quarta-feira, 23 de setembro de 2015

No clima da primavera - Dicas e mais dicas

No mês de setembro de 2012 eu estive no blog Vida de Mãe, da Nestlé, com dicas para curtir a primavera com a criançada, desfrutar o que essa estação repleta de cores, cheiros, sons e sabores tem a nos oferecer.  Em 2013 eu fiz uma edição do mesmo post no Recanto das Mamães Blogueiras.
Como as oportunidades e dicas para a gente aproveitar esta que é a flor das estações, a época do ano mais inspiradora são muitas, eu resolvi dar uma atualizada e postar novamente.


- Passear pelos parques, jardins, praças, hortos e floriculturas. Essa é uma ótima época para descobrirmos novos cantos cheios de encantos na nossa cidade. 

  • Aqui no Rio, por exemplo, é na primavera que podemos observar as Flores de Jade no sítio Burle Marx

Foto obtida AQUI na internet.





- Caminhar pelo bairro observando os jardins e canteiros. Uma ótima maneira para a criança explorar o próprio bairro e perceber a beleza trazida pela primavera é deixar que ela fotografe as flores que encontrar pelo caminho. Se bem que do jeito que andam as coisas aqui pelo Rio, estou achando melhor deixar as fotografias para lugares mais fechados.
É legal também chamar a atenção para a presença dos pássaros e borboletas, é incrível como esses passeios podem nos surpreender.
Conforme já contei no post do Projeto 10 on 10, foi na primavera que mudamos de opinião sobre o bairro em que moramos e deixamos de ver apenas sujeira e ruas esboracadas e passamos a ver flores e beleza. E olha quanta beleza!





- Fazer uma seleção de livros que abordem o tema primavera para serem lidos nesse período. Deixo aqui algumas dicas:

• A Primavera da Lagarta – Ruth Rocha – Editora Salamandra;
Romeu e Julieta – Ruth Rocha – Editora Salamandra;
Festival da Primavera – Braguinha – Editora Rocco;
Viveiro de Pássaros – Braguinha – Editora Rocco;
• As Flores da Primavera – Ziraldo – Editora Melhoramentos;
• Lagarta na Primavera – Readers Digest – Editora Saraiva.

Uma atividade que gostamos muito é aproveitar a leitura para fazer reciclagem, desenho,reconto ou culinária com o tema da leitura. Que tal essas minhocas ou lagartas de caixa de ovo?



- Fazer uma sessão de cinema em casa
Com as crianças as dicas são: 
  •  Bee Movie – A história de uma abelha,
  •  Bug's Life - Vida de Inseto,
  • Jardim Secreto
Para quem tem filhos adolescentes os filmes que falam de recomeço são boas dicas, como:
  •  Mesmo Se Nada Der Certo (Begin Again – 2013), 
  • Simplesmente Acontece (Love Rosie – 2014), 
  • O Primeiro Amor (Flipped – 2010), 
  • Sob o Sol da Toscana. 

- Culinária Divertida. Usar e abusar da criatividade para fazer lanches divertidos com temas de flores, insetos e animais. Como essas saladas floridas feitas com legumes e frutas (no post Jantar Florido tem mais detalhes):


Flores de Frutas. Neste post AQUI tem várias dicas como essa flor de maçã.



Um café da manhã com tema de flores é uma boa dica para começar o dia com emergia, alegria e criatividade. No post Café da Manhã Divertido temos várias sugestões.



Risotos também podem receber um toque de cor, sabor e cheiros típicos da primavera e eu tenho dica de duas receitas muito boas: Risoto de Primavera Cheiros da Horta e o Risoto de Morango com Espumante.



- Fazer jardinagem. A primavera é uma excelente época para plantar e as crianças amam brincar com areia. Que tal separar alguns vasinhos, terra e sementes. Os vasinhos podem ser comprados ou reciclados com latas e garrafas Pet, e as sementes podem ser os caroços das frutas que as crianças comem. A brincadeira ainda vai estimular a garotada a comer frutas.



- Usar e abusar da reciclagem, tanto para a jardinagem quanto para outros fins. Vou deixar aqui algumas dicas para inspirar, é só clicar nos links para ver os detalhes nos posts:

Marcador de página de feltro


Marcador de página de palito de picolé


- Organizar um piquenique. Piqueniques são muito bem vindos nessa época do ano. Que tal aproveitar os parques da cidade e se esbaldar?! Nós já fizemos o nosso primeiro piquenique nesse mês de Setembro. Foi no Parque Guinle, um lugar ótimo para essa atividade.



É só soltar a imaginação e aproveitar essa estação!
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. Olá, querida Chris
    Que ela venha cheia de cores, flores e alegrias mil!
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  2. Que post maravilhoso e cheio de coisa boa, de ideias boas.
    Gostei das dicas de filmes e as comidinhas são bem divertidas.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo