terça-feira, 26 de abril de 2011

Mãe e Filha: Estilos de Aprendizagem Diferentes


Sempre gostei muito de acompanhar as minhas filhas na sua vida escolar. Fico atenta ao conteúdo que está sendo trabalhado. Fazemos brincadeiras, jogos, passeios, histórias, assistimos filmes e programas de TV, lemos livros que abordem o assunto. De forma lúdica vou estudando com elas. 

Acontece que elas começam a crescer e as matérias da escola aumentam consideravelmente de volume e complexidade. Aí as possibilidades de brincadeiras vão diminuindo. 


Foi nesse momento que comecei a sentir certa dificuldade em ajudar a Ana Luiza. Percebi que a minha forma de explicar não se encaixava com a forma que ela entende as coisas. Percebi que eu e a Ana Luiza temos formas distintas de perceber as coisas, de organizar as ideias e de reter as informações.

Busquei ferramentas que me possibilitassem identificar o meu estilo de aprendizagem e o dela. Com isso eu poderia encontrar onde estava o problema e buscar uma maneira mais adequada para ajudar a Ana Luiza a estudar.

Encontrei duas ferramentas que me ajudaram muito.

A primeira fala dos Estilos Predominantes de Aprendizagem e descobri:

Meu estilo:               Concreto e Em grupo  - Eu aprendo com a prática e com a troca de experiência
Estilo da Ana Luiza:  Abstrato e Individual   - Ela aprende com leitura e reflexão, tempo para pensar no assunto

A segunda foi através da PNL (Programação Neurolinguística) que diz que usamos os nossos sentidos para reapresentar o mundo para nós mesmos. E observando a nossa linguagem percebi:

Eu sou visual. Consigo ser tão visual que falo: Você viu aquele barulho?
Ana Luiza  é auditiva.

Percebi que devido aos meus estilos eu usava com a Ana Luiza o que surtia efeito em mim. Explicava as matérias em forma de desenhos, escrevendo, exemplificando com situações práticas, sugerindo experimentações. Isso não dava resultado e eu não entendia porquê.

A partir daí mudei a forma de explicar. Comecei a utilizar mais leitura de textos, conversas, momentos de reflexão, tempo para ela pensar e me explicar do jeito dela.

Tem sido bem mais fácil. Algumas matérias como Geografia, Ciências, História e Português estão totalmente nos conformes. Agora, explicar Matemática de uma forma abstrata tem sido um grande desafio.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

26 comentários:

  1. Oie!
    Creio eu que não deve estar sendo nada fácil para vc. Eu tenho uma problema enorme com a Florzinha Taynara, quando vou explicar algo a ela, ela me diz que já sabe. O pior que não sabe, e dai fica minha frustração como ensinar a ela algo que ela pensa que sabe! Muitas vezes acabo tendo que deixar para a professora e passo a ela a situação. Espero que tudo em nossas vidas sejam resolvidos da melhor forma né?
    Beijokasss

    ✿Hanan Mustafa e as Florzinhas✿
    www.trakinandocommamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estar atentos à essas diferenças já é um lindo e grande caminho... beijos,mtudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Eu sou auditiva igual a ana luiza, sempre invento umas músicas pra lembrar da matéria depois, é cada música doida que nem eu acredito rsrsrsrsrs bjs!

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito interessante esse post. E essa fase de ter que ajudar com as lições de casa não deve ser nada fácil, me imagino tendo que ajudar minha filha, eu sou daquele tipo de pessoa que sabe só para si....sou ruim até de ensinar algo a alguém...rsrs

    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  5. É, não é mole não!
    Mas temos que estar atentos a estas diferenças no aprendizado, e encontrar um meio bom para ambas!
    É, concordo com a Paloma, música é sempre legal, dá uma olhada na internet, deve ter umas músiquinhas! Eu adorava aquele método KUMON, sabe? REPETIÇÃO + REPETIÇÃO + REPETIÇÃO...
    bom, parabéns para ti pelo cuidado e atenção de mãe, que todas deveriam ter, mas muitas deixam a desejar!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa que post fantastico, vc vai ajudar muitas pessoas.
    Eu sou boa em estudar sozinha, sou individualista e nao consigo explicar mto bem o que entendo qdo alguma amiga fica em duvida...

    BjoS2

    ResponderExcluir
  7. Interessantíssimo; flor! Às vezes é difícil aceitar e entender que os outros enxergam o mundo de uma maneira completamente diferente da nossa... Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  8. Tenho a mesma dificuldade com o Italo, e o pior é que somos iguais, aprendemos lendo, refletindo, mas na hora de ensinar é fogo. Muitas vezes ele fica lendo livros horas e aprendendo sozinho.

    ResponderExcluir
  9. PNL e Espírito Intelig de ser sendo colocados em prática na Educação de Filhos!!!! Um show!!!! Parabéns amiga por sua sempre presente atenção aos pequenos detalhes no relacionamento com suas filhas, com seus amigos e com a vida! bjs de quem te admira muito Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  10. Chris, voltei pra te falar que as 0hs de 27/04 programei no meu blog uma homenagem ao Mendes(http://pontoderecarga.blogspot.com//), pelo aniversário dele. Passe lá para me ajudar a fazer essa homenagem bombar!!! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  11. Que bacana, Chris.
    Isso me lembrou o livro As Cinco Linguagens do Amor. Assim como cada um tem um jeito que gosta de ser amado e de dar amor, assim como estilos diferentes de personalidades, as pessoas aprendem de formas diferentes. É uma realidade.
    Fico imaginando o quanto é difícil para um professor conseguir se entendido por todos os seus alunos, sendo que cada um tem um jeito de aprender as coisas.
    Para mim entender as diferenças no jeito de amar foi fundamental para o meu relacionamento com o meu marido antes mesmo do casamento e até mesmo para entender melhor o meu pai (e aceitá-lo como é).
    Há um livro que fala sobre o mesmo assunto sob a ótica do amor com os filhos. Você já leu?
    Entender como cada um funciona é realmente a chave para podermos nos relacionar e nos comunicar melhor. Muito dez você tem compreendido isso para poder ajudar mais a Ana Luisa em seus estudos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Meu filhote acabou de entrar numa escolinha, maternalzinho rs... por enquanto não vou ter dificuldade para ensiná-lo né? rs... mais quando ele tiver com a idade da Ana Luiza q vai ser rs...
    Boa sorte amiga.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. Ai, Chris... Eu tenho pensado em formas de ajudar Sofia. Semana q vem é prova trimestral e a coisa vai pegar! Já tem um jogo pronto, mas ainda to pensando em outras coisas. Menina... tem q ter criatividade pra ajudar as crianças nessas fases!! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Fiz um comentário imenso e perdi tudo. Vou tentar repetir, pois acho que aprendia da mesma forma que sua filha.

    O que valia comigo na hora de aprender matemática: repetir a fórmula em voz alta até que ela se tornasse um "conjunto fonético" natural aos meus ouvidos, como se fosse uma só palavra ou frase. Era uma frase-fórmula, o que tornava muito mais fácil a memorização.

    Outro truque que eu usava: fazer associações que só eu compreendia ou estudar de um jeito bem particular. Ao invés de estudar matemática fazendo exercícios em casa, por exemplo, eu preferia reler os exercícios já feitos em sala de aula em conjunto com a professora. Assim a equação deixava de ser algo matemático para ser um processo lógico, com um encadeamento de raciocínio tal qual os textos das aulas de português.

    Foram formas de estudar que adquiri logo assim que senti essa necessidade de autonomia nos estudos que sua filha parece estar sentido, pois ela prefere, assim como eu preferia, estudar sozinha, pois assim compreende melhor a matéria.

    Desafie sua filha a encontrar os próprios "truques" dela, assim quem sabe, ela aprende melhor e de forma autônoma. Tem gente que sente mesmo a necessidade de estudar sozinho e, só depois, se ainda houver dúvidas, é que ela pede ajuda de alguém.

    Outra coisa: existe um professor de química famoso que ensina a matéria cantando, para que os alunos memorizem melhor as fórmulas e conceitos mais complexos. O que você acha? Funcionaria com sua filha?

    Eu adoro seu blog e seu post foi ótimo, bastante esclarecedor. Adorei! Pena que não poderei ir ao encontro das blogueiras do RJ pois estarei em SP. Aliás, adorei seu post de SP e anotei as dicas.

    Beijos nessa família tão linda.

    ResponderExcluir
  15. Oi Chris!
    Eu te acho genial!
    Vc tem sempre um jeitinho especial, de correr atrás e ajudar as suas filhas.
    Olha, é mto difícil de ser ver uma mamãe assim tão dedicada como vc.
    E ainda trabalhando fora!
    Q sirva de exemplo!
    Qdo a gente ama, faz de td p/ estar presente na vida de nossas(os)filhas(os).
    Tem algumas q vivem apresentando desculpas, p/ falta de participação.
    Se formos organizadas, saberemos dividir bem os nossos horários.
    Assim existirá sempre um tempo,em q possamos participar e ajudá-las (os.

    Parabéns mais uma vez.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  16. Eu sou mais visual, o Calebe parece que vai para o mesmo lado que eu. Já o Gabriel, tem grandes tendências ao auditivo, Aprendeu a tabuada quando me ouvia ensinar outra criança. Foi bom me informar com você. Obrigada minha instrutora. Bjocas nas gatocas

    ResponderExcluir
  17. Filhos - eterno aprendizado.
    Estilo ou você tem? ou você descobre qual é o seu, estuda o do outro porque todo mundo tem um e mãe como todas somos 'super' temos obrigação de conhecer o dos nossos filhos.Rsrsrsrsrsrs.
    Adoro vc e 'Viva' os estilos diferentes e a convicencia harmoniosa com os que amamos.
    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  18. Ai amiga, não quero nem pensar em quando chegar a minha fase de ensinar, ajudar nas tarefas mais difíceis, aff, eu sempre fui tão ruim no colégio, que vergonha!!!
    Matemática então, só de pensar nas expressões numéricas cheia de colchetes e parenteses me dá até urticária, uahuahauahauhauahaua.
    Mas vou me esforçar porque quero que minha pequena seja muito estudiosa e aplicada, coisa que nunca fui, rs.
    Bjs e parabéns por seu empenho em ajudar as meninas sempre, acho tão legal isso.

    ResponderExcluir
  19. E' Chris e tem gente que acha que a maternidade e' facil ne?
    Muito legal, voce ter percebido essa diferenca e ter ido atras de recursos para tentar ajuda-la. Muitas vezes insistimos em algo que "achamos" o melhor, o correto e nao nos damos conta que mais estamos ajudando do que atrapalhando.
    Abracos para voces e otimas futuras conquistas no aprendizado.
    Gra

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo seu envolvimento com a educação escolar das suas filhas. E muito interessante sua atitude de estudar para poder não forçar uma filha a aprender do jeito da outra ou do seu. Sinal de profundo respeito. Estou twitando esse post (@radarescola). Um beijo!

    ResponderExcluir
  21. Você traz tantas inspirações...
    Quando crescer quero ser uma mãe como vc!rs

    Beijos
    Fabiana
    http://2-ao-quadrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Chris,você sempre me surpreende com sua percepção e intuição maternas. Quanto à Matemática, escrevi duas postagens que talvez te interessem:

    http://ensineseubebe.blogspot.com/2010/08/matematica-concreta-no-jornal-nacional.html

    http://ensineseubebe.blogspot.com/2010/11/aventuras-matematicas.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Aprendo bastante com você, Chris. Muito bom esse post. Fica guardado para meu futuro próximo com as meninas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Chris...Mas que incrível essa sua percepção das diferenças entre as meninas, fico passada e imagino se vou conseguir ser 1/10 da mãe que você é no desenvolvimeno escolar das suas filhas.

    O bom é que vamos lendo e aprendendo com você.

    Bjs.
    Selma

    ResponderExcluir
  25. Oi Chris!Passei para retribuir a visitinha e adorei seu cantinho.
    Essa matéria é muito boa ,pois eu tb tenho uma filha q às vezes acho q vemos o mundo de forma diferente e ela não entende o q eu explico,mas ainda não descobri como resolver.
    Sou igual a vc ,acompanho de perto os estudos das minhas filhas e acho fundamental para elas.
    Mas,por favor me esclareça,como vc descobriu a sua forma e a dela de aprender?
    Se puder me responda...Fico aguardando.Bjs!!!Já estou te seguindo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo