Eu já fui a Maceió em outras duas ocasiões: a primeira, solteira e com as amigas. Foram cinco dias de muita praia (passeio de jangada nas piscinas naturais da Pajuçara, Praia do Francês, do Gunga e Barra de São Miguel) e muito forró à noite. A segunda eu fui com o marido que na época era namorado. O esquema foi de muita praia, bares e restaurantes à noite. Nessas duas temporadas eu fiquei hospedada em Ponta Verde que tem ótimos hotéis, mas estes, na maioria, não são de frente para o mar.
Quando voltei ao estado de Alagoas com as filhas preferi ficar em Maragogi. Maravilhoso! Em Maceió são oferecidos passeios de bate e volta a Maragogi, mas eu não faria essa escolha. Além de ser muito longe, Maragogi tem encantos que merecem ser explorados em mais dias.
Dessa vez a minha estada em Maceió foi bem diferente das anteriores. Não teve praia! Como assim? A pessoa vai para o Caribe Brasileiro e não vai à praia? Na verdade eu caminhei na areia da Pajuçara e molhei o pé no mar, mas não tive tempo de ficar curtindo praia no sentido pleno da palavra. Até daria tempo de fazer o passeio de jangada nas piscinas naturais, mas a tábua das marés não nos favoreceu. Essa é uma questão a ser considerada quando se planeja alguns dias em Maceió, Maragogi, Porto de Galinhas, em Pernambuco, e outros lugares em que o destaque seja as piscinas naturais formadas por arrecifes.
Então o que eu fiz nesses dois dias em Maceió:
- Desfrutei a vista linda da Praia da Pajuçara no terraço do Hotel Mercure.
- Passeei pela orla. As orlas das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca são lindas. Tem um calçadão largo com opções de bicicletas para aluguel, do projeto "Pedala Maceió". Tem diversos quiosques de comidas típicas e tem a feira de artesanato da Pajuçara.
O gostoso de passear por ali, além da beleza natural, da brisa típica do Nordeste e da descontração das pessoas, é observar que apesar de estarmos em uma capital estamos longe do caos urbano. Ao sentar em uma das várias jangadas ancoradas na areia e observar o mar pude me deparar com uma cena bem rústica: pescadores chegando do mar, no fim de tarde, com o barquinho carregado de peixe que são descarregados em uma charrete.
E não é que de repente, enquanto eu caminhava tranquilamente, eu me deparei com nada mais, nada menos do que a Maria Bonita em pessoa! Mulher valente, mas que conquistou Lampião pela doçura e o convenceu a deixá-la entrar para o cangaço. Até então as mulheres eram proibidas de fazer parte do movimento. Maria Bonita estava toda estilosa, uma característica bem típica do grupo de Lampião que se vestia com cores vivas e harmoniosas, caprichadas nos bordados feitos à mão pelos próprios cangaceiros e inspirados em imagens da caatinga. Eu também fiquei no estilo com o chapéu e armada até os dentes!
- Fui à Feira de Artesanato da Pajuçara. Ali tem de tudo! Peças em rendas e bordados, em palha, madeira, cerâmica, fibra do coqueiro, comidas e bebidas típicas. Tudo muito colorido! O artesanato também é bem influenciado pelas figuras de Lampião e Maria Bonita.
- Pirei nos sabores de sorvetes da sorveteria Sabores do Cerrado. No final de tarde, depois de caminhar pela orla e fazer comprinhas na feira de artesanato, sentar para tomar um sorvete sentindo a brisa e jogando conversa fora é um convite irresistível. O sorvete de buriti foi o meu preferido. O de jabuticaba também é delicioso.
Que lugar maravilhoso, super amei as fts <3
ResponderExcluirBLOG: http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
Instagram: @samaralima_03
Big beijos, *-*
Maceió é uma cidade linda... tem um artesanato incrível!!!
ResponderExcluirE a música? Ninguém cantou pra vc? "Ai que saudades do céu, do sal, do sol de Macieóoooo"
heheh
beijos
Lele
O terra linda, meu sonho é conhecer Maceió, fico babando pela internet as fotos dai... Más moro tão longe, nem sei se ainda esse ano vou conseguir realizar esse sonho, más quem sabe né?
ResponderExcluirrsrs
Bjs flor :*
http://meu-pequeno-guilherme.blogspot.com (:
Maceió é bonito mesmo... lindas fotos.
ResponderExcluirQuando poder vir conhecer o Círio de Nazaré nossa casa está disponível para você!
Nós paraenses somos muito hospedeiros e gostamos de receber visitantes.
Só avisar que nos programaremos para aproveitar ao máximo o Círio. rs
Super viagem, cidade linda!!! O Nordeste tem muita beleza, adoro!!!
ResponderExcluirBeijos!
Seguindo o blog... siga-nos
ResponderExcluirbjs
Cris que passeio legal, adoro Maceió, já fiquei com vontade de experimentar este sabores de picolé diferentes, aqui temos buriti é muito bom mesmo.
ResponderExcluirTri-beijos Desirée
http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/
Ah, Maceió é linda mesmo. Também ficamos em Pajuçara quando fomos. Vontade de voltar lá hora dessas!!! Abs.
ResponderExcluirAmo o NE, terra gostosa e com comidas maravilhosas, inclusive esses sorvetes... huuuuummmmm amei as fotos!
ResponderExcluirBjbj
OI Amiga eu admiro a sua coragem de sair assim e se jogar nas coisas. É muito bom ver que você aproveita bem mesmo ficando com saudade das filhas.
ResponderExcluirbjs
Cris eu quero ter um curriculum de viagens assim tipo o seu. Muito maneiro vc de Maria Bonita.
ResponderExcluirKisses
Chris que bom qie você aproveita bem as oportunidades e que as meninas ficam bem xom o pai, né?
ResponderExcluirEu quero conhecer!
ResponderExcluirChris, conhecer o artesanato local é conhecer a cultura do lugar. Eu gosto de viagens que possibilitam desfrutar das belezas naturais e da cultura popular.
ResponderExcluirChris, o nosso coração bate a um ritmo diferente quando estamos perto do mar, não concorda? Adorei vê-la entrar no espírito da Maria Bonita :)
ResponderExcluirAbraço
Ruthia d'O Berço do Mundo
http://bercodomundo.blogspot.pt/
UAUUUUUUUUUUUUUUU LINDAS FOTOS ......ADORO ESSE TIPO DE ARTESANATO ......... AMEI SUA FOTO NO BARCO E VESTIDA DE CANGACEIRA ................ TUDO MUITO BONITO ...
ResponderExcluir