sábado, 21 de março de 2020

Semana 11 de 2020 - Primeira semana de Quarentena

Primeira semana de isolamento social para conseguirmos controlar a pandemia provocada pelo Covid-19. Confesso que foi difícil para mim. Já esperava sentir dificuldade, mas imaginei que seria mais fácil.

Os meus dias, as minhas semanas, têm muito movimento. Eu faço muitas coisas, convivo com muitas pessoas, mantenho contato com os amigos, desfruto as belezas ao me redor. Por isso eu já sabia que sentiria o isolamento.

Por outro lado, por eu ter muitos interesses como pintar, cozinhar, assistir a filmes, ler livros, escrever no blog, achei que conseguiria movimentar os meus dias em casa e assim passaria por esses dias de quarentena com mais facilidade. Mas não foi bem assim durante essa semana.

Comecei bem. Maratonei a 3a temporada da série "Elite" com a filha mais velha. Já tínhamos assistido juntas as duas temporadas anteriores.
Essa temporada segue a mesma fórmula das duas primeiras temporadas e mesmo assim mantém o ritmo trazendo temas importantes para debate, mistérios, tensão, romances e reviravoltas.

Agora Paolo, o verdadeiro assassino de Marina, retorna à escola após um período na prisão. Como a arma do crime (devidamente escondida por Cayetana) não foi encontrada, o boy riquinho foi liberado. Isso causa revolta nos demais alunos que tornam os dias de Paolo na escola bem difíceis. A presença de Paolo na escola traz complicações para os alunos nesse ano de formatura, justamente quando mais precisam retomar o controle de suas vidas, esquecerem do passado e focarem no futuro.



Fiz um curso online, afinal fazer treinamentos, se atualizar, está na lista das dicas para ocupar o tempo durante a quarentena. Manter a mente ativa, aprender algo novo, dá a sensação de estar tornando o tempo produtivo. 

No primeiro dia útil ainda tive que ir ao escritório para pegar o equipamento para o home office. Aproveitei para apreciar a vista meio em clima de despedida temporária. Ainda víamos alguns turistas circulando na Catedral Metropolitana do Rio, mas o movimento já estava bem reduzido.


Daí para frente foi de adaptação. Transformar a sala de casa em um espaço de coworking. Eu e marido trabalhando e as filhas estudando. Todos em casa. Lado a lado. Neste aspecto está bem interessante compartilhar esse momento com a família. Estou orgulhosa e feliz de como estamos conduzindo com tranquilidade esse convívio tão próximo e constante. 

Por outro lado, de um dia para o outro, a mesa das refeições se tornou mesa de estudo, algumas mudanças na estrutura da casa foram necessárias. Precisamos nos adaptar a essa nova rotina e fluxo dentro de casa.



Falando em rotina, mantê-la é fundamental para o esquema de home office. Consigo acordar no horário, me arrumar como se fosse sair para trabalhar e assim estar pronta para chamadas de vídeo a qualquer momento. Isso é bom! Ajuda também a manter a autoestima e a motivação. 

Porém o meu controle da rotina parou por aí. Não consegui fixar o horário de almoço. Me peguei almoçando às 16 horas de frente para o computador. 



A pausa do almoço no trabalho é o momento em que eu saio com as pessoas para conversar, encontro amigas, conheço um restaurante novo, experimento um prato diferente, vou a uma exposição em algum Centro Cultural ou faço um breve passeio turístico. Em casa, sem esse estímulo eu estava deixando essa pausa passar despercebida. Resolvi então preparar a mesa com cores.


E fazer almoços na varanda para animar e ter a sensação de estar fazendo algo diferente.


Os dias passaram e eu me dei que também não tinha fixado a minha rotina de final de expediente. Acabei trabalhando até tarde todos os dias. Com isso não assisti a filmes, não li livros, não escrevi no blog, nem pintei.

Por isso eu digo que senti mais do que eu esperava sentir essa primeira semana de isolamento. Não tinha vontade de fazer as coisas que estavam disponíveis. Parece que tudo o que me interessava e despertava estava do lado de fora. Lá onde eu não posso ir por enquanto. 

Decidi mudar para a próxima semana. Vou finalizar a pintura do jogo de inox que comecei e não dei continuidade. Vou cuidar para manter a rotina de trabalho e disponibilizar tempo para o lazer. 


Espero que os próximos dias de quarentena tão necessários sejam mais bem aproveitados e que as pessoas realmente foquem em ficar em casa, em sair somente em casos extremamente necessários, em cuidar de si e dos que estão ao seu redor com responsabilidade. Assim sairemos dessa pandemia mais rapidamente. 


Este post faz parte da BC A Semana que tinha sido substituída pela BC #ReolharAVida em 2019 que veio substituir a BC #52SemanasDeGratidão que em 2017 substituiu a BC A Semana que por sua vez já tinha substituído a BC Pequenas Felicidades.

Você pode me encontrar também


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

7 comentários:

  1. Que legal! Foi bem movimentada e achei tudo lindo ,mas bem interessante o curso onmline a temática dela! Bem atual e importante! Gostei! bjs, te cuida em casa! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI CHica, o assunto do curso é bem interessante sim.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Que legal fazer curso online, também preciso fazer.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lulu, eu estou gostando. Acho que já vou começar o terceiro dessa quarentena
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. A adaptação é mais difícil mesmo para quem tem uma agenda bem movimentada lá fora, mas parece que se saiu muito bem!
    E essa semana tem La Casa de Papel, vai se animar, né não? obs: estou acreditando que foi com vc q comentamos a série... :D
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dalva, já estou contando os dias para a esrteia de La Casa de Papel.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo