18. Hahahaha pra variar, minha querida, uma delícia de post, tb me fiz essa pergunta qdo era pequena, sobre não ter feira no nome sábado e domingo, lembro que cheguei até pesquisar e vi a origem dos nomes da semana, mas não lembro mais... hehe

    Quanto a Feira de Matemática, que delícia, me fez lembrar das Feiras de Ciências que o meu colégio fazia, era uma delícia e recheada de coisas interessantes. ;)

    Amei o seu comentário lá no "Mulheres Modernas & Nenhum Segredo"! Beijo, beijooooo

    She

    ResponderExcluir
  19. Que bacana essa feira. A maior diversão! Uma delícia jogar e aprender matemática.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  20. Que feira ótima! Super criativa, fantástica! Jogar todos esses joguinhos deve ser realmente bem gostoso, agora pensa em... às vezes gastamos mto dinheiro com jogos e brinquedos, qndo tudo nós msm podemos criar com coisas q jogaríamos no lixo!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Olá Chris,

    Gosto muito dessas feiras que as escolas promovem, pois trabalham com a criatividade dos alunos e eles aprendem de uma forma bem mais divertida!

    ...Beijinhos para vocês e uma ótima semana!...

    ResponderExcluir
  22. Nossa adoro feira de matemática, feira de ciências, feira de robótica, gincana de colégio, é tudo de melhor! Que delícia! Ahhhh meus tempos! Agora curto também os eventos do colegio da minha filha!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  23. Ou mamae que inventa viu e bota a criançada para inventar junto né??? Eu só vi lá no FB, bolo, cupcake e ficando com água na boca...
    Invente isso não..

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oii Chris! Obrigada pelo comentário no meu blog!!! Já to te seguindo!

    Adorei teu blog e a tua gincana! hehehe

    Te espero mais vezes lá no meu cantinho!

    Beijão,

    Bru

    ResponderExcluir
  25. Chris que gostoso viver esses momentos com as meninas, ne? E que bom que a escola estimula a criatividade e "da" esse espaco para eles exporem as ideias. Acho isso fundamental.
    Como sempre aprendo muito por aqui, vou aproveitar sua sugestao e adaptar alguns jogos que ja temos aqui, e transformar em jogos de tabuleiros. Pois agora o Nicolas esta muito interessado em jogos de tabuleiro.
    Abracos e otima semana para voces.
    Gra

    ResponderExcluir
  26. Qta criatividades!!
    Vou até mostrar umas idéias para a coordenadora da escola...kkkk Pode???
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  27. Chris, amanhã dia 24/08, o Blog Projetando Pessoas faz 1 ano de existência e você, que é minha dinda, tem um papel fundamental nessa história!
    Venha brindar comigo!
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  28. Maravilhosa essa feira de Matemática!
    E muito criativa a resposta que você deu à Sofia, fazendo trocadilho com a palavra "feira".

    Realmente, em Portugal, os bispos católicos recusaram-se a continuar chamando os dias da semana por nomes de Deuses pagãos. Resolveram, então, abolir os termos greco-romanos do nosso calendário. Passaram a usar "Domingo", para o primeiro dia, e resgataram o termo hebraico "Sábado", para se referir ao sétimo dia. Segundo o linguísta Gladstone Chaves de Mello, o termo "feira" veio de "féria", que na tradição católica significaria dia santo. Daí, então, segunda-feira
    ( segundo dia santo, ou de um santo da tradição católica).

    A observância do Sábado remonta, segundo testemunhos arqueológicos (e segundo a própria Bíblia) a um período anterior ao povo hebreu.

    Ainda hoje, há uma minoria cristã que observa o Sábado.

    ResponderExcluir
  29. Nossa !!! Quando era criança tinha este brinquedo da ratoeira !!!

    Buffet Guia
    www.buffetguia.com.br

    O maior e mais completo site de Buffet Infantil do Brasil.

    ResponderExcluir
  30. Ai que legal esses joguinhos!!!!!! Adorei...eu e o maridão já ficamos aqui imaginando criar joguinhos com o Nino para brincar... ele só precisa crescer um pouquinho...mas os crianções aqui já podem jogar! Bjooooo

    ResponderExcluir
  31. Ana Júlia,
    Adorei o esclarecimento! Obrigada! O melhor de compartilhar é aprender sempre!
    E obrigada a todas pelos comentários lindos!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Que barato essa feira de matemática, Chris! Repleta de criatividade.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo