sexta-feira, 27 de abril de 2018

5 dicas para ajudar a organizar a rotina da leitura das crianças


Recebi um press kit do Kumon.br e HelloKittyBrasil que mexeu com as minhas lembranças.


O press kit foi em homenagem ao Dia Mundial do Livro e veio com uma luminária portátil com foco direcionado para quem quer ler em ambientes escuros, que a Ana Luiza rapidamente se apossou, marcador de páginas, régua, lápis, caneta, capa fofa para livros com estampa Hello Kit e um livro da coleção Estrelinha de Sonia Junqueira.

Foi aí que o meu coração bateu! Eu tenho um apego com essa coleção. Os livros Estrelinha e Mico Maneco fizeram parte da alfabetização das minhas filhas. Eles ajudaram muito neste processo. Lemos todos os livros juntas. Cada nova sílaba aprendida, um novo livro para ler. Falei um pouco desse processo e citei estes livros no post de 2011 "Pequena na escola grande".

Olhando para o kit em cima da mesa eu viajei no tempo, voltei para aquela fase deliciosa de descobertas e brincadeiras com a leitura. 

Me lembrei que a Ana Luiza, empolgada com o aprendizado, com a descoberta das sílabas, das palavras, das frases e da leitura, fez vários livros no mesmo formato desses da coleção Estrelinha. A cada nova série de sílabas aprendidas ela montava palavras, juntava em frases e fazia historinhas. Depois ilustrava buscando imagens no Powerpoint.


Acredita que eu nem me lembrava desses livrinhos?! Fui atrás deles e os encontrei no fundo de uma gaveta. 

Espalhamos no chão da sala e nos recordamos dos momentos divertidos que experimentamos naquela fase. (Mostrei um desses livros aqui no blog, no post "Ão de São João". )

Uma caixa que veio com o correio e que mais do que um press kit com mimos trouxe recordações, lembranças e emoções. 

Dentro da caixa veio também um folheto com 5 dicas para ajudar a organizar a rotina da leitura das crianças que eu repasso abaixo:

1 - Mantenha os livros à vista e ao alcance das crianças;
2 - Fale sobre livros e presenteie os pequenos com títulos apropriados;
3 - Crie a biblioteca familiar. Uma estante acessível já é o suficiente;
4 - Organize em casa um espaço específico para a leitura, que seja atrativo e aconchegante, com almofadas, tapetes, pufes e, claro, muitos livros. A criança vai perceber como a leitura é importante e agradável ao ter um espaço reservado para essa prática;
5 - Visite bibliotecas e livrarias com as crianças para explorar e descobrir novos livros interessantes. Isso também ajuda a perceberem que um ambiente em que diversas pessoas estão lendo pode ser divertido e estimulante

Dicas bem interessantes. No post "Brincando de Ler" eu também dei algumas das nossas dicas para estimular e desenvolver o gosto pela leitura. 



Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

10 comentários:

  1. Meu filhote está bem nessa fase de início do aprendizado da leitura. É lindo de acompanhar esse processo! Emocionante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita, é um processo muito lindo de acompanhar mesmo. Eu sinto até saudades.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Recordação deliciosa que vc sempre terá.
    E fico feliz que vivenciei tantas coisas com vc sendo sua leitora do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Genis, vivenciamos muita coisas mesmo acompanhando os blogs uma da outra. Sinto falta.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Pratico muito estas dicas. Aqui em casa às vezes tenho até que tomar os livros, pois se duvidar elas não querem desgrudar dos livros. E amei esta lembrança e postagem tão cheia de nostalgia e afeto. Beijos Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, que legal que aí é assim. Dá nostalgia de vez em quando. Os filhos crescem muito rápido de verdade.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Que lembrança deliciosa, aqui os livros do Gui ficam em acesso para nos divertimos, a Mari tem um no banho e outro de pano que ganhamos tbm

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, muito bom começar com os livros desde cedo, né? Eu adora esses livros de banho para as minhas filhas. Os de pano estavam sempre pendurados no carrinho. Êta saudosismo!!!
      beijos
      Chris
      Chris

      Excluir
  5. Amei essas dicas e deixando os livros na altura e a vita delas o bom é que elas mesmos vão pegando e escolhendo as leituras.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, os livros estarem ao alcance é um ótimo incentivo. Livro tem que estar à vista. Tem que ser alternativa fácil, disponível.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo