segunda-feira, 6 de abril de 2015

Dia Mundial da Atividade Física


Hoje, dia 06 de abril, é o Dia Mundial da Atividade Física. Um dia para lembrar e relembrar da importância da prática de alguma atividade que coloque o nosso corpo em movimento e nos faça responder com um “não” bem seguro quando o médico perguntar: é sedentário(a)? E com um "sim" cheio de orgulho quando vier a pregunta: pratica atividade física regularmente?

Você sabe que o sedentarismo, a falta de atividade física, é o quarto principal fator de risco de morte no mundo segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS)? É de assustar, né? E mais assustador é que pouco se fala sobre isso. Não existem campanhas públicas que incentivem e estimulem a prática de atividade.

Por outro lado o bom disso tudo é que não precisamos ser atletas para termos níveis saudáveis de prática de exercícios. Conforme o Dr. Victor Matsudo, médico de esporte, ortopedista e um dos responsáveis pelo Agita São Paulo, para não sermos considerados sedentários precisamos:

- Crianças precisam de 13000 passos/dia ou 1 hora de atividades físicas por dia e
- Adultos necessitam de 10000 passos/dia ou 30 minutos de atividades físicas.

Eu contei da palestra que assisti sobre o sedentarismo neste post: 'Sedentarismo Não!".

E se a atividade física é tão importante, o melhor é criar o hábito e o gosto pela prática de exercícios desde cedo. Eu fui uma criança que se movimentou muito. Fiz balé clássico e várias danças durante anos, andei muito de bicicleta e fiz patinação. Hoje eu trago uma memória muscular que me ajuda muito nas atividades que pratico. E tenho, até hoje, um volume de massa muscular considerada excelente. Toda essa base foi criada na infância.

Outra informação que eu recebi em uma das palestras do #VivaPositivamente foi em relação à importância de, além de reduzirmos a gordura corporal, termos um índice adequado de massa magra. Segundo o Dr. Carlos Scherr, professor de Cardiologia da Universidade Gama Filho e mestre em Cardiologia pela Universidade Federal Fluminense, o baixo índice de massa magra pode ser mais prejudicial, em alguns casos, do que o alto índice de massa gorda (dentro de um limite não extremo). Eu contei mais sobre a palestra no post "Estilo Ipanema"

Sempre incentivei as minhas filhas a praticarem esportes que elas sintam prazer. Já fizeram natação, capoeira e balé, ginástica rítmica e ginástica olímpica,



e hoje fazem dança aérea e jazz. 



Além disso, tem as atividades que podemos praticar ao ar livre que funcionam como brincadeira e lazer. Podemos aproveitar um dia de praia para jogar frescobol, um esporte que pode ser praticado em família e tem muitos benefícios como contei no post "Frescobol para toda a família".



Uma tarde gostosa para andar de bicicleta,



Um dia mais fresco para patinar (e olha que essa prática gostosa e divertida tem muitos benefícios como contei no post "Fomos de Patins"),




Em outros podemos caminhar e curtir o visual. E se não der para ser ao ar livre, temos a opção de caminhar na esteira. 




Eu estou encantada pelo Pilates. Me encontrei em uma atividade que me faz bem e que eu posso praticar em família. Falei dele e dos benefícios no post "Pilates para toda a família".



Outra atividade que eu estou praticando é a Zumba. Sensacional! Ainda vou fazer um post falando dos benefícios dela.

Bom, o importante é estar ligado e colocar os nossos “corpitchos” em movimento. E sabe que apenas 30 minutos por dia já são suficientes?

Pois é né, não dá pra deixar que a falta de atividade física nos coloque na fila de risco para doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs), como as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

Vamos aproveitar o dia de hoje para verificar como está a nossa prática diária de exercícios e rever o nossos planos,. Que tal?
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

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7 comentários:

  1. Uau! Admiro demais a tua mobilidade corporal. Me lembro até hoje da foto galgando a parede imitando a tua filha. Agora entendi de onde vem essas habilidades, da infância e da vida cheia de movimento. Super parabéns! Também amo Pilates e fiquei super curiosa pelo Zumba. Fala logo sobre isso!
    Beijos

    Elenara
    Www.elenaraleitao.com.br

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  2. Que post legal Chris.
    Confesso que ando meio enferrujada e com preguiça de praticar atividade física. Mas sempre fui muito ativa também, sempre pratiquei esportes, desde criança. Hoje prefiro os esportes ao ar livre e que não tenham muita rotina.
    Também procuro incentivar meus filhos a praticarem e eles adoram.
    Beijos

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  3. Oi Chris! Eu acho ótima a forma com que você estimula suas filhas a praticarem atividades físicas e também a forma como você busca sempre se exercitar. Me inspira! Vou fazer o mesmo com os meus filhos. Eles já gostam muito e já apontam suas preferências. bjs Camila Vaz

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  4. Eu vou de caminhada e natação.

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  5. Amiga, eu preciso fazer mais sucos em casa e esse seu post foi ótimo para me dar inspiração.
    bjs

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  6. Ui! Coloquei o mesmo comentário do outro post. Eu admiro muito a sua disposição e a forma como você acompanha as meninas nas atividades delas, sempre estando presente e incentivando.
    bjs

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  7. Adorei, nem me toquei neste dia, me movimentei mas a data passou em branco p mim, mas amei as fotos, bjosss

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