sábado, 7 de novembro de 2015

Gatos na Casa Daros


Neste sábado fomos visitar a instalação "Gatos" na Casa Daros e nos divertimos muito fazendo os cinco percursos que estão montados no pátio. 


O Playground Gatos feito com materiais reciclados foi criada pelo coletivo Basurama Brasil.



"Quando levantamos os pés do chão começam acontecer coisas extraordinárias. Quando nos elevamos desse solo onde estamos acostumados ficar, também saímos de nosso espaço de conforto e olhamos pra coisas que normalmente não percebemos, abrindo as portas e as janelas da aprendizagem.". Gostei demais da proposta da instalação. É sempre bom sairmos da zona de conforto e buscarmos outros pontos de vista.




Os imensos brinquedos reciclados são para a diversão e interação de pessoas de todas as idades, de crianças aos idosos sem restrições. E vou contar! Foi muito gostoso despertar a minha criança interior e brincar com a Sofia.



Que literalmente se jogou.


Além de subir, descer, pular, deitar, batucar nos tambores, ela se contorceu.


Retorceu.


Fez Pilates.


Não parou nem na instalação que seria uma "sala de descanso". Aliás, eu também não.



Só que depois de tanto subir e descer como gato bateu aquele cansaço e só me restou relaxar na rede de corda.


E observar a minha gata feliz.


Mais do que simplesmente brincar e colocar o corpo em movimento, no Playground Gatos tivemos mais uma vez a oportunidade de repensar o que vai para o lixo e pode ser reaproveitado, de se conectar com o imaginário e ver que com criatividade podemos dar um destino bem diferente aos materiais.

Eu não conhecia o Basurama e fui me informar. Basurama, que em espanhol significa lixo, é um coletivo que trabalha desde 2001 com projetos criativos para transformação de resíduos em intervenções positivas em espaços públicos das cidades. A partir do lixo, “a materia prima mais abundante das nossas sociedades desenvolvidas” o coletivo tem criado playgrounds, parques de brinquedos e diversas instalações pelo mundo inteiro.

Eu já estou de olho nos próximos projetos deles. Tomara que rolem muitos aqui no Rio.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Um comentário:

  1. Oi Chris! Adorei as instalações do playground de gatos. Vai ficar até quando na Casa Daros?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo