quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Filme "O Que Eu Fiz Para Merecer Isso?"

Quem me acompanha aqui no blog ou nas redes sociais, como o Instagram @inventandomamae e a página no Facebook "Inventando com a Mamãe" sabe que eu sou fã de comédia francesa. Adoro de paixão! Quando eu não sei qual filme escolher vou lá na categoria comédia e busco alguma francesa e é tiro certeiro.

A última que eu assisti foi "O Que Eu Fiz Para Merecer Isso?", com o mesmo ator de "O Que Eu Fiz Para Deus?", Christian Clavier.


Comédia Francesa

Não tem como não se identificar com a história de Michel Leproux (Cristian Clavier), um sujeito de meia-idade apaixonado por jazz que encontra por acaso uma joia rara, um disco desejado desde muito tempo, uma verdadeira preciosidade. Um vinil das antigas e que tem a faixa "Me, myself and I". O sonho de Michel, a partir da compra do sonhado LP, é chegar em casa e ter uma horinha dele, com ele, para ele, para apreciar a música sem ser interrompido.

Dizem que o universo conspira a nosso favor quando sabemos o que queremos. Mas não é o caso de Michel. Com ele parece exatamente que o universo está conspirando contra. Já no caminho para casa, ele encontra um cliente chato e na porta do prédio tem alguém o aguardando do outro lado da rua. Mas basta Michel colocar o disco na vitrola e apontar a agulha que o caos se instala. A lista de pessoas que o procuram e problemas que o rondam só aumenta.

Várias subtramas se desenrolam e vai tornando o filme mais interessante e divertido. Surgem questões familiares que Michel quer adiar, problemas com o dia a dia de uma casa tipo faxina e encanamentos, sufoco com vizinhos, embaraços com amigo. Só não surge a tal paz e a tranquilidade desejada por Michel.

Sério, qual mulher, mãe, dona de casa, não se identifica com essa questão? Quantas vezes queremos apenas uma horinha de sossego para o nosso "Me, myself and I"?! Seja ele tomar um banho, passar um creme no corpo, ler um livro, ouvir uma música, ou simplesmente pensar na vida?! Mas somos interrompidas ininterruptamente?!


Melhores comédias francesas

O cartaz do filme traz os dizeres: "Egoísta? Eu?". Outra identificação! Muitas vezes eu e muitas das mulheres nos permitimos esses "interrompimentos" na nossa horinha por culpa, por nos sentirmos egoístas em não dar a atenção para o entorno. Eu mesma enquanto assistia ao filme na sala da minha casa fui interrompida pelas filhas e pelo marido. E pensei até que ponto eu não apenas permito não ter o meu tempo para mim, e até que ponto eu até gosto disso. Até que ponto não me sinto importante, necessária, etc.? Então... o que eu fiz para merecer isso? Permiti!

Voltando ao filme é uma comédia leve, divertida, um roteiro simples, mas muito bem trabalhado, um filme curto, mas feito com primor, com ótimos atores e aquele toque de meio alternativo, fora do convencional, das comédias francesas que mesclam sutiliza com sagacidade. Um filme que diverte e faz dar boas risadas.


Você pode me encontrar também



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Um comentário:

  1. Chris
    Obrigada pela visita.Amei seu blog e suas dicas preciosas.
    Beijos,tenha uma excelente semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo