quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Tem lançamento infantil à vista!

Recebi o convite do lançamento do novo livro do escritor e ilustrador JP Veiga, que é meu amigo e pai de um amiguinho da Sofia, com o título "Robinson Titanic".
Já falei diversas vezes aqui no blog de como gosto de ir aos lançamentos de livros e como isso é um fator estimulante para fortalecer o prazer pela leitura. Então, nem preciso dizer o quanto fiquei feliz com o convite, né? Ai gente, nada como ter em mãos um exemplar autografado.


E corri aqui para compartilhar essa dica de programa infantil que adoro, diga-se de passagem.

Sábado, 15 de dezembro de 2012, às 17h na Livraria da Cultura no Shopping Fashion Mall.

Deixo aqui para vocês irem se deliciando, como eu já estou, o release do livro.


Thriller, drama, romance e aventura em alto mar e no fundo do oceano

Titanic literário de JP Veiga enreda referências pop à cultura


Uma catástrofe de proporções épicas. Um castigo de Deus. O tautológico clichê never say never tornado em iceberg. O naufrágio mais famoso da história. Em abril de 2012 fez cem anos que o RMS Titanic, o maior e mais moderno navio de passageiros da época, afundou nas águas do Atlântico, dando fim aos sonhos e às vidas de 1.523 pessoas. O fascínio pela tragédia deu origem a centenas de livros, teorias, debates, estudos, documentários e filmes, como o oscarizado Titanic (1997), e o clássico Somente Deus por testemunha (1958).

A localização exata do naufrágio, descoberta em 1985 pelo professor, oceanógrafo e explorador marinho Robert Ballard e sua equipe, ajudou a manter viva a curiosidade em torno do Titanic. Partindo dessa expedição bem-sucedida e inspirado por toda a mística que envolve o transatlântico inafundável, o escritor e ilustrador JP Veiga criou a surpreendente trama de Robinson Titanic, novo lançamento da Escrita Fina Edições.

Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, datas e acontecimentos verídicos terá sido mera coincidência — será mesmo? Entre idas e vindas, flashbacks e peças esparsas de um quebra-cabeça que aos poucos vai se revelando, figuras reais diretamente ligadas ao Titanic — o capitão Edward Smith; os oficiais William Murdoch e Charles Lightoller; o telegrafista Jack Philips; o bilionário J.J. Astor, o passageiro mais rico a bordo; bem como, mais tarde, o professor Ballard — dão colorido e amarras à imbricada costura do enredo que nos fisga logo na primeira página.

No livro, o leitor é convidado, depois compelido, logo seduzido e, por fim, arrastado a assumir o papel privilegiado d’O Olhar:
. que é câmera, cinegrafista, fotógrafo e diretor;
. que a tudo assiste, como razão do narrador onisciente;
. que se vê perdido, como no labirinto do minotauro;
. que também é surpreendido pelo lance dos dados;
. que muitas vezes conduz a narrativa caleidoscópica;
. que outras tantas (vezes) “levanta a lebre” sobre uma nova perspectiva/interpretação.
Robinson Titanic não é um roteiro de filme e nem pretende ser, embora pareça, ainda que lembre, ou apenas por sua construção e ludismo sugerirem isso: um espírito de roteiro, luzes, câmera e ação desde o início do jogo firmado entre o leitor e o livro folheado, lido, a capa página mais íntimo. Há rubricas teatrais, típicas do jogo cênico, mesmo que não sejam. Até porque elas trazem um sopro de diário, que também não é o caso.

Mais a frente, há no texto tanto um clima de crônica quanto biográfico (sobre a tragédia e seus personagens não-personagens). E igualmente documental — BBC, National Geographic, Globo Repórter. Há doses de terror (psicológico? duas pedras, por favor) e pitadas de sobrenatural. Um turbilhão de estilos a serviço do prazer da leitura.

Logicamente, há um protagonista, Gabriel, porém sem o protagonismo evidente observado em tantas e tantas obras, ele é a engrenagem para o leitor entender mecanismos misteriosos do passado e compreender a aventura do presente (e vislumbrar o indizível futuro, surreal, com toques de fantasia, eterno devedor do fantástico outrora).

Não há padrão pré-estabelecido no livro — sua palavra de ordem é novidade. Trançar tecidos distintos para uma nova e hipnotizante roupagem. Tudo pode ser, mas não há dever. A ficção é uma possibilidade, uma viagem, um convite. Como numa sala de cinema.

Há, portanto, Hollywood, sim senhor. Há Martin McFly e o DeLorean, do filme De volta para o futuro; há o mergulhador Bud Brigman e a tensão de O segredo do abismo; há Jack Torrance e o suspense de O Iluminado; há o guarda-roupa e o fantástico d’ As Crônicas de Nárnia; há a solidão, o afeto, o instinto de sobrevivência e o amor tanto d’ O Náufrago de Tom Hanks, como d’ A Lagoa Azul; há os deliciosos cortes não-lineares de Cães de aluguel e Pulp fiction, de Quentin Tarantino.

Denso quando necessário, leve quando é preciso e enternecedor quando intuímos, Robinson Titanic é uma saborosa salada pop, cult, recheada de referências (como o clássico do escritor inglês Daniel Defoe, Robinson Crusoé, que serve de inspiração para o título), preparada por um chef antenado e contemporâneo, JP Veiga. Pegue bastante fôlego, leitor, porque o sabor de diversão é garantido!


TRECHO

Prof. Ballard: – Este é (parece) o único pedaço de metal que não sofreu tanto com a corrosão e a oxidação.
Assistente: – Fora as bronzinas, eu não tinha visto nada tão bem conservado. Parece que, por ser mais recuado do que o casco, ficou protegido.
Prof. Ballard: – Bobagem! Vai ver essa parede é feita de outro material...
Assistente: – Aqui ao lado ficava a última classe...
Prof. Ballard: – Certo. Aqui ficavam as pessoas que embarcaram na Irlanda. Os imigrantes. Você disse bem, a última classe, última mesmo, se comparada com a primeira...
A estática no rádio começou a ficar cada vez mais alta e mais chata... O Olhar corre pelos instrumentos e mostra a escuridão do lado de fora. Tensão.
Prof. Ballard: – Talvez você tenha razão... Talvez devêssemos voltar... Chega de remexer no túmulo desses infelizes.
Assistente: – Espere... Ouça com atenção...
Prof. Ballard: – Ouvir o quê???
Assistente: – Ouça, a estática está se repetindo como um sinal!
O Olhar se fixa nos olhos do Assistente. Ele pisca no ritmo do ruído. Três curtos, três longos, três curtos, três longos, três curtos...
Assistente: – SOS?!
Prof. Ballard: – Só pode ser uma brincadeira do pessoal lá de cima. Vamos subir... Que mau gosto...
O Olhar se fecha. Escuro total.


O AUTOR

João Pedro Mariz da Veiga — é o que diz sua certidão de nascimento. Ele, no entanto, preferiu adotar JP Veiga para facilitar a apresentação. Nascido no meio do século passado, este carioca é casado, pai de três filhos e avô de duas lindas meninas. JP é diretor de arte, pintor, ilustrador, autor de literatura infantil e juvenil e palestrante. Membro da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), dá cursos de pintura e história da arte, cria, escreve, ilustra e faz publicidade de tudo que lhe aparece pela frente. Papel, pano e meios virtuais já foram plataformas de publicação de seus livros. Apaixonado pelo que faz, ele promete apaixonar também os leitores com sua arte.


Título: Robinson Titanic
Autor: JP Veiga
Páginas: 160
ISBN: 978-85-63877-71-0
Preço: R$ 24,90
Dimensões: 14x21cm



ESCRITA FINA EDIÇÕES

Tel: (21) 2524-5006 [Editorial]
        (21) 3833-5817 [Comercial]
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

19 comentários:

  1. É mesmo muito legal ter um exemplar autografado, ir num lançamento é muito bom também. Aproveitem! A história parece ser bem legal mesmo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Eu vou AGORA tentar achar esse livro aqui .Esse assunto me interessa e achei a abordagem pelo que você descreve aqui apenas SENSACIONAL .Tomara que eu ache .

    ResponderExcluir
  3. Uma tragédia como a do Titanic enfocada para que as crianças possam conhecer é só espetacular ......eu vou ler e recomendar , sei que gostarei .

    ResponderExcluir
  4. Dona Regina vai comprar um para os meninos .

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha hein? Sinto falta de ter uma boa livraria na minha cidade. Quando viajamos, eles adora ir ás livrarias e passam um bom tempo lá.

    ResponderExcluir
  6. Oii Chris, muito bacana a dica, eu tenho apenas um livro autografado pelo autor mas parece que a leitura ganha uma motivação especial! Bjoooss

    ResponderExcluir
  7. puxa q legal, se fosse aqui eu iria com certeza, tb adoro! bjs

    ResponderExcluir
  8. Cris este livro deve se show. Eu me amarro na estória do Titanic. Valeu a dica.
    kisses

    ResponderExcluir
  9. Suuuper dica... que legal!
    E exemplar autografado é tudo de bom mesmo, hein!!!
    Bjks
    :)

    ResponderExcluir
  10. Oi, Chris esse livro deve ser muito bom. Pena que perdi o lançamento pq tava viajando, mas não tem problema.

    Bjssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  11. Chris, a leitura é um hábito que devemos incentivar sempre.
    Gostamos de saber desse livro.
    Com carinho
    Equipe Recanto

    ResponderExcluir
  12. Uma boa dica de livro pra eu dar pro Ramon. Você sabe se já tem nas livrarias? beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Você sempre empenhada em divulga e estimular a leitura. Eu sou testemunha e agradeço muito pelo livros que você nos empresta sempre. bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi gente, obrigado pelos posts. o livro é legal mesmo - sem essa coisa de modéstia, eu gostei muito de ter escrito e o pessoal está gostando muito de ler! aproveito para dizer que está mais barato aqui nesse site - http://www.vitrinedelivros.com.br/robinson-titanic.html e a entrega custa só 3,50 - abraços, beijos e até a próxima!
    JP

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo