segunda-feira, 21 de junho de 2021

Livro O Homem Que Venceu Hitler

O livro "O Homem Que Venceu Hitler" chegou em minhas mãos por empréstimo. Confesso que, apesar de gostar de filmes e histórias sobre o tenebroso período da Segunda Guerra Mundial, provavelmente eu não teria escolhido esse título para ler, principalmente nesse momento m que tenho procurado mais leveza.

Mas a minha amiga disse que amou o livro, que leu em apenas um final de semana, que quando começou a leitura não conseguiu mais parar, que eu iria gostar muito e... pá, me emprestou. Só me restou começar a leitura. 



E assim que comecei, grudei e não consegui parar até terminar. 

A história de Chain Kramer, um judeu polonês que passou pelos horrores da perseguição dos nazistas dos seus 13 aos 15 anos quando finalmente conseguiu fugir para o Brasil. Aqui se estabeleceu, prosperou e constituiu família. Mas os horrores do que passou sempre estavam presentes em sua memória e nas histórias que contava para os filhos. Tão presentes e enraizados que Chain nunca teve coragem de retornar à Polônia, sua terra natal. 

Porém quando em 2004, Chain vem a falecer, seu filho David então com 50 anos, resolve ir até a Polônia conhecer Anna, a tal mulher que seu pai dizia que o entregou. Davis queria conhecer de perto os locais das histórias do seu pai e se possível, entender porque Anna fez isso com ele. Como poderia uma mulher ser tão cruel a ponto de entregar um menino de 15 anos?

Entre momentos atuais e lembranças do passado (da guerra) o autor mescla o texto com fatos históricos marcados em itálico. Inspirado em relatos reais e mesclado com ficção o livro envolve em um misto de aventura, suspense, terrore de guerra e romance.

A leitura de "O Homem Que Venceu Hitler" prende do início ao fim com algumas reviravoltas surpreendentes. Através de dois pontos de vista diferentes o autor nos mostra que "a vida é uma rua de mão dupla. Ambas podem estar certas ou erradas.". Nem toda verdade é única. Fala de tolerância, preconceito, amor.
 

Sinopse: "Duas famílias, duas perspectivas e uma situação histórica: o Holocausto. Narrada por personagens que viveram um dos mais dramáticos acontecimentos do século XX, fatos reais e fictícios se mesclam nesta obra para reconstruir histórias de vidas em meio à intensa e devastadora invasão do exército alemão nazista à Polônia. O prestigiado escritor e cineasta Marcio Pitliuk resgata aqui a saga de personagens marcados por encontros, desencontros e reencontros, em que o amor, a traição, o ódio, o medo e a dor se cruzam, para refletir sobre os significados da tolerância e do preconceito. Baseado em depoimentos reais de sobreviventes do Holocausto, Pitliuk constrói uma narrativa em que intercala ficção e episódios autênticos, em ritmo cinematográfico. Um thriller com profunda fundamentação histórica, que prende a atenção do leitor com recursos estéticos como flashbacks e descrições factuais minuciosas. O romance abre as portas para conhecer, por uma perspectiva literária, muito além do que já foi registrado sobre quem viveu a tragédia do Holocausto.".



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

13 comentários:

  1. Um livro que, decerto, prende o/a leitor/a a cada página. Vou tentar adquirir.
    .
    Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda, como vai?
    Amei saber que leu esse livro, entrou para minha lista de leituras esses dias e estou aguardando eu poder sair para resolver alguma coisa e comprar. Tem muito tempo, digo quase dois anos que não compro livros mas, esse eu quero muito ler. Achei a história boa e gosto muito de saber mais sobre essa época triste.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VAnessa, eu tenho comprado livros. Mas me coloquei um limite para não comprar mais até ler os que estão aqui não lidos. Tenho dicas suas de leitura na minha lista.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. sim, não é um livro leve para ler nesse período. acabo de falar de um filme que começa na alemanha na segunda guerra mundial. o q me assusta é q o massacre a cultura parece atual demais. fiquei interessada nesse livro mas tb sem coragem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita,
      eu vi o post do filme. Me assusta muito também. E me assusta ver que as pessoas não percebem a História se repetindo de alguma forma.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Vou ver se o descubro por estes lados! Gosto imenso de filmes e livros, sobre este trágico período, da Segunda Guerra!... Mas tão rico em acontecimentos...
    Belíssima sugestão, Chris! Beijinhos!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, eu também gosto das histórias sobre essa realidade doída que foi. Mas acho importante conhecermos para não permitirmos que a História se repita.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi Gracinha, é uma leitura muito envolvente mesmo.
      beijos
      CHris

      Excluir
  6. Oi, Chris,

    Este livro parece ser mesmo bom, tendo ainda o fato curioso de envolver gente que veio para o Brasil, né?

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Marly. Achei bem interessante a história partir do Brasil. Muitos judeus vieram para cá na época e o livro ressalta que aqui eles não sofriam preconceitos.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Muito obrigado ao Sr. Anderson por ajudar com meus lucros e tornar possível meu quinto saque. Estou aqui para compartilhar com você uma oportunidade incrível de mudança de vida. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio. Se alguém estiver interessado em negociar em bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, avise o Sr. Anderson agora Whatsapp: (+447883246472)
    Email: tdameritrade077@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo