segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão - Exposição no CRAB

Desde que a exposição "Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão" foi inaugurada em 21 de junho que eu estava com vontade de fazer a visita ao CRAB.  As exposições que acontecem neste espaço voltado ao artesanato são sempre alegres, coloridas e mostram parte interessante da nossa cultura.

Finalmente consegui conferir a exposição que é pura celebração. 


A mostra, que reúne fantasias de diferentes festas que acontecem por todo o Brasil, ocupa todo o primeiro andar do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro e exibe peças feitas por artesãos de todo o Brasil especialmente para as celebrações populares. Os festejos mais variados estão lá representados.

Na chegada, somos convidados a escolher uma máscara e vestir o clima da exposição. Logo em seguida somos recebidos por estandartes pendurados no teto com saudações oriundas de blocos, romarias e desfiles. 

Já vemos o Carnaval, uma das nossas festas mais populares, ali representado. 


A Sala dos Espelhos, a primeira da exposição, impacta com a montagem em projeções, espelhos e fotos de foliões de rua feitas no subúrbio do Rio. 

Em seguida, entramos na Sala Festa Feita à Mão. Um corredor longo com uma vitrine repleta de esculturas feitas em material diverso, como barro, madeira, papel, fibra e tecido, e representam cortejos de diversas regiões, desde Dança do Pau-de-Fita (ou Trança), em Santa Catarina, até o Reisado, no Ceará. Um encanto!


Nesta vitrine estão cinco raros conjuntos produzidos por Mestre Vitalino (1909-1963), de Alto do Moura/Caruaru, em Pernambuco. Entre eles, o "Casamento a Cavalo".


Deixando os bonequinhos fofos para trás entramos na Sala Máscaras da Fantasia 1. Sala com fantasias suntuosas e riquíssimas nos detalhes, como o Bumba Meu Boi.


Máscaras impressionantes e divertidas.


Fantasias ricas em detalhes que encantam e divertem. Se olharmos bem, podemos nos ver dentro da festa.


Quando a gente pensa que já viu muita cor, entramos no núcleo central da exposição que é a Sala Máscaras da Fantasia 2. Ali nos deparamos com "algumas indumentárias que para se tornarem completas integram-se às máscaras, instrumentos musicais ou estandartes para que possam cumprir seu verdadeiro papel.".

Me diga se não dá vontade de vestir esse Bate-Bola, tradicional do Carnaval do subúrbio do Rio de Janeiro, e entrarmos na festa?!


No centro da sala os Homens de Lata, do Carnaval da Ilha de Madre de Deus, no Recôncavo Baiano, chamam a atenção. Eles usam máscara de tecido e indumentária feitas de latas recicladas de diferentes bebidas. Esta roupa funciona como uma espécie de máscara-sonora, que se mistura com os outros sons da festa durante o desfile. Imagina que loucura! Vou dizer uma coisa: eu de Mulher de Lata ia chacoalhar muito.


Eu fiquei especialmente maravilhada com esta máscara e chapéu do Cazumbá, personagem do Bumba-Boi.


Totalmente encantada com a riqueza dos detalhes, a diversidade dos trajes, e a quantidade de festas regionais que temos no nosso país, cheguei à Sala Batucada Digital. Afinal, as festas não são reconhecidas apenas por suas máscaras e indumentárias. O som e a música também dão identidade a cada uma delas.

Nesta sala estão expostos, pendurados ao teto, diversos instrumentos de percussão. Eu particularmente fiquei impressionada com os detalhes e variedade dos chocalhos.


Nesta sala somos convidados a fazer a nossa própria batucada. Tem uma mesa enorme e formato semicircular com instrumentos digitais para que o visitante toque e faça o seu som.


A última sala, "Entre na Festa!", é um convite a cair na folia. Nesta sala interativa, podemos montar uma fantasia e fazer uma foto tendo como cenários uma das 100 imagens com cenas do Carnaval de 2017, feitas especialmente para a exposição, pelos fotógrafos AF Rodrigues, Elisangela Leite, Fabio Caffé, Luiz Baltar e Monara Barreto, do coletivo Folia de Imagens.



As 100 fotos, estão expostas e numeradas, o visitante escolhe a que deseja, clica no número, e se posiciona para sua selfie ou fazer a foto pela própria exposição e recebê-la por e-mail.

Posso dizer que me diverti muito nesta parte da exposição.


E não me contentei com apenas uma fantasia. Quis fazer várias.


Bom, para finalizar, a exposição é divertida, colorida, linda, um encanto, um andar inteiro de magia. O CRAB Sebrae é um espaço novo aqui no Rio, bem amplo, organizado e normalmente vazio. Vale a pena o passeio, principalmente se complementá-lo com uma voltinha pela Feira do Lavradio.

Serviço:
"Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão"
21 de Junho a 28 de Outubro, 2017
CRAB Sebrae, Praça Tiradentes, 69, Centro, Rio de Janeiro
Terça a Sábado, de 10h às 17h, entrada franca.




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

4 comentários:

  1. Chris amor.... Dos blogs que tenho visitado posso dizer que o teu sempre me tira sorrisos ou lágrimas. Eu amo exposição alegre assim, tira da gente uma sensação de mudança né? E suas fotos??? Amei! Me perdoe a ausencia mas aos poucos tenho visitados os Blogs queridos que tanto me inspiram! Beijos Monalise www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mona, que bom ler o seu comentário. Fiquei feliz e emocionada. Sinto muita falta daquela época de muitos blog amigos se conversando sempre.
      beijos

      Excluir
  2. kkkk fotos legais!
    EU amo exposições, e o folclore sou apaixonada, iria amar a exposição!

    Beijinhos,

    http://issoeoqueamo.blogspot.com.br/
    @myla.barbosa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo