quarta-feira, 1 de maio de 2019

Os tais patinetes

O tais patinetes... A primeira vez que eu os vi foi em Viena. Adorei a ideia! Vi mulheres de salto e saia indo trabalhar pela manhã e achei cool. Vi fila de crianças com suas mochilas coloridas indo para a escola e achei fofo. Vi muita gente usando e achei civilizado. Vi os patinetes disponíveis nas calçadas, em vários lugares da cidade e achei inovador. Achei coisa de cidade desenvolvida que busca soluções para a mobilidade urbana de forma mais sustentável. Melhor do que isso só se esses "brinquedos úteis" forem recarregados com energia limpa.



A segunda vez que vi os tais patinetes foi em cidades da Austrália. E a mesma coisa. Pessoas fazendo bom uso. Patinetes disponíveis nas calçadas sim. No canto. Sem atrapalhar os pedestres. Pessoas andando nas calçadas sim. Mas em velocidade compatível e pedestres educados sabendo que aquilo é uma solução útil e sabendo conviver com tal. Tipo, coisa simples, basta chegar um pouco para o lado e dar espaço para os patinetistas.

Fiquei com uma certa inveja dessas cidades e queria ver a minha cidade, o Rio de Janeiro, o  meu país, o Brasil, adotando a solução. Imaginei que podíamos ser tão civilizados quanto, tão educados quanto o resto do mundo, mesmo nossas calçadas não sendo as mesmas que a deles.

Aí para minha surpresa boa os patinetes chegaram por aqui. Verdes e amarelos. E começaram a ser usados. Bem utilizados por alguns e mal utilizados por outros.

Os que fazem mal uso largam os patinetes em qualquer lugar, como porta de lojas, no meio das calçadas, no espaço para cadeirantes descerem as calçadas, na entrada da escada onde tem fluxo intenso de pessoas. Coisas assim. Mas eu acredito que as pessoas podem se educar com o tempo. Sempre que encontro um patinete mal colocado, deixo a reclamação apenas na minha mente e parto para a ação: arrumo um lugar melhor para o tal brinquedo-veículo.

Tem também as pessoas que andam pelas calçadas em velocidade inadequada, tem aqueles que andam no meio dos carros e nas ruas sem respeitar as regras de trânsito. Falta de educação e respeito que eu ainda acredito que com o uso as pessoas possa adquirir.

Neste final de semana, no fim da tarde, início de noite, três amigas estavam passeando pela orla de Copacabana fechada aos carros. Aí elas resolvem brincar um pouco com os tais patinetes. Tá... elas sabem que eles devem ser utilizados como meios de transporte, são soluções para a mobilidade urbana e tal. Mas em um domingo de orla fechada ao trânsito e aberta ao lazer esses veículos podem também servir como meio de diversão. Amizades antigas têm esse poder de trazer a infância de volta.






 Aí chegam três meninos por volta dos seus 10-11 anos e pegam outros patinetes, sem dar carga iniciam a brincadeira. Mas eles jogam os patinetes no chão, batem uns nos outros. A pessoa aqui foi lá e falou com eles. Explicou que os patinetes são para todos e se brincarem desse jeito eles vão quebrar e nem eles, nem mais ninguém poderá usá-los mais. Os meninos não deram muita atenção e continuaram. Chegou um vendedor de mate e deu uma bronca nos meninos, eles continuaram. Não me dei por vencida e voltei a insistir para que usassem sem quebrar. Os meninos chegaram perto, encostaram os patinetes desligados e ficaram nos olhando e conversando. Com os olhos compridos no nosso patinete com carga. Nós, três adultas cheias de oportunidades brincado em frente de três meninos que aparentemente tiveram poucos brinquedos e pouca educação. Resolvi então emprestar o patinete para eles darem uma volta. Falei que deixaria um de cada vez dar a volta para eles verem como é legal brincar direito sem estragar. Prometi que após eles brincarem iríamos lanchar mate com biscoito. O primeiro menino pegou o patinete e deu no pé. Sumiu. Não voltou. Entrei no aplicativo, cancelei o passeio e pronto! Ele ficou com o patinete sem carga, sem poder brincar direito. Os outros dois sem poderem experimentar a diversão. Perdeu ele. Perderam os outros. Perdemos nós todos os dias pela falta de educação. Fiquei triste por eles, por nós, por mais uma vez constatar o quanto falta de educação para podermos ter o que o mundo já tem. Mas continuo acreditando que com o uso, com as oportunidades podemos aprender, podemos melhorar.

Acredito que podemos ser como o resto do mundo: patinetistas com educação e respeito ao outro que nos permitam fazer uso dos patinetes como o restante do mundo (no Chile tem sido o meio de transporte favorito, em Cingapura também funciona bem). Pedestres com e educação para dar espaço e entender que é uma alternativa necessária. Cidadãos que sabem cobrar condições de uso, como conserto das calçadas e legislação que regule e puna quem não cumpre. "Né" possível que nós brasileiros, o melhor futebol do mundo, o melhor Carnaval do mundo, vamos nos contentar em pagar esse mico e sermos os únicos que podem ter os tais patinetes porque não temos educação para isso.

Enquanto isso vou fazendo a minha parte. Vou usando quando preciso, brincando quando é oportuno, arrumando os patinetes mal localizados nas calçadas quando passo. E sim, se a situação de domingo se repetir eu empresto novamente o patinete. Afinal, sou brasileira e não desisto nunca, né não? 




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

30 comentários:

  1. Q u e tristeza! Aqui também são roubados,vendidos,desmontados...

    Falta educação e como!
    E,pelo jeito, faltará muito tempo!
    Pena! Bjs,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito triste ver a falta de educação atrapalhando tanta a gente a melhorar como sociedade, né?
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Oi, Chris. Concordo que o importante é fazer a nossa parte e até para tentar servir de bom exemplo. Infelizmente ainda temos muito o que aprender em sociedade e em convívio, não é?

    Que o próximo passeio de patinete seja muito bom!

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, já tiveram próximos passeios de patine e foram muito bons. Usei como meio de transporte e me serviu muito bem.
      Temos sim muito o que aprender principalmente agora já que ultimamente estamos tendo uma regressão e uma aumento da falta de respeito. Mas vamos conseguir. Tenho fé.
      beijos
      Chris
      Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

      Excluir
  3. O boy ta mega viciado nesses patinetes, ainda não tive oportunidade de brincar com eles.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, eu também. Nessa semana que passou usei praticamente todos os dias para fazer o trecho do metrô até em casa. Super rápido, mesmo usando em velocidade baixa, e prático.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Também fico muito chateada com essa falta de educação do nosso povo, que nos deixa cada vez mais isolados no terceiro mundo.
    Mas ainda acredito em dias melhores para o nosso povo, que todos tenham condições de receber educação digna, para poder ter uma vida melhor.
    Como você disse somos brasileiras e não desistimos nunca, principalmente de sonhar com dias melhores.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acredito em dias melhores e procuro fazer a minha parte para isso. Vamos que vamos tendo fé, esperança e acreditando sempre.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Uma pena que a falta de educação de outras pessoas estrague um momento de diversão!
    Aqui pelo Rio já vi muito na zona Sul!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, pena mesmo. Nos prejudicamos muito por isso.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Essas atitudes me irritam muito. Mas esse tipo de comportamento vem de casa infelizmente.

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
  7. Coisas que não deviam acontecer...
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, seria muito melhor para todos nós se não acontecesse. Viver em uma sociedade que tem educação e respeito é muito melhor para todos nós.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. eu tbm vi esses patinetes quando viajei pra fora, e agora em SP tá virando febre... uma pena mesmo a falta de educação das pessoas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, esses patinetes estão virando febre pelo mundo porque são uma ótima solução para o deslocamento de curta distância e para reduzir o número de carros na rua. Lamentável a falta de educação.
      beijos
      Chris
      Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

      Excluir
  9. Uma pena que não dê tão certo por aqui. Ainda, eu acredito!
    Porque, como disse, somos brasileiros e não desistimos nem perdemos a esperança.
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany, eu também ainda acredito e tenho esperança. Tomara que funcione porque é uma boa solução.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. I didn't know about this problem with these kind of scooters in Brasil.

    https://modaodaradosti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Only here that have this problem whith the scooters.
      kisses

      Excluir
  11. Falta educação em várias áreas para as pessoas. Uma pena que é tão difícil de dar certo essas coisas por aqui. Lá nos EUA as pessoas usam tranquilo.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Monique, é uma pena mesmo. E é triste a gente ver que em outros lugares funciona bem e só aqui não. Isso mostra bem que o problema é nosso mesmo. Mas vamos melhorar, eu acredito.
      beijos
      Chris

      Excluir
  12. Trite situação mesmo. Infelizmente, desde pequenos muitos brasileiros crescem pensando que dar uma de esperto é o caminho. Que pena! Ainda tenho esperança que a educação do povo melhore.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POis é... essa mania de ser esperto começa cedo... Eu também tenho esperança de termos uma educação melhor. Tenho esperança que isso venha do povo mesmo. Que nós mesmos teremos essa vontade de melhorar. Porque não dá para esperar que venha de outras fontes, além de nós mesmos
      beijos
      Chris

      Excluir
  13. Eu não vi ainda,sou de São Paulo, mas é bem útil sim, pena que ainda tem pessoas que fazem mal uso,isso acaba atrapalhando quem valoriza coisas práticas assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, já tem deles em São Paulo também. Já já você vai ver.
      beijos
      Chris

      Excluir
  14. Eu já vi esses patinetes por aqui, mas ainda não usei. Eu acho que nós brasileiros ainda temos muito que aprender, já nem era mais para se ter comerciais dando noções de boa convivência, se já era para termos aprendido tais noções, muitas vezes de berço. Mas infelizmente, ou ainda não aprenderam, ou desaprenderam e é isso aí, vida que segue para eles. No dia em que todos estivermos a par de que o direito do coleguinha começa quando o seu termina, o Brasil será mais tolerante e educado uns com os outros...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, acho que estamos em uma fase que estamos desaprendendo. Acho que melhoramos bastante e agora estamos vivendo um regressão. Mas acredito que iremos, em algum momento, retomar o processo de melhora. Falta mesmo essa noção de direitos e deveres. É muito mais fácil viver em sociedade que respeita o direito do outro. Mas muito mais fácil mesmo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  15. Parabéns pelo post e atitude!!
    Tudo tem tantos ângulos de visão, não é mesmo? O melhor caminho sempre será olharmos para todos os pontos para solucionar os problemas ambientais/sociais.
    Quem sabe um dia aprenderemos a jogar o lixo na lixeira e a votar em quem tenha vontade política de promover o bem social com menos desigualdade para mudar a qualidade de vida de todos.
    Amei seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dalva, precisamos sim olhar por todos os ângulos e tentar entender os pontos de vista diferentes. Também espero pelo dia do lixo no lixo e que tenhamos políticos em busca de bem social e não de dinheiro e poder.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo