sexta-feira, 22 de abril de 2011

Leituras da Semana

Sempre que faço a postagem sobre as leituras da semana, eu escolho um comentário e pressenteio com um dos livros contidos no post. Faço a escolha por pura intuição. Leio e sinto que aquela pessoa vai ficar feliz em receber o livro. Simples assim. Não divulgava essa prática, fazia uma surpresa. Mas fica aqui o aviso. Quem quiser ficar de olho nos posts de Leituras da Semna sinta-se a vontade.

As últimas presenteadas foram: Dani, da deliciosa Cozinha sem Drama, nessa semana AQUI, Nanci; da fofíssima Alaníssima, nessa semana AQUI e Gra que é uma Flor, do Faça da sua vida uma obra de arte!, nessa semana AQUI. Agardeço as trÊs por aceitarem o meu carinho.


Nessa semana a Sofia trouxe da biblioteca de escola (um ótima alternativa para economizar uma graninha) o livro O caso do pote quebrado de Nilton Célio de Oliveira FIlho e ilustrações de Mariana Massarani (que eu amo).O livro é muito legal pois se trata de uma história carregada de suspense. Isso possibilita fazer a leitura de forma interessante, utilizando uma entonação de voz de suspense, pausas entre a paginação e tentativas de desvendar o mistério. Nessa história, o marreco encontra o seu pote quebrado e conta com a ajuda da esperta coruja para desvendar o mistério. Ela inicia a investigação e cada animal suspeito dá a dica do próximo suspeito. A cada página uma possibilidade de brincar de advinha com a criança. Quando o suspeito é o pato não podemos perder a oportunidade de cantar a música O Pato de Vinícius de Morais. Leitura super divertida com muitas possibilidades.





Outra leitura que amamos foi O Menino que aprendeu a ver de Ruth Rocha. O livro mostra como um menino que não sabe ler enxerga o mundo e se espanta e fica espantado. Conforme João aprende as letras na escola ele começa a ver mais coisas, a perceber outras. A história mostra que quem sabe ler enxerga o mundo melhor. A leitura expande os horizontes, Traz posssibilidades ainda não percebidas.




Outra história linda, que fala de amizade, de preconceitos e de diferenças está no livro Nestor de Quentin Gréban, da Brink-Book. Nestor é um macaquinho que vai, pela primeira vez, pescar sozinho. O seu pai, muito zeloso, faz diversas recomendações. Entre elas ficar longe de alguns animais perigosos (olha o preconceito aí). Deve ficar longe dos ouriços porque eles espetam, dos jacarés porque mordem e dos elefantes porque são grandes e desajeitados. Nestor tenta obedecer o seu pai e respeitar as regras determinadas, até que ocorre um imprevisto. A partir daí Nestor descobre que o diferente pode se tornar um grande amigo. Nestor surpreende seu pai mostrando que o prconceito pode nos impossibilitar de conhecer uma amizade verdadeira.


A Ana Luiza pegou na biblioteca da escola o livro Garota Americana da Meg Cabot (a musa da Ana Luiza e suas amigas). Esse romance aborada um dos temas preferidos das Teens: Ser ou não ser popular. Samantha, filha do meio, nada popular, apaixonada pelo namorado da irmã mais velha que é super popular, não tão inteligente quanto a genial irmã caçula, tem sua vida transformada. Samantha simplesmente salva a vida do presidente americano de um assassinato. A partir daí os seus dias de anonimato vão por água abaixo. Samantha passa a ser a grande heroína do país e ainda conquista o coração do filho do presidente. Bom, isso foi o que a Ana Luiza me contou. Ela devorou o livro e disse que é muito maneiro.




Eu li muitos blogs ótimos, interessantíssimos, de muitas amigas queridas que me ensinam muito.
Sou apaixonada pelo Sidney Sheldon, já li todos. Vou deixar aqui a dica do livro A Senhora do Jogo que eu não postei na época que fiz essa leitura. Se bem que eu tinha certeza de que fiz a postagem sim. Mas não achei. Então fica aqui. Tilly Bagshawe, retoma a saga da família Blackwell e faz desse livro a continuação do bestseller O Reverso da Medalha. História intrigante e cheia de suspense. Eu me envolvi nas manipulações dessa família cheia de glamour e quando percebi tinha acabado de ler o livro.
Esse livro eu emprestei para a minha mãe que apreciou bastante a leitura.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

29 comentários:

  1. Com todo esse mundo imaginario dos livros voce me fez realmente lamentar por estar longe dos livros infantis do Brasil.
    Ainda nao tenho filhos, mas quero muito ler essas historias lindas pra eles. Preciso lembrar de comprar alguns quando for pro Brasil.
    Obrigada pela dica.
    Otima Pascoa pra vcs!
    Bina
    binausa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Chris!
    Sabe que eu não costumava ganhar livros na minha infância. Em compensação, emprestava todos os que podia da biblioteca! A Clarinha já traz livros da biblioteca da escola, selecionados pela professora, claro. Mas estive vendo os documentos para fazer a carteirinha da biblioteca municipal outro dia e, em breve, vou ensiná-la a emprestar livros de lá também. Não se pode comprar todos, não é mesmo, mas pode-se ler quantos tivermos vontade! rs. Além das leituras nas próprias livrarias, que já é um programa muito interessante de se fazer com as crianças. Adorei as dicas de livros. Ruth Rocha é uma escritora que dispensa apresentações. Fiquei interessada também no livro do Nestor.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida passei para desejar uma Pascoa cheeia de alegria, um bj doce
    Roberta
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI DAS DICAS, É BOM UM FERIADÃO PRA COLOCAR A LEITURA EM DIA NÉ? DESEJO A VOCÊ E FAMÍLIA UMA PÁSCOA REPLETA DE AMOR, PAZ, FELICIDADE E CHOCOLATE TAMBÉM. BESOS...

    ResponderExcluir
  5. Chris querida
    Eu adoro seus comentarios sobre os livros da semana.
    Nao conheço o do Nestor, que deve ser bem fofo.
    O do Sheldon esta na minha lista de desejos! To doida para ler.
    Querida uma páscoa doce e abençoada para vc e para sua meninas queridas!!!
    Bjks mil

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito boas leiturasd, diferentes e diversas.Legal! beijos,tudo de bom e Feliz Páscoa!chica

    ResponderExcluir
  7. Querida, passei para desejar uma Páscoa linda, feliz e cheia de guloseimas para você e sua família!!! Beijos sabor chocolate! Re

    ResponderExcluir
  8. Chris,
    Minha mais velha está lendo suas primeiras sílabas agora e quando fui procurar na coleção delas me dei conta que a maioria dos livros que temos são histórias para os pais contarem. Comprei essa semana Mico Maneco da Ana Maria Machado e estava em busca de dicas de leitura. Rá! Achei!
    Vou dar uma busca nos marcadores de leitura do blog e depois correr para o site da Estante Virtual(vc conhece?)para comprar nos sebos.
    Obrigada por compartilhar as indicações!
    Bjs
    Priscilla

    ResponderExcluir
  9. Admiro esse hábito que vocês tem de ler em família. Adoraria ler um livro como "A garota americana".
    Boa Páscoa!
    Beijocas
    Adri

    ResponderExcluir
  10. Adoro essas dicas de leitura!! Aqui em casa tem Nestor e as meninas adoram! Muito legal o incentivo que vc dá as suas filhas com a leitura! O caminho é esse, elas vão crescer cercada de livros e de histórias pra contar!

    Bjos e uma Páscoa maravilhosa pra vocês!

    ResponderExcluir
  11. Chris!

    Outro dia comentava sobre o teu blog com a minha mãe e a minha irmã de 12 anos interrompeu assim: Que Chris?! Aquela daquele blog que inventa mil coisas com as filhas assim que chega do trabalho??????Nossa Rebeca, como ela consegue!!!

    Ah eu achei muito engraçado. E respondi: Ela mesma!!! Também não sei como ela consegue tanta disposição e criatividade quando chega do trabalho hahahahahahaha

    beijao!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Chris, fico muito feliz de já ter sido uma das presenteadas com seu carinho. Muito obrigada mesmo e espero poder retribuir o carinho e atenção que vc nos dá e ao nosso bloguinho. mil beijos e bom feriado.

    ResponderExcluir
  13. Os primeiro nós conhecemos, inclusive, o segundo é a história do Gabriel. *rs
    Bjo nas minhas princesas leitoras

    ResponderExcluir
  14. Mais dicas legais Chris!
    Olha q estou com uma listinha aqui do q vc já divilgou.
    A Sô tem curtido pacas as leituras, e os de suspense eles acham o maximo, né?
    Alguns livros ela lê e faz desenhos sobre a história. Bem legal!

    Tks pelas diquinhas, q são muito bacanas e tudibom pra vc e as meninas!
    Bjks grandes!

    ResponderExcluir
  15. Eu amei todos...e anoto tudo na wall pra mais tarde qdo a Helena aprender a ler, comprar p/ ela
    Bjooo..um lindo domingo de páscoa p/ vcs...

    ResponderExcluir
  16. ADORO as indicações! Acho q vou começar a fazer como vc e escrever tbm os livros q leio para a Sofia. Gostei demais de "Nestor" e, assim como a Ana Luiza, AMO Meg Cabot! hauhauhau
    Gosto de chik lits, livrinhos de mulherzinhas e tbm de adolescentes! rs
    Ah! Tenho divulgado o seu blog e as pessoas pra quem indiquei se apaixonaram! E eu? Tô aqui bolando... essa semana vou colocar uns jogos em prática, pra Sofia PRECISA estudar!!! rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. De contos infantis, adolescentes, até Sidney Sheldon... Essa é a Chris: sempre multi! Por isso mesmo é que há um selo, "Blog Pop", oferecido a você lá nos Morcegos - o qual deve ser oferecido para mais 5 blogues "que agregam valor à Web" (quinto quadro da lateral, "Selo-Prêmios", logo após o poema Morcegos)!

    Meu abraço, cheio de votos de feliz Páscoa para toda a sua família!

    P.S.: e não deixe de dar uma conferida nos Diários do Papai, viu?! Rs.

    ResponderExcluir
  18. Chris querida! Muito legal essa tua ideia de presentear os amigos blogueiros, vc é sempre mto criativa!
    Gostei de todos os livros, valeu as dicas, mas os de Ruth Rocha me chamam mto a atenção, eu sempre lia aos meus alunos qdo morava aí no Brasil.
    Passei aqui tbem para desejar uma feliz e abençoada Páscoa para ti e tua família!
    Grande bjo!

    ResponderExcluir
  19. Oi Cris pois é menina ando me inspirando em vc.
    Veja o post do dia do índio até citei vc rs.
    bjus e boa Páscoa.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Chris!!

    A classificação da garota da capa vermelha é 14 anos, mas sinceramente .. não tem nada de demais. Dá pra levar sim.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  21. Ótimo Chris.
    Seu dia tem quantos horas mesmo? rs
    Fiz o cupcake de queijo para a sobremesa do domingo de páscoa, ficou uma delícia, adorei. Posso linkar o seu post?
    bju

    ResponderExcluir
  22. Ai Chris eu espero conseguir passar pro meu filho esse gosto pela leitura que suas filhas tem. Com certeza seu exemplo e dedicação são fundamentais pra elas! Bjs pra vcs!!

    ResponderExcluir
  23. Adoro os livros da Ruth Rocha, quando fui alfabetizada, li muitos!! Hoje trabalho com os livros da autora.
    Esse livro é dezzzz, mostra bem o que é alfabetização e Letramento!!!
    Ahh, os olhinhos (do cupcake) dá para fazer com pasta americana (bolinhas) e pingar tinta comestível preta! eu adoreiiii hehehe
    Bjsss e uma linda semana

    ResponderExcluir
  24. Obrigada pelas felicitações de páscoa chris! Feliz páscoa pra vcs tb, espero que o feriado tenha sido maravilhoso! bjs!

    ResponderExcluir
  25. Minha primeira vez por aqui, e estou amando. Deixo meu convite para conhecer o meu blog, se gostar me siga tambem que ficarei honrada.
    Ale

    ResponderExcluir
  26. Amiga, vc é como a bombril...mil e uma ultilidades rsrs

    Feliz Páscoa (mesmo sem poder comer chocolate) e melhoras.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  27. Olá, Chris!!
    Adorei a dica do "O Menino que Aprendeu a Ver". Vou ver se tem na biblioteca da escola... ele fala exatamente do momento da Júlia. Minha desbravadora anda descobrindo um mundo novo! É muito emocionante acompanhar isso, né?! E eu AMO histórias que falam um pouco do que ela está passando ou irá passar...
    Adoro seu blog!! Espero que a Páscoa por aí tenha sido muito saborosa!
    Beijos

    Fabiana
    http://2-ao-quadrado.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo