segunda-feira, 6 de maio de 2013

Mãe saudável: Tudo depende das nossas escolhas

Desde o período de amamentação da Sofia que eu comecei a ganhar muito peso. Eu digo que nessa fase eu fiquei com "vício de cativeiro". Sabe aqueles animais no Zoológico que ficam fazendo o mesmo percurso na jaula? Então, isso é "vício de cativeiro"! E eu fiquei assim: da sala para a cozinha, da cozinha para a sala.

Conforme repetimos as nossas ações estas vão sendo gravadas na memória das nossas células e assim se tornam hábitos espontâneos. Eu adquiri uma ansiedade e um péssimo hábito alimentar que eu venho tentando mudar por diversas vezes, mas sempre sem sucesso. É um processo difícil, mas eu quero conseguir! Eu quero mudar os meus hábitos alimentares para ter uma vida mais saudável e assim ter mais disposição para acompanhar o crescimento das minhas filhas. 

Como tudo depende das nossas escolhas eu escolhi começar já. E o melhor é que estou contando com a ajuda e o apoio da amiga Andreia Sales do blog Mãe Vaidosa. Estamos uma apoiando a outra nessa empreitada que é comer com sabedoria, de tudo um pouco, sem exageros e fazer exercícios, assim retornarmos a nossa forma física e termos uma vida mais saudável.

Quinzenalmente, às segundas-feiras, estaremos postando como estamos adotando novas atitudes para melhorar a nossa saúde. Quem quiser pode vir com a gente.
.

As primeiras ações foram:

- contar com apoio médico;
- voltar para a nutricionista;
- procurar um atendimento psicológico.


Realizações da primeira semana:
- Passei a me movimentar mais fazendo os meus caminhos a pé. Nada de esticar o dedinho e pegar um táxi. Outro péssimo hábito que adquiri em função do calor absurdo que estava fazendo no Rio. Agora no outono posso perfeitamente caminhar bastante.

- Contei com o apoio da Sofia para caminhar na esteira. Ela me faz companhia e fica me incentivando a malhar.

- Reduzi bastante a quantidade de alimentos ingeridos. Não esperei a consulta com a nutricionista.

As maiores dificuldades dessa primeira semana:

Para mudar um hábito é necessário disciplina. E para mim disciplina está diretamente ligado à rotina. Com a minha ida repentina para São Paulo a trabalho eu tive uma quebra na rotina que eu tinha imposto para mim. Nesses dois dias que fiquei por lá não consegui andar na esteira, nem fazer as minhas caminhadas durante o dia. Em função da agenda de reuniões também não consegui ter os intervalos adequados entre uma refeição e outra.

De qualquer forma procurei focar na sensação maravilhosa que vai ser experimentar os efeitos positivos dessa mudança de hábito.

Na próxima postagem já vou colocar a minha meta e os primeiros resultados obtidos.

Visitem AQUI o post da Andreia, a Mãe Vaidosa.

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

18 comentários:

  1. Oie Chris adorei.
    Vamos seguir firmes e fortes neste propósito.
    Como você disse o mais díficil é sairmos da rotina, da zona de conforto.
    Vamos juntas com o nosso objetivo.
    Obrigada por vir comigo.
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  2. Chris, gostei muito do seu post e lhe desejo força! Se possível, pague uma academia. Chega uma hora que a esteira enjoa. Academia não - seja natação, ballet, musculação, etc... cada dia é uma novidade, uma situação diferente. Não enjoa. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  3. Que bom Chris, eu também estou nessa luta, e não é nada fácil!
    Mas vamos lá...
    Que bom ver que temos companhia nessa trajetória.
    Tenha uma excelente semana! E não esquece de participar da blogagem coletiva de dia das mães, no próximo domingo! Tem mais informações lá no meu blog.
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Chris, preciso me movimentar
    Pq já tô gordinha sem ter tido filho, imagina qd tiver...
    Melhor previnir né?!

    Ótima semana pra vc!

    Bjooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Chris!
    Já passei lá na Andréia, vou falar pra você a mesma coisa.
    Sucesso!!! Tenho certeza que você vai alcançar os teus objetivos.
    Estarei torcendo por vocês.
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  6. Sem duvida, qualquer dieta, plano, reeducação é preciso dar o primeiro passo e começar, saber da necessidade e planejar, as vezes a gente escorrega, não controla a rotina, mas voltamos ao plano imediatamente. Força que vc consegue, é tudo questão de disciplina.

    Estamos juntas no plano mesmo que em dietas diferentes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ah que fantástico, Chris, que fantástico!! Excelente, excelente!!!

    Torço muito por vcs, é uma mudança brusca e dolorida, mas muito bem vinda nas nossas vidas.

    Vc disse o certo: hábito é rotina... e quando sai da rotina é muito difícil de manter o hábito, concordo. Torço para que vc consiga o equilíbrio.

    Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  8. Chris...me inspirei em vc, e tmb quero começar uma mudança por mim....
    Meninas estamos de endereço novo e com um sorteio super bacana rolando passem lá...
    www.reinomae.com

    ResponderExcluir
  9. Amo demais as suas dicas...

    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei! Meu processo de emagrecimento começou a 5 meses. No começo é difícil mas depois é tudo de bom! Estamos juntas!
    Tudo de bom para vc!
    bjos
    tatty

    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/2013/03/meu-emagrecimento.html

    ResponderExcluir
  11. Não somente de escolha, mas também de força de vontade né?! que legal, torcendo por vc ;) segunda-feira é o dia pra mim também, sempre que posso posto algo saudavel! bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  12. Poxa Chris, que coisa boa.

    Te desejo muita força de vontade e sucesso nessa nova etapa.
    Passa qualquer hora para conhecer meu blog.

    http://firulissesetc.blogspot.com.br/

    Beijos,
    Fer Fritoli

    ResponderExcluir
  13. Olá Chris!! Eu também iniciei uma leve disciplina alimentar a semana passada. Minha primeira semana foi cercada de dor de cabeça pela falta de certos alimentos. Principalmente o danado do pão.
    No meu caso eu emagreci muito na amamentação e fiquei "chupada", qdo parei de amamentar comecei a comer feito louca pra repor as energias. Agora preciso me reeducar e é difícil depois dos 40 anos.

    Beijos e desejo sucesso pra nós.

    Kaku

    ResponderExcluir
  14. Oi Chris!
    Ótima iniciativa!
    Acho que o mais difícil mesmo é tomar coragem para começar uma mudança e esse primeiro passo você já deu... agora é força de vontade e determinação, e o sucesso virá com certeza!

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Ola menina eu tbm resolvi mudar nao pelos outros mas por mim pois nao gostava mais do que estava vendo no espelho,calças que nao serviam mais ,blusas apertadas e etc... dores muitas joelhos,costas,pes entao achei uma comunidade no face que me animou e nao e nada radicaL e sobre reeducacao alimentar entao juntei essa comunidade com dieta dos pontos da revista saude e ....10 kilos eliminados em 2 meses quero eliminar mais 10 sei que agora podera ser mais lento mas to na luta se vc quiser te passo a comunidade tem muitos pratos criativos saudaveis e que nao deixam engordar ate bolo de banana com aveia favorito aqui da minha filha que apenas com 5 anos esta me seguido quer so pao integral ,nada frito e ainda ama frutas entao ESTAMOS JUNTAS :) PASSA NO MEU BLOG ESPERO VC .

    ResponderExcluir
  16. É isso aí amiga, tudo o que disse está correto, disciplina é tudo, e nas viagens se programe antes, verifique locais para fazer as refeições, se for em hotel veja um que tenha academia ou local tranquilo para caminhar, etc.
    Estou na torcida.
    Bjks

    ResponderExcluir
  17. Chris, que bacana! Nossa, muito bom mesmo!
    Eu entrei na academia há 7 meses atrás. Na mesma academia da Fernanda (http://fantasticomundodananda.blogspot.com.br/).
    Nos primeiros 3 meses não levei muito a sério a dieta e muito menos o aeróbico, e não obtive praticamente nenhum resultado. Mesmo tendo malhado a vida inteira, a gente está sempre aprendendo né? Eu malhei a vida toda, musculação, mas não fazia aeróbico e era magrinha (%gordura 18!), e agora achava que só a musculação faria o mesmo por mim. Tolinha eu. Com 36 anos meu metabolismo nem de longe é o mesmo.
    Primeira dica que o personal me passou: fazer um aeróbico que conte as perdas de calorias e fazer pelo menos 2.000 cal/semana. Ou seja, pelo menos 400 calorias por dia 5x na semana. E como isso varia de aparelho e intensidade que você faz, o tempo também varia. Eu me dediquei meia boca, em 4 meses perdi 5kg. O Cristian se dedicou de verdade, e nos mesmos 4 meses perdeu 12kg.
    Outra dica que valeu: colocar a família toda na dieta. Realmente, se você está fazendo uma reeducação alimentar, ter todos comendo as mesmas coisas saudáveis ajuda muito né?
    terceira dica que ele me deu: encha a geladeira de gelatina (normal, sem ser diet). SEMPRE que der aquela vontade de doce, coma gelatina. Eu ainda coloquei 1 col café de agar-agar para cada 2 envelopes de gelatina. Me ajudou a controlar os doces, melhorou visivelmente minha pele e cabelo.
    Como vc disse, ter uma parceira na malhação ajuda, e muito. HOJE matriculei a Luana na academia, vamos malhar juntas. Estou amando a idéia de malhar com minha filha, rs.
    Acho muito válido a troca de idéias, de receitas, de dicas que deram certo. No caminho para mudar hábitos, muitas vezes fraquejamos (eu fui ao Burguer king semana passada, rs). Mas quando trocamos experiencias, parece que não estamos só e fica mais bacana seguir em frente.
    No que eu puder ajudar... No meu face tem algumas páginas de malhação que curto, vira e mexe aparecem dicas bacanas lá, dá uma olhada tb!
    Bjs, parabéns pela decisão e boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. Amiga, preciso tomar atitude já!!!
    Parabéns pelo projeto.
    Bjus, Genis

    #recantocomenta

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo