segunda-feira, 23 de abril de 2018

Parque Chico Mendes - Sem medo de jacaré


Olha, fazia muito tempo que eu queria conhecer o Parque Chico Mendes. Eu tinha muita curiosidade a respeito do local que foi criado para preservar o habitat do jacaré-de-papo-amarelo, principal morador da Lagoinha das Tachas, e toda a sua vegetação de restinga.

O que fazer no Rio com crianças

O Parque Natural Municipal Chico Mendes é um parque verdadeiramente natural tanto no seu objetivo, quanto na sua concepção. O objetivo é a preservação mantendo o ambiente natural, igual ao encontrado na natureza. Além de promover a educação ambiental. Afinal, é através da educação e do conhecimento que podemos preservar.


Passeios incríveis no Rio de Janeiro

O parque possui nove trilhas que variam de 51 a 400 metros. Como podemos ver no mapa, as trilhas são circulares e acabam se encontrando em algum ponto. Todos os caminhos chegam à Lagoinha.

Por que visitar o Parque Chico Mendes no Rio de Janeiro?

São todas planas, com alguns trechos de areia fofa e outros de terra batida. São muito bem demarcadas. O grau de dificuldade é fácil, ou seja, podem ser percorridas por pessoas de todas as idades.   

O que fazer no Rio com crianças

Como a vegetação de restinga possui arbustos e árvores que se fecham, a maioria dos trechos das trilhas está na sombra.

Passeios com natureza no Rio de Janeiro

Além da vegetação típica da restinga, podemos encontrar também plantas exóticas. Aquelas que não são naturais do ambiente, mas que ali se instalaram. É o caso da figueira enorme que dá nome a uma das trilhas.

Sério, dá vontade de sentar naqueles bancos, ler um livro e deixar as crianças brincando na areia. Mas cá entre nós, eu fiquei mesmo foi com vontade de subir nesta árvore e sentar no meio desse tronco que passa sobre a trilha. Mas me segurei. Fiquei só na vontade. Afinal, estava em uma área de preservação, e educação e respeito são fundamentais, né?

Passeios para aproveitar a natureza no Rio de Janeiro

Durante todo o percurso somos informados sobre a fauna local. Podemos a qualquer momento nos deparar com lagartos (vimos vários), preguiças, gambás, capivaras, teiús (vimos um), mais de 120 espécies de aves (vimos muitas) e mais de cem de borboletas (vimos diversas).

Melhores parques do Rio de Janeiro

Dessa vez não encontramos as capivaras que são figurinhas fáceis, nem jacarés. Mas ambos são muito comuns de serem vistos. Já as preguiças... aí é preciso ter muita ajuda de São Longuinho.

Mesmo não encontrando os animais mais esperados, nos encantamos a todo momento.


 Com as delicadezas.

Passeios com crianças no Rio de Janeiro

E as sutilezas da natureza.

Parque Chico Mendes no Rio de Janeiro

Durante a visita guiada recebemos muita informação. Sim, nós fizemos a visita guiada! Passamos pelos tanques onde ficam alguns jacarés, cágados e jabutis. E fomos ver a Juju, uma jiboia habitante do Parque Chico Mendes que tinha trocado de pele na semana anterior.



Apenas para esclarecer que os animais que estão nos recintos foram recuperados de maus-tratos e são tratados para serem reintroduzidos à natureza.

Enfim, o local é ótimo, superagradável, excelente para crianças e toda a família. Conta com estacionamento gratuito e arborizado, parquinho para as crianças, um minimuseu, banheiro e espaço para piquenique. Permite até fazer festa de aniversário para até 40 pessoas. Basta agendar!


Visitar o Parque Chico Mendes vai além do lazer e da educação ambiental que recebemos. Vale a visita para incentivar este local que faz um trabalho lindo e árduo de preservação. Que sobrevive graças à paixão e dedicação de quem trabalha ali.

Atualmente, o parque, tem contado com o esforço dos funcionários e a ajuda da comunidade, já que o governo do Rio trata o local com descaso e falta de verba.


Serviço:

Parque Natural Municipal Chico Mendes
Avenida Jarbas de Carvalho, 679 – Recreio dos Bandeirantes
De terça a sexta das 8h às 17h.
Visita guiada - agendamento pelo telefone 2437-6400.

Este passeio eu fiz com o Sou+Carioca que tem uma proposta superlegal de mostrar o Rio para os cariocas e fazer amizades. Vale a pena entrar na página e ver a programação de passeios bem variada que eles disponibilizam.


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

6 comentários:

  1. A última vez que estive na cidade quase fui visitá-ló. Parece sensacional o parque! Gostei da descrição! Viajei ao local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal sim. Vale a pena a visita quando estiver por aqui novamente.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Que bacana esse parque! E as trilhas parecem apropriadas até para crianças, né? Meu filhote iria adorar uma aventura assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita, são bem próprias para crianças sim. São planas e tranquilas. Podemos encontrar uma Capivara ou outra no caminho.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Que fotos incríveis... e essa pele de cobra?
    Imagino a cara de JM vendo isso de perto!
    Super curti!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo