terça-feira, 7 de maio de 2013

Não basta ser mãe, tem que ser professora!

Chegou a vez da Sofia entrar no mundo da semana de provas. Até então as provas dela não eram marcadas. O conceito da escola que elas estudam é que a criança crie o hábito de estudar diariamente e não fique se matando as vésperas das provas.

Conceitualmente isso é muito lindo, mas na real a coisa é um pouco diferente. Por mais que as crianças a estudem diariamente, quando as provas chegam é sempre necessário fazer uma revisão em todo o conteúdo.

Nesse final de semana a Sofia chegou com essa novidade e me pediu para estudarmos para as provas dela. Pra coisa não ficar muito pesada, levamos na brincadeira de escolinha. Eu era a professora e ela a aluna.


Peguei os "Cadernos do Futuro" que eu já tinha usado para estudar com a Ana Luiza e mostrei para a Sofia. Isso a estimulou bastante. Ela queria fazer os exercícios que a Ana Luiza já tinha feito. Acabamos estudando de forma divertida e tranquila. Foi muito legal de ver como ela ficava feliz em receber um certo da mamãe na hora da correção.

Me deu uma grande emoção rever a letrinha da Ana Luiza e confesso que me deu até um aperto no coração quando a Sofia apagava as respostas para ela poder refazer. Quase que eu abandonei a ideia de reutilização dos livros e comprei uns novos pra Sofia.

Foi uma enorme felicidade passar pelo mesmo processo que eu já tinha vivido com a Ana Luiza, agora com a Sofia e poder observar as particularidades de cada uma. 

PS: o "Caderno do Futuro" apresenta o resumo sistematizado e uma variedade de exercícios para a fixação do conteúdo. Eu sempre utilizei para os estudos com a Ana Luiza. Eles facilitam muito a minha vida de mãe professora, pois evitam que eu tenha que elaborar os exercícios. Outra alternativa é buscar na internet. Eu uso apenas para apoio em Matemática e Língua Portuguesa. 



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

25 comentários:

  1. Eu uso a internet, jogos de fixação pros estudos do Neno. Valem mesmo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, né Chris, é bom que a gente está sempre lembrando e reaprendendo tudo nessa oportunidade de estudar com eles. Thierry semana passada teve suas primeiras provas da vida, aí foi minha estréia como professora aqui em casa rs Tb quero aproveitar os livros pro caçula, vamos ver se dá certo. beijo querida e boa sorte pra sofia!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai que máximo... Aprendendo para quando chegar a minha vez... Deve ter sido emocionante passar por este momento de novo, e ver as diferenças das duas... Bjs
    Vivi e ISaac

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esses cadernos do futuro, vou providenciar já para o João, ele é muito sossegado, não fixa bem as matérias vive com duvida, se eu não reforçar em casa ele fica atrasado. Estava usando a cartilha caminho suave a mesma que usei na alfabetização, mas agora ele já está no terceiro anos que equivale a segunda série, tenho que turbinar isso e caprichar na leitura com ele.
    Obrigada por dividir a experiência, vai me ajudar muito com meu amarelinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que ideia legal Chris, eu também não conhecia!
    Outro dia, fazendo uma tarefinha com Bento (claro que infinitamente mais simples né, rsss), ele me perguntou: "mãe, você é professora?"
    Eu gosto de acompanhar as atividades e fazer as tarefas juntos, ver como está o aprendizado dele. Quero só ver quando for a vez da matemática, sou uma negação!! rs!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. CHRISTIANA VOC~E É UMA MÃE MUITO BOA MESMO BEIJOS DA PENHA

    ResponderExcluir
  7. AS MINHAS NETAS SÃO MUITO SORTUDAS MESMO , GRAÇAS A DEUS .... TÊM MÃE DEDICADA E COM FORMAÇÃO DE PROFESSORA TAMBÉM ....

    ResponderExcluir
  8. EXCELENTE MÃE MESMO ..SEM MAIS NADA A DIZER ..

    ResponderExcluir
  9. Cada dia que passo admiro mais e mais você Chris.....sua criatividade e ser essa super mãe...bjusss
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  10. Pois eu amooo ser mãe e "professora" do Leonam também!rs Até porque sempre quis ser professora mas...Desde que ele entrou pro colégio com 2 aninhos e 9 meses temos uma rotina de estudos. Hoje ele tá com 5 sento com ele todos os dias para fazermos as lições e tenho muito prazer nisso.No colégio dele toda semana tem um testezinho com conteúdo que foi estudado.Vou procurar esse livro também pra reforço com ele.Bjs e boas provas pra Sofia.

    ResponderExcluir
  11. Eu sei bem!

    Tbm tenho que virar professora aqui em casa, eu de Português e maridão de Matematica...

    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  12. Pois é Chris...cá estou eu de volta ao 6ºano,só que agora aos 30!! kkkk tá dificil!!!

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma amiga q foi criticada pela professora dos filhos por fazer isso e disse q as cartilhas q ela usou estavam muito desatualizadas. Ela respondeu à altura e a professora não chama pra mais nada hahahaha
    Mães wins!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu usava com a Duda esses cadernos, eram excelentes e era uma forma divertida de estudar. Espero que quando chegue a vez do PH eles ainda existam!
    bjos
    #amigacomenta
    www.mamaeneura.com

    ResponderExcluir
  15. Eu não conheço esses cadernos, vou procurar p/ ver se consigo comprar. Acho super válido a mãe dar todo o suporte na educação dos filhos, tbm vou acompanhar a minha filha e ensinar o que eu souber.
    Parabéns pela sua iniciativa.
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  16. Amiga que lindo o relato!!!! Já passei por isso uma vez agora estou passando de novo com o caçula.... e agora entro nas dificuldades da mais velha.... e relembro as matérias como fisica, química...

    ResponderExcluir
  17. Chris que bom que você encontrou os cadernos do futuro e a Sofia deve estar muito feliz por estudar nos mesmos livros que foram da Ana Luiza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Muito bom Chris!
    Isa tem trazido lição de casa e eu vou ajudando e desenvolvendo esse lado aqui também!
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir
  19. Nossa!! Esse post me pegou de jeito!!
    Por formação trabalho com educação e interacionista por convicção.
    Acredito que a escola é responsabilidade da criança e que prova não mede nada, que meu filho não precisa ser o primeiro da sala e até então eu acreditava que não precisaria assumir o papel de professora...
    Depois desse post vou ter q pensar como vou auxilia-los com as benditas provas, afinal elas existem.
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Mãe Professora, adorei!! Ontem mesmo estava pensando como vai ser quando minha Mariana precisar estudar matemática...Sou péssima, mas terei que aprender, né?
    Tem um selinho pra vc no meu blog! bemgravida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Cris, verdade isso! Temos que ser professoras também.

    E por mais que se estude, antes da prova precisa mesmo de uma revisão.

    Quero quando chegar a minha vez, rs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Oi Chris! Não conhecia este material, achei super bacana! Eu ajudo o Italo tb e procuro algumas coisas na Internet, outras eu msm invento. Haja criatividade!

    ResponderExcluir
  23. Oi Chris! Não conhecia este material, achei super bacana! Eu ajudo o Italo tb e procuro algumas coisas na Internet, outras eu msm invento. Haja criatividade!

    ResponderExcluir
  24. Entre outras COISAS mães são as primeiras professoras..... eu adoro! Quanto aos cadernos, muito legais, boas idéias sempre né? Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Chris
    Queria usar algo assim com o João Victor, ele tem 3 anos, está no Jardim I
    mas vi que não tem não é ?
    Gostaria muito de estimular a leitura, a escrita dele.
    Teria algum material para essa idade para me indicar ???

    Adorando ler seu blog
    Debby :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo