quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Exposição Raiz Weiwei no CCBB, no Rio de Janeiro


Desde que eu vi fotos da exposição do artista plástico chines, Ai Weiwei, na Oca em São Paulo que eu fiquei com vontade de visitá-la. Pensei até em ir à São Paulo. E fui, mas no dia seguinte ao encerramento da exposição na cidade. Fiquei chateada! Eu sabia que dali a mostra iria para BH, mas não sabia ser viria para Rio. 



E veio! Chegou no CCBB e eu fui logo conferir. Escolhi a primeira segunda-feira após a inauguração. Dia perfeito por ser mais vazio e por ter sido sequência de um final de semana muito especial, cercado de amigos de infância, com overdose de risadas, lembranças e boa recordações. Um dia que eu precisava que tivesse uma dose de relaxamento, um ponto fora da rotina, uma gota de satisfação e uma fagulha de deslumbramento. E nada melhor do que arte para proporcionar o que eu precisava.


Ai Weiwei é um ativista político que usa a arte como meio de expressão. Suas obras são carregadas de tom político e abordam temas, como autoritarismo, liberdade de expressão e direitos humanos. O artista já teve  seu atelier demolido, foi preso, confinado à prisão domiciliar, ficou recluso por três meses em um lugar secreto devido ao tom extremamente crítico em relação à postura do Governo Chinês sobre a democracia e os direitos humanos  que imprime em sua arte. Mas tudo isso só o fez produzir mais para mostrar que não se calaria diante da repressão.


Sentimos esse impacto quando passeamos entre suas criações. Eu senti. Se eu procurava uma fagulha de deslumbramento, encontrei um fogaréu. Quando cheguei à porta dessa sala e parei ao lado da moça que ali estava sentada cuidando da sala ela me falou: essa exposição está um deslumbre. Eu fico aqui sentada observando a expressão das pessoas e vejo esse deslumbramento. Alguns mais. Você é uma das mais deslumbradas. Pude ver no seu rosto, no seu jeito de caminhar e parar em frente das obras. 
E ela estava certíssima em sua observação.



A exposição "Ai Weiwei - Raiz", formada por 60 obras com diversos materiais, fala também de pertencimento, exílio e do mundo atual hiperconectado e sem raiz.

A obra "Vasos Empilhados com Motivos de Refugiados" é composta por seis vasos de porcelana pintados de azul e branco. Cada um trazendo um tema relacionado à crise dos refugiados: Guerra, Ruínas, A Viagem, Cruzando o Mar, Acampamento de Refugiados e Manifestações.



Ao observar esses vasos com traços de porcelana tradicional chinesa pintadas com temas atuais, em determinado ângulo, podemos enxergar a frase na parede ao fundo.


Aliás, em alguns momentos fiquei em dúvida se a obra ou as frases que mais me impactavam. Na verdade é todo o conjunto da exposição.


A minha vontade é de mostrar tudo o que vi na exposição. Fico em dúvida. 


Por um lado eu acho legal para as pessoas que não terão a oportunidade de ver de perto. 


Por outro fico com receio de estragar o impacto de quem vai visitar já sabendo o que esperar. Eu fui sabendo um pouco, pois já tinha visto posts da exposição nas outras cidades. E mesmo assim me surpreendi. Gostei do que vi nessa exposição. Gostei de me ver nessa exposição.


Outra obra bem interessante é "Sunflower seeds" ("Sementes de girassol"). Acredita que são milhões de sementes de porcelana pintadas à mão por artesões chineses?! São perfeitas. Parecem sementes naturais. A instalação é uma crítica à produção em massa e à perda da individualidade.



Ao sair da exposição ainda somos contemplados, na praça em frente ao CCBB e a Igreja da Candelária, onde já temos a tocha olímpica,com a instalação “Forever Bicycles”, em que cerca de 1200 bicicletas de aço inox são cuidadosamente empilhadas. Dizem que a obra representa a liberdade, além de ser o meio de transporte mais utilizado na China.




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

22 comentários:

  1. Que legal essa exposição e adoro ver que tu sempre encontra coisas lindas pra nos mostrar,além de visitar! Valeu! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Chica, eu gosto muito de fazer esse tipo de progra,; E olha que nem consigo contar tudo aqui no blog.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Bem interessante essa exposição, se eu morasse no Rio iria.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, eu acho esse exposição imperdível para quem mora no Rio ou visita a cidade. Tenho certeza que se você morasse aqui ia gostar dela.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Quero parabenizar você pelo bom gosto nas postagens! Seu bom gosto, e interesse pela arte e cultura destoa um pouco dos temas dos blogs em geral, isso é bom, é único...você é uma mulher incrível!!!
    Obrigada por partilhar, vou tentar ir à mostra.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sandra, muito obrigada. O seu comentário me fez muito feliz. Eu gosto de compartilhar sobre cultura e assim incentivar as pessoas a consumirem arte.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Gosto muito desses exposições, tem um tempinho que não visito o CCBB e essa é uma boa hora para ir. Gostei da exposição, das fotos.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, é uma boa hora sim. Essa exposição está bem interessante.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Que exposição incrível. É uma pena que esse tipo de exposição não vem na minha cidade, mas gostei de ver as suas fotos.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, é mesmo uma pena as cidades menores não receberem esse tipo de acesso a eventos culturais.
      Morei um tempo em Cabo Frio e sentia muita falta disso.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Que exposição incrível, Chris. É tão bom visitar lugares que tem história para contar, que trazem informações e ensinamentos. Amei suas fotos!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila, é muito bom sim. Eu adoro. Vou sempre que posso.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Eu também adoro esse programa de visitar museu para ver exposições de arte!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  8. Que exposição bacana, não ficamos sabendo sabendo dessa exposição quando estava em São Paulo, mas gostamos muito de conhece-la através do seu blog.

    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também soube dela em São Paulo e fiquei torcendo para ela vir para o Rio. Que bom que veio.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Chris, que exposição linda! Faz um tempão que não vou no CCBB, menina. Preciso tirar o atraso... Já passou tanta exposição maneira e eu perdi...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Desapega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, tira o atraso sim e vai lá. Não perde essa não.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Que lindeza essa exposição! Cada coisa incrível. Adorei!

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI ELiana, é bem impactante mesmo. Tem peças enormes.
      beijos
      Chris

      Excluir
  11. infelizmente perdi essa expo na Oca quando esteve aqui em São Paulo, mt coisa super bacana mesmo!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo