terça-feira, 14 de abril de 2015

Dando asas aos livros

Uma coisa que eu gosto muito de fazer é colocar os livros daqui de casa para voarem. Gosto de fazer a energia girar. Livro parado na estante enfeita a casa, mas com o tempo se estraga e dá poeira. Livro passeando por aí enfeita a alma, viaja no tempo e espalha uma nuvem de possibilidades.

E como eu faço para colocar os livros para circularem? Eu ofereço para os amigos, empresto, incentivo a leitura, troco, faço doações.

Nos encontros das amigas blogueiras esmaltólotras nós sempre levamos esmaltes e livros para troquinhas. Apresentamos o que nos fez bem para as outras amigas.

Em alguns encontros do #vivapositivamente também experimentamos o prazer e a alegria de compartilhar nossos livros. E vou te dizer que eu fiquei muito feliz quando uma amiga me disse que amou o livro que pegou na troquinha e era justamente o que eu tinha levado.

Empresto os livros que as minhas filhas leram para as minhas amigas lerem com os filhos.

Indico leituras e faço doações. Uma vez por ano eu separo uma pilha de livros infantis e levo para a creche da Comunidade Dona Marta.

Essa semana, fazendo uma arrumação aqui em casa, eu separei mais livros para trocas entre amigas e para doações.



Passeando pelas ruas de Botafogo eu encontrei dois locais para trocas de livros:

1 - Ninho de Livros - "um livreiro de trocas, um espaço meu, seu e de quem quiser para trocarmos nossos livros por outros. Um local para que seus livros voltem a voar por aí." - localizado na pracinha do metrô de Botafogo.



Achei a proposta muito interessante, gostei do local para os meus livros voltarem a voar por aí e gostei principalmente da ideia de trocar com alguém desconhecido.



Quando eu fui olhar dentro do ninho para ver os livros disponíveis, achei que eram livros muito específicos e antigos. Livros que interessariam a poucos. E isso me estimulou a deixar alguns exemplares de leituras mais simples, que pudesse despertar o interesse de mais gente. Então deixei a minha contribuição como doação.


2 - Troca de livros no Hostel. Em um barzinho, em um hostel, localizado na Rua Bambina, tem essa parede que fica aberta o dia todo para quem quiser pegar um livro. O leitor interessado pode pegar um livro grátis, pode doar, pode fazer uma troca, pode pegar emprestado, ou pode até ler ali mesmo no bar.




Gostei demais da iniciativa e resolvi contribuir.



Espero que algumas pessoas aproveitem a leitura e continuem a passar os livros para frente. Espalhar livros é espalhar possibilidades de novas descobertas, de viajar sem sair do lugar, é estimular a criatividade, é ajudar a construir uma sociedade consumidora de leitura e ainda estimular a reutilização.

E vocês já viram algum local para troca de livros em algum bairro ou cidade que vocês passaram?

Nessa semana ainda terá mais livros ganhando a liberdade por aí. Vai rolar a 10ª edição do Bookcrossing Blogueiro.




A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

15 comentários:

  1. Nossa que legal essa sua postagem! Aquecimento para o bookcrossing!
    Dia desses eu encontrei uma estante num parque aqui na minha cidade para a troca de livros, mas como você também observou, os livros que estavam ali eram em sua maioria escolares, didáticos e eu fiquei com a impressão de que levam para esses espaços o que seria "tralha" em casa.
    Quem sabe com um bom exemplo como o teu, libertando um livro agradável as coisas comecem a mudar né?!
    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Chris! Essa é mesmo uma maneira muito bacana de incentivar a leitura! Parabéns pela iniciativa!
    Beijo

    querendoserblogueira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Uau! Que lugares bacanas encontrou!!
    As pessoas estão mais cientes do poder da leitura e do quanto é importante desapegar. O mundo melhora dos dois lados, ou melhor, de todos os lados. Um livro parado na estante sem que um dia tenhamos a pretensão de reler denota apenas egoísmo.
    Chris, estou muito orgulhosa de você!
    :=))
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Eu ainda não tinha visto.

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana isso Chris! Também estou desapegando de alguns livros, só quero ficar com aqueles que mexeram comigo mesmo e que sei que vou reler muito. Aqui em Curitiba não vi nada assim ainda.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Nossa, adorei. Primeiro adorei o seu desapego... sou meio apegada aos meus livros, mas devagar estou aprendendo a liberá-los rsrsrs... e ao mesmo tempo adorei essas possibilidades. Aqui em Londrina não conheço nada assim, mas normalmente empresto ou doo para amigas.
    beijos
    http://www.mamaeaprendiz.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi querida!
    Tbe AMO ler e penso como vc, eles nao podem ficar parados em casa.
    Achei otimos os dois projetos e aqui, que eu saiba nao tem nada parecido, mas vou procurar saber.
    Montei na clinica de hemodiálise que trabalho, consegui montar uma biblioteca, o que me deixa muito feliz e orgulhosa!
    Tbe sou moderadora de um clube da leitura e trocamos muitos livros
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  8. Que ideias lindas!!! Aqui eu não conheço nenhum projeto desse estilo! Uma pena, pq parece que cada vez mais o hábito da leitura vai perdendo força, principalmente entre as crianças que - na grande maioria - só querem saber de tablet, jogos eletrônicos.

    Lindo post!

    ResponderExcluir
  9. Que legal! É bom compartilhar mesmo!!! Leitura então!! É pra ganhar asas sempre!!!

    ResponderExcluir
  10. Puxa, Chris! Passo por ali às vezes e nunca reparei... =(
    Saio do trabalho com tanta pressa pra chegar em casa e voltar à minha família que coisas bacanas como esta também acabam passando despercebidas. Vou lá espiar!
    Eu ensaiei participar deste Bookcrossing Blogueiro, achei que fosse até aproveitar o evento para voltar a blogar, mas de novo não consegui...

    ResponderExcluir
  11. Oi Chris! Há quanto tempo eu não vinha aqui e vejo que está ainda melhor! Gostei demais dos lugares que você encontrou para libertar os livros. Ainda não tinha visto nada semelhante, super criativo e estimulante. Parabéns! Beijo! Renata

    http://www.mariarosasonhos.com/2015/04/libertando-livros-6.html

    ResponderExcluir
  12. Você encontrou ótimos lugares para libertar os livros. Aqui onde moro agora, troco livros em um sebo. E procuro incentivar os vizinhos e colegas a lerem os meus livros, antes de trocá-los ou libertá-los.

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Chris, as duas iniciativas são excelentes. É preciso incentivar a leitura e como você disse fazer a energia rodar. Lindo post.
    Com carinho
    Equipe Recanto

    ResponderExcluir
  14. Amiga, eu sou testemunha que você sempre incentiva a leitura. Eu mesma recebi muitos livros emprestados por você e li com as minhas meninas. Muito obrigada pelo exemplo que você é.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. É bom fazer doações e ajudar a quem precisa. Doar os livros é bom porque espalha cultura por aí.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo