quinta-feira, 4 de agosto de 2011

11 Dicas para Viajar de Avião com as Crianças e com Tranquilidade.

Pensando no que escrever neste post eu me lembrei que nas nossas andanças prá lá e para cá, muitas delas em aviões, observei a dificuldade de algumas famílias para distrair as crianças durante os voos. Percebi também que muitas amigas evitam fazer viagens mais longas por acharem que as crianças não irão suportar o tempo do voo. Sendo assim selecionei 11 dicas para enfrentar as horas no avião que funcionam e ajudam nas nossas viagens.

1) Procure conciliar o horário do voo com o período de sono da criança. Quanto mais tempo os pequenos passarem dormindo mais rápido será o voo. Se for necessário altere um pouco o fuso horário da criança. Caso o voo seja à tarde, acorde o pequeno mais cedo do que o normal, brinque bastante para que esteja cansado no horário da viagem.


2) Use a tecnologia a seu favor. Carregue o iPad, iPhone, iTouche com vídeos que a criança goste. Ela vai ficar bom tempo assistindo ao seu desenho favorito. E com sorte ainda vai querer ver de novo. O Nitendo DS com alguns jogos faz milagres nesses momentos.



3) Leve alguns brinquedos. Vale lembrar que o espaço no avião é pequeno. O ideal é que o brinquedo seja simples, sem muitas peças. Vá dando os brinquedos aos poucos.



4) A mesinha de apoio do avião é ótima para desenhar. Um bloco e alguns lápis de cor fazem sucesso. Livrinhos de atividades com desenhos para colorir são uma boa pedida. Livros de atividades do tipo escreva e apague foram a salvação na nossa última viagem de avião.



5) Invente algumas brincadeiras. Nos divertimos por um bom período descobrindo o formato das nuvens. Para prolongar essa brincadeira fizemos desenhos do que estávamos vendo. Até um carro alegórico de dinossauro surgiu. Demos boas risadas e nos surpreendemos com a imaginação das crianças.



6) Use o que tem disponível, por exemplo, brincadeiras com as mãos. Tipo pedra, papel e tesoura. Brincadeiras de palmas, trava-línguas, advinhas. As músicas repetitivas foram as nossas preferidas dessa vez. (ex: um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam, incomodam muito mais e seguimos aumentando. Mariana conta um, Mariana conta dois, é dois é um é Ana Viva Mariana. Nessa também seguimos aumentando e fazendo a contagem regressiva). Atenção para não fazer muito barulho e incomodar os demais passageiros.



7) Conte histórias. Envolva a criança de forma animada. Converse sobre o lugar que estão indo, sobre as coisas interessantes que irão encontrar por lá.



8) Leia. Livrinhos sempre fazem parte da nossa bagagem. Uma boa contação de histórias
mantém a criança calma por um bom tempo.



9) Aproveite o serviço de bordo. A hora da refeição no avião serve para passar o tempo. Se a criança não gosta da comida do avião, prepare um lanche com coisinhas que ela goste.



10) Passeie pelo avião. Mesmo com todas essas alternativas as crianças não ficam quietas no mesmo lugar por muito tempo. Quando o bicho-carpinteiro começar a atacar, entre uma brincadeira e outra, dê uma voltinha com a criança no avião.


11) Depois disso tudo só resta brincar de estátua e de vaca amarela (quem falar primeiro come toda a caca dela). Sempre lanço essas brincadeiras quando já estou cansada.

Lembre-se:
-
o ar do avião é muito seco por isso é importante hidratar as crianças durante o voo.
- algumas vezes a pressão do avião gera incômodo nos ouvidos. Mascar chicletes é um bom truque para recuperar a pressão nos ouvidos.

Com essas dicas dá até para encarar uma viagem mais longa nas próximas férias. Eu já estou planejando a minha.
 


Dica extra: libere a máquina fotográfica e deixe a criança fazer algumas fotos. Elas se divertem e o resultado pode ser surpreendente.

Fotos tiradas pela Sofia, dos Lençóis Maranhenses, quando voltávamos do Maranhão. Mais do Maranhão pode ser visto AQUI.



11 Dicas para viajar de avião com crianças



O dia estava lindo e além de sobrevoarmos os Lençóis Maranhenses ainda tivemos a gratificação de sobrevoar o Delta do Parnaíba.


11 Dicas para viajar de avião com crianças


Fotos do Litoral Verde (região entre Angra e Paraty),  feitas pelas meninas, no nosso voo para São Paulo.


11 Dicas para viajar de avião com crianças



E vocês o que fazem para distrair os pequenos durante os voos?

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

14 comentários:

  1. Vamos viajar agora no meio de agosto para Natal de Porto Alegre ate lá fica entre 3:30 a 5:30,dependendo do numeros de escalas,por esse motivo sempre preferimos voos a noite,assim o Andre dorme sempre deu certo,mas dessa vez vamos levar minha pequena primeira vez que irá viajar,estou um pouco apreensiva mas tenho fé que tudo vai dar certo,,beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas! Dão mesmo jeito.

    Gostei da dica adicional, pois as fotos estavam lindas. A minha filhota (que só tem 3 anos) também me tem surpreendido ultimamente, com os seus dotes para a fotografia.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. O Pimpas ainda não estreiou em avião.
    Fui lá conferir as dicas e já estarei me preparando...

    Bjinhos, e mais uma vez não fui eu a sortuda! heheh (queria tanto ver o RIO)
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas.
    Samuel viajou com 4 meses e eu fiquei muito apreensiva.
    Felimente deu tudo certo e ele dormiu o tempo todo.
    bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi, Chris.
    Aqui, de avião, pegamos pequenos trajetos. O que distraiu foram os gibis.
    Já em viagens de carro, que pegamos muitas horas, usamos música, livros, pequenos brinquedos e desenhos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Querida, vou lá ler tudo...
    realmente viagem de avião é um case, ainda mais se forem muitas horas, haja entreterimento, quando fomos de Lan Chile me surpreendi porque a própria Cia aérea tinha uns kits de pintar e uns bonequinhos magnéticos para trocar as roupas, o David amou... mas o que valeu mesmo foi o DVD portátil, os albuns de colorir, massinha e os carrinhos dele... mas chega uma hora que a gente já tá arrancando os cabelos, acho que quando eles são maiores é mais fácil né? Amei as fotos, eu fui pra Lençóis e é o must, o Delta do Parnaíba visto de cima é o must, eu fiz a travessia de barco por ele, são muitas horas de viagem mas vale a pena... bom querida, seu cantinho uma delícia como sempre, vou lá ver suas dicas! um beijo grande

    ResponderExcluir
  7. Ótima idéia deixar os pequenos fotografando!!!! Incentiva os filhotes e ainda o tempo passa mais rápido pra eles!!!!
    Bjooooooooo

    ResponderExcluir
  8. OI Chris
    Fui lá correndo conferir suas dicas e voltei para comentar aqui tb. Adorei tudo o que vc falou e tentei guardar tudo na cabeça. No fim do ano queremos ir aí e encarar 8 horas de vôo seguidas com um irriquieto de 2 anos nºao vai ser fácil !!!! Beijinhos e um ótimo finde

    ResponderExcluir
  9. Chris,
    É realmente muito bom ver as fotos tiradas pelo olhar dos nossos pequenos. Um olhar totalmente diferente. Às vezes conseguem enxergar além das nossas capacidades...rs rs rs
    Adorei as dicas. Muito boas para os momentos em que temos uma viagem marcada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Caramba, levei um susto ao ver teu blog no grupo da MARI. Visito teu blog, ele está no meu reader. Leio sempre!!!
    Legal! legal mesmo!
    bjk!

    ResponderExcluir
  11. Chris, que delícia de viagem!
    Fico feliz por vocês!!!
    Bjinhos!
    Vanessa Datrino
    www.datrinodesign.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Sosô é uma fofa, uma princesa de Tia...

    Adorei !!!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Chris,
    amei, amei e amei
    Já imprimi todas as dicas e coloquei na pasta da viajem :) depois te conto o resultado.
    um beijo
    adorei sua visita

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo