quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Amsterdam - Biblioteke - Exposição Humans of Amsterdam

Uma das coisas que eu gosto de fazer em viagens para sair um pouco do circuito plenamente turístico é visitar uma biblioteca local.

Em Amsterdam, visitamos a unidade central da Openbare Biblioteke logo no primeiro dia, após o nosso passeio de barco.

A Biblioteca Pública de Amsterdam tem várias unidades espalhadas pela cidade, mas a unidade central se destaca pela localização. Fica logo após a Estação Central de trem; em frente ao Sea Place, famoso restaurante chinês flutuante e bem pertinho do Nemo.


Para quem está a turismo o ponto forte da Biblioteke fica por conta do terraço que tem uma vista incrível da cidade. Mesmo para quem não se interessa em visitar uma biblioteca, vale a pena dar uma subidinha lá.


Nós aproveitamos para ver o pôr do sol, fazer um lanche no restaurante self-service La Place (tem muita variedade e um preço legal) e tomar um chocolate quente.


Depois descemos pelas escadas passando pelos seis andares, observando o ambiente amplo, clean e moderno. A variedade e quantidade de livros, revistas e jornais de diversas partes do mundo disponíveis impressionam. Mas foi o acervo musical que me chamou atenção. Fiquei babando.


Mas o choque total, no ótimo sentido, foi com a área infantil que fica no subsolo.


É enorme.


A decoração é cheia de atrativos para encantar os pequenos (e os pais dos pequenos também).


Têm cenários para despertar o imaginário.


E fazer da leitura uma verdadeira brincadeira.

Amsterdam com crianças

Fiquei apaixonada. Para quem está viajando com crianças, é uma ótima opção de passeio e para fazer uma pausa para descanso.



Outro ponto forte de incluir bibliotecas no nosso roteiro de turismo é que sempre rolam umas exposições legais e que, normalmente, são voltadas para o público local.

Nós demos a sorte de estar em exibição a exposição de fotos "Humans of Amsterdam". A Ana Luiza, que já curtia a página "Humans of New York", adorou.

Exposição Humans of Amsterdam na Biblioteke

O conceito da exposição é mostrar o cotidiano da cidade através das pessoas que circulam por ela.

Exposição Humans of Amsterdam na Biblioteke

Trazer o lado interior e humano da vida urbana.

Exposição Humans of Amsterdam na Biblioteke

Para isso as pessoas são fotografadas nas ruas e dizem algo que estão sentindo ou pensando naquele momento.

Exposição Humans of Amsterdam na Biblioteke

Caminhar pela exposição observando as imagens e lendo as frases nos deixou mais próximas do clima de Amsterdam, uma cidade sem preconceitos, o espírito moderno do povo contrasta com a arquitetura antiga, uma cidade que está em movimento, mas ao mesmo tempo apresenta uma tranquilidade. Linda!

O projeto inicial, "Humans of New York" que já virou livro, inspirou adaptações em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil. Vale a pena conferir nas páginas do Facebook:


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Um comentário:

  1. Essa biblioteca é um sonho, né? Queria tanto ter algo assim próximo do meu filho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo