quarta-feira, 29 de abril de 2015

Tortinha de maçã de quinoa e aveia

Eu e a Sofia ficamos com aquela vontade de comer alguma coisa doce na hora do lanche. Aí eu resolvi fazer algo que fosse docinho, desse a sensação de saciedade e ainda fosse com uma pegada mais saudável.  
A princípio eu pensei em apelar para alguma das variações de banana ou maçã assada com canela, ou maçã recheada como essas que já fizemos: maçã recheada com granola e maçã recheada com chocolate. Mas resolvi experimentar algo novo e o resultado foi: minitortinhas de maçã sem farinha, nem leite, nem gordura. 
cupcake de maçã sem gluten e sem lactose na cupcake maker


O que utilizamos:


- 1 xícara de quinoa cozida sem tempero;
- 1 xícara de aveia;
- 2 ovos;
- 2 maçãs picadas;
- 1 colher de sopa de canela;
- 2 colheres de sopa de mel.

Como fizemos:

Em um recipiente grande (primeiro usamos um pequeno e depois tivemos que trocar para um maior) colocamos a granola cozida somente na água, adicionamos a aveia e misturamos.




Colocamos os ovos batidos e misturamos mais um pouco.


Colocamos o mel,


a maçã picadinha


e caprichamos na canela.


Misturamos tudo e com uma concha pequena colocamos nas forminhas da Cupcake Maker.


E esperamos cinco minutos. Isso mesmo, apenas cinco minutos. A receita rendeu 10 mini cupcakes, então tivemos que repetir o processo.

cupcake de maçã sem gluten e sem lactose na cupcake maker

Depois de prontos nós decoramos com um pedaço de maçã e salpicamos canela. Ficou delicioso, nutritivo, saudável e sem desperdício.

Esses minibolinhos feitos na Cupcake Maker são perfeitos porque ficam lindinhos; são pequenos, mas no tamanho ideal; dá para comer com os dedos, então podem até ser apresentados como finger food; e ainda podemos comer mais de um sem culpa (o tamanho deles nos permite essa gula).

Eu costumo utilizar a Cupcake Maker para receitas de pouca quantidade que exijam até três repetições do processo, conforme o tempo necessário para assar. Do contrário eu opto pelo forno. Sempre penso em qual fonte estarei consumindo menos.

Essa receita, por exemplo, rendeu 10 bolinhos. Então repeti o processo e ao todo foram 10 minutos de equipamento ligado. Para fazer no forno em uma única leva eu consumiria mais tempo de gás. 

Bom, essa receita foi uma ótima alternativa para o nosso lanche da tarde e já estou pensando em outras variações com banana e frutas vermelhas. Vamos fazer uso dessas opções para o café da manhã e lanche da escola também.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

17 comentários:

  1. Chris,
    Perfeito seu bolinho de aveia e quinoa de maçã! Adorei a aparência, bem apetitoso mesmo. E rápido de fazer. E gostei dessa máquina e vc calcula bem em termos econômicos. Não tenho essa maquina, vou até procurar por aqui e ver o preço. Boa dica!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa receita. Muito bom você ensinar essas receitas saudáveis para a Sofia.

    ResponderExcluir
  3. Está com uma aparência ótima!!! Vou guardar a receita para fazer. Valeu. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cris esse cupcake está MARA! Muito show a Sofia na cozinha!
    kisses

    ResponderExcluir
  5. Essa tortinha ficou gostosa mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Estou louca por uma cupcake maker, mas acabei de me mudar e tem tantas prioridades que esses aparelhinhos (de crepe, de fondeu, omeleteira e etc...) vao ficando para depois. Ficou bem bonita a tortinha!

    ResponderExcluir
  7. Prática e saborosa. E na hora do doce é super bem vinda.
    Estou louca por uma Cupcake Maker, vou começar a ver preços, adorei. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  8. Mais uma receita que vou levar. Essa será pra minha mãe :), obg

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Chris, minha mãe ama torta de maça, sou passar essa sua receita para ela!

    Como você faz milagre, suas receitas são apetitosas, dá água na boca, parabéns!

    Beijos,
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    ResponderExcluir
  11. Acabei de fazer só que eu tinha quinoa em flocos.
    Ficou bão demais!

    ResponderExcluir
  12. Parece delicioso! Não tenho a máquina de cupcake, então queria as instruções de tempo e temperatura pra fazer em forno comum. Usar fôrma untada e colocar em “bolinhos”? A consistência permite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Pat, eu acho que funcionaria nas formas de cupcake que vão ao forno. Untando a forma e levando ao forno pré-aquecido a 200º. Acho que em bolinhos na forma normal iria esparramar, não sei. Não tentei. Ou eu tentaria em forma de empadinha, se tiver.
      beijos
      Chris

      Excluir
  13. É Quinoa ou granola?
    Nos ingredientes é quinoa, depois fala que é granola...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade , tbm observei isso....estava lendo pra ver se achava alguma coisa❗❗❗❗

      Excluir
  14. Gostei da receita fiquei com vontade mas sou diabética posso substituir o mel por xilitol se sim qual a quantidade ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo