quinta-feira, 23 de abril de 2015

Exames de rotina. Eu já fiz os meus!






Se tem uma época em que nós mulheres adoramos ir ao médico é durante a gravidez. E fazer ultrassonografia então? A gente ama! Quanto mais, melhor. 

Bom, eu era assim. Não tinha tempo ruim, não tinha reunião de trabalho, nada, mas absolutamente nada me fazia perder uma consulta ou algum exame.

Mas quando estamos falando de ir ao médico para consulta de rotina, aí a coisa muda de figura. É difícil achar um horário que encaixe com a agenda, o consultório está sempre cheio e demora, tem trânsito, e blá-blá-blá. A lista de reclamações é enorme. 

Fazer os exames então... dá cansaço só ao ver a quantidade. E aí os empecilhos são muitos: não se consegue marcar todos no mesmo dia, os resultados também saem em dias diferentes, depois que conseguir concluir ainda tem que retornar ao médico. E claro que alguma reunião de trabalho ou na escola do filho vai cair justamente no horário que consegui marcar aquele exame.

Diante disso tudo, a tentação para deixar escorregar a nossa revisão anual é grande. Vou contar, apesar de eu fazer a minha revisão anualmente, eu não sou tão pontual quanto deveria. 

Mas de uns anos pra cá eu resolvi priorizar a minha saúde, como eu priorizei durante a gestação. Naquela época fiz isso pelas minhas bebês. E já que filho é sempre prioridade, eu faço o uso da medicina preventiva e tão fundamental por elas.

Consulto anualmente o ginecologista e a cardiologista e faço os exames que toda mulher deve incluir na rotina:

1 - Exame de sangue que verifica diversas taxas e dá uma visão geral da saúde. Deve ser feito anualmente, a partir dos 30 anos, e cada vez que houver alguma indicação clínica.

2 - Exame de fezes e urina para identificar possíveis infecções e/ou protozoários causadores de doenças. A indicação é anual para qualquer idade.

3 - Preventivo ginecológico é importantíssimo para prevenir o câncer no colo do útero e verificar possíveis infecções e doenças sexualmente transmissíveis. O exame preventivo deve ser realizado anualmente em toda mulher que já tenha iniciado a vida sexual. Mães de adolescentes meninas devem ficar bem atentas para orientar e acompanhar as filhas.

4 - Mamografia é fundamental para identificação precoce de câncer de mama e nódulos. A indicação é anual para mulheres a partir dos 40 anos. Porém, pode variar conforme histórico familiar. Eu, por exemplo, iniciei antes disso porque a minha mãe teve câncer de mama. E justamente porque fazia todos os exames de rotina ficou curada sem maiores complicações.

5 - Ultrassonografias: da mama, transvaginal, abdome total e da tireoide. São exames que identificam precocemente possíveis problemas e possibilitam que a gente atue antes que se tornem graves. A indicação é anual e a partir dos 40 anos. Mas também podem ser antecipados conforme histórico familiar e questões clínicas específicas. Eu comecei a fazer antes dos 40 anos por questões de histórico familiar.

6 - Densiometria óssea avalia a densidade dos ossos e identifica a osteoporose. A indicação oficial é anual, a partir do aparecimento da menopausa, mas alguns médicos iniciam antes. Depende de questões clínicas e histórico familiar. Eu, por exemplo, tenho problema de tireoide e este pode acelerar a perda óssea, então já faço a densiometria óssea há algum tempo, Como está tudo bem, obrigada, eu repito de dois em dois anos.

7 - Teste ergométrico. Esse é osso! Mas é importante não somente para quem vai iniciar uma atividade física, mas para medir a capacidade cardíaca e detectar a existência de doenças cardiovasculares, como arteriosclerose e hipertensão. A indicação é anual para mulheres a partir de 30 anos.


Esses são os exames que eu faço atualmente e conforme o avançar da idade, e eu espero que ela avance muito, mas muito mesmo, essa lista vai aumentar. O importante é além da visita ao ginecologista e fazer o preventivo ginecológico anual. Mas, procurar também um clínico geral e cardiologista. 

Fazer essa penca de exames não é nem de perto tão bom quanto fazer o pré-natal. Mas pegar os resultados e ter a tranquilidade de que estamos fazendo o melhor por nós e pelos nossos filhos compensa.




A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

5 comentários:

  1. Olá menina.
    Eu estou enrolando com os meus, mas já marquei e até o inicio do mês terminei todos, aí será mais uma novela pra levar pro médico ver, rsr (me conheço).
    Mas super legal o seu post com a idade certa pra cada exame.
    Tenha um otimo final de semana,
    Beijos
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sempre faço os meus também, o bom é que qualquer coisinha logo podemos cuidar. Sinceramente estou precisando fazer o de Densiometria óssea, tão importante...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Chris, esse post ficou excelente. É muito pimportante incentivar as mães a se cuidarem com o mesmo carinho e amor que faziam durante a gestação.
    Com carinho
    Equipe Recanto.

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo. Faz todos os seus exames e se cuida pra você poder cuidar das suas filhas.

    ResponderExcluir
  5. Eu já fiz os meus exames e graças a Deus está tudo bem. É importante a gente cuidar da nossa saúde.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo