sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Exposição "Mundo Giramundo" na Caixa Cultural


Quando eu entrei na galeria 4 da Caixa Cultura onde está a mostra "Mundo Giramundo" eu fiquei me perguntando: como eu não conhecia?

exposição Giramundo na Caixa Cultural

Mas ainda bem que a minha professora de pintura me deu a dica da exposição e eu não perdi tempo. Fui no dia seguinte conferir.

exposição Giramundo na Caixa Cultural

E fiquei enlouquecida!

exposição Giramundo na Caixa Cultural

Completamente fascinada com esse mundo de magia e variedade.

exposição Giramundo na Caixa Cultural

Tem bonecos gigantes!

exposição Giramundo na Caixa Cultural

Tem bailarinas, santos, soldados, índios, mascarados, monstros e princesas. Tem animais pintados. 

exposição Giramundo na Caixa Cultural

Tem o coração do Pinóquio que se achava mais engraçado quando era um boneco.

exposição Giramundo na Caixa Cultural

Tem encantamento!

O Grupo Giramundo é um dos mais importantes grupos brasileiros dedicados ao teatro de bonecos. Foi criado em 1970, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. Ao todo o grupo já montou 34 espetáculos teatrais. Não é pouca coisa, não.

exposição Giramundo na Caixa Cultural

Os bonecos utilizados nos espetáculos são construídos pelos próprios artistas.  O acervo do grupo é tão grande e rico que ficam expostos no Museu Giramundo, em Belo Horizonte, e é a maior coleção privada de marionetes das Américas.

A mostra em cartaz no Rio conta com mais de 130 bonecos desse acervo.

exposição Giramundo na Caixa Cultural

Um ponto bem interessante é que, além de conhecer as marionetes, podemos ver um pouco do  o processo de criação e construção e de como os personagens são feitos, já que estão expostos também alguns croquis, desenhos, estudos, projetos e anatomia de bonecos.  

Outro ponto que eu achei bem legal é que alguns espetáculos do grupo são para o público adulto, inclusive tendo alguns com indicação para maiores de 18 anos. Assim, a exposição é para todas as idades.


exposição Giramundo na Caixa Cultural


Serviço:
Mostra Mundo Giramundo
De 12/7 a 27/8 (não abre às segundas), das 10h às 21h
Caixa Cultural – Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (metrô Carioca)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre






Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. Chris, você precisa então assistir algum espetáculo deles, é simplesmente perfeito. Os bonecos parecem reais. E você acredita que eles quase fecharam por falta de patrocínio/lei de incentivo?
    Seria uma pena se isso acontecesse.
    ABS
    Isabella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella, eu fiquei louca para ver algum espetáculo deles. Durante o período da exposição aconteceram algumas apresentações, mas eu perdi. Infelizmente.
      Seria lamentável se eles fechassem por falta de patrocínio/lei de incentivo.

      beijos e muito obrigada por comentar

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo