quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Maceió - Gastronomia e Artesanato

Na semana passada eu estive em Maceió. Foi uma passagem rápida pela cidade com o objetivo de conhecer a fábrica verde da Coca-Cola, como eu já contei AQUI. Mas no tempo que sobrou deu para aproveitar bastante e ficar com vontade de voltar com as filhas e o marido.

Eu já fui a Maceió em outras duas ocasiões: a primeira, solteira e com as amigas. Foram cinco dias de muita praia (passeio de jangada nas piscinas naturais da Pajuçara, Praia do Francês, do Gunga e Barra de São Miguel) e muito forró à noite. A segunda eu fui com o marido que na época era namorado. O esquema foi de muita praia, bares e restaurantes à noite. Nessas duas temporadas eu fiquei hospedada em Ponta Verde que tem ótimos hotéis, mas estes, na maioria, não são de frente para o mar.

Quando voltei ao estado de Alagoas com as filhas preferi ficar em Maragogi. Maravilhoso! Em Maceió são oferecidos passeios de bate e volta a Maragogi, mas eu não faria essa escolha. Além de ser muito longe, Maragogi tem encantos que merecem ser explorados em mais dias.

Dessa vez a minha estada em Maceió foi bem diferente das anteriores. Não teve praia! Como assim? A pessoa vai para o Caribe Brasileiro e não vai à praia? Na verdade eu caminhei na areia da Pajuçara e molhei o pé no mar, mas não tive tempo de ficar curtindo praia no sentido pleno da palavra. Até daria tempo de fazer o passeio de jangada nas piscinas naturais, mas a tábua das marés não nos favoreceu. Essa é uma questão a ser considerada quando se planeja alguns dias em Maceió, Maragogi, Porto de Galinhas, em Pernambuco, e outros lugares em que o destaque seja as piscinas naturais formadas por arrecifes.

Então o que eu fiz nesses dois dias em Maceió:

- Desfrutei a vista linda da Praia da Pajuçara no terraço do Hotel Mercure.

Orla de Maceió

Orla de Maceó

Orla de Maceió


- Passeei pela orla. As orlas das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca são lindas. Tem um calçadão largo com opções de bicicletas para aluguel, do projeto "Pedala Maceió". Tem diversos quiosques de comidas típicas e tem a feira de artesanato da Pajuçara.

Orla de Maceió


O gostoso de passear por ali, além da beleza natural, da brisa típica do Nordeste e da descontração das pessoas, é observar que apesar de estarmos em uma capital estamos longe do caos urbano. Ao sentar em uma das várias jangadas ancoradas na areia e observar o mar pude me deparar com uma cena bem rústica: pescadores chegando do mar, no fim de tarde, com o barquinho carregado de peixe que são descarregados em uma charrete.

Jangada na Orla de Maceió


Orla de Maceió

E não é que de repente, enquanto eu caminhava tranquilamente, eu me deparei com nada mais, nada menos do que a Maria Bonita em pessoa! Mulher valente, mas que conquistou Lampião pela doçura e o convenceu a deixá-la entrar para o cangaço. Até então as mulheres eram proibidas de fazer parte do movimento. Maria Bonita estava toda estilosa, uma característica bem típica do grupo de Lampião que se vestia com cores vivas e harmoniosas, caprichadas nos bordados feitos à mão pelos próprios cangaceiros e inspirados em imagens da caatinga. Eu também fiquei no estilo com o chapéu e armada até os dentes!

Maria Bonita na Orla de Maceió

- Fui à Feira de Artesanato da Pajuçara. Ali tem de tudo! Peças em rendas e bordados, em palha, madeira, cerâmica, fibra do coqueiro, comidas e bebidas típicas. Tudo muito colorido! O artesanato também é bem influenciado pelas figuras de Lampião e Maria Bonita.

Feira de Artesanato da Pajuçara

Feira de artesanato da pajuçara

- Pirei nos sabores de sorvetes da sorveteria Sabores do Cerrado. No final de tarde, depois de caminhar pela orla e fazer comprinhas na feira de artesanato, sentar para tomar um sorvete sentindo a brisa e jogando conversa fora é um convite irresistível. O sorvete de buriti foi o meu preferido. O de jabuticaba também é delicioso.

Sorveteria Sabores do Cerrado

A decoração da sorveteria é bem interessante com quadros em azulejos pintados com cenas nordestinas e tem uma área com brinquedos para as crianças.

Sorveteria Sabores do Cerrado

- Comi, mas comi muito e bem! Mas como este post já está enorme eu vou falar sobre isso em outro.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

16 comentários:

  1. Que lugar maravilhoso, super amei as fts <3

    BLOG: http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram: @samaralima_03

    Big beijos, *-*

    ResponderExcluir
  2. Maceió é uma cidade linda... tem um artesanato incrível!!!
    E a música? Ninguém cantou pra vc? "Ai que saudades do céu, do sal, do sol de Macieóoooo"
    heheh
    beijos
    Lele

    ResponderExcluir
  3. O terra linda, meu sonho é conhecer Maceió, fico babando pela internet as fotos dai... Más moro tão longe, nem sei se ainda esse ano vou conseguir realizar esse sonho, más quem sabe né?
    rsrs
    Bjs flor :*

    http://meu-pequeno-guilherme.blogspot.com (:

    ResponderExcluir
  4. Maceió é bonito mesmo... lindas fotos.
    Quando poder vir conhecer o Círio de Nazaré nossa casa está disponível para você!
    Nós paraenses somos muito hospedeiros e gostamos de receber visitantes.
    Só avisar que nos programaremos para aproveitar ao máximo o Círio. rs

    ResponderExcluir
  5. Super viagem, cidade linda!!! O Nordeste tem muita beleza, adoro!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Cris que passeio legal, adoro Maceió, já fiquei com vontade de experimentar este sabores de picolé diferentes, aqui temos buriti é muito bom mesmo.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ah, Maceió é linda mesmo. Também ficamos em Pajuçara quando fomos. Vontade de voltar lá hora dessas!!! Abs.

    ResponderExcluir
  8. Amo o NE, terra gostosa e com comidas maravilhosas, inclusive esses sorvetes... huuuuummmmm amei as fotos!
    Bjbj

    ResponderExcluir
  9. OI Amiga eu admiro a sua coragem de sair assim e se jogar nas coisas. É muito bom ver que você aproveita bem mesmo ficando com saudade das filhas.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Cris eu quero ter um curriculum de viagens assim tipo o seu. Muito maneiro vc de Maria Bonita.
    Kisses

    ResponderExcluir
  11. Chris que bom qie você aproveita bem as oportunidades e que as meninas ficam bem xom o pai, né?

    ResponderExcluir
  12. Chris, conhecer o artesanato local é conhecer a cultura do lugar. Eu gosto de viagens que possibilitam desfrutar das belezas naturais e da cultura popular.

    ResponderExcluir
  13. Chris, o nosso coração bate a um ritmo diferente quando estamos perto do mar, não concorda? Adorei vê-la entrar no espírito da Maria Bonita :)

    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo
    http://bercodomundo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  14. UAUUUUUUUUUUUUUUU LINDAS FOTOS ......ADORO ESSE TIPO DE ARTESANATO ......... AMEI SUA FOTO NO BARCO E VESTIDA DE CANGACEIRA ................ TUDO MUITO BONITO ...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo