Em Amsterdam, visitamos a unidade central da Openbare Biblioteke logo no primeiro dia, após o nosso passeio de barco.
A Biblioteca Pública de Amsterdam tem várias unidades espalhadas pela cidade, mas a unidade central se destaca pela localização. Fica logo após a Estação Central de trem; em frente ao Sea Place, famoso restaurante chinês flutuante e bem pertinho do Nemo.
Para quem está a turismo o ponto forte da Biblioteke fica por conta do terraço que tem uma vista incrível da cidade. Mesmo para quem não se interessa em visitar uma biblioteca, vale a pena dar uma subidinha lá.
Nós aproveitamos para ver o pôr do sol, fazer um lanche no restaurante self-service La Place (tem muita variedade e um preço legal) e tomar um chocolate quente.
Depois descemos pelas escadas passando pelos seis andares, observando o ambiente amplo, clean e moderno. A variedade e quantidade de livros, revistas e jornais de diversas partes do mundo disponíveis impressionam. Mas foi o acervo musical que me chamou atenção. Fiquei babando.
Mas o choque total, no ótimo sentido, foi com a área infantil que fica no subsolo.
É enorme.
A decoração é cheia de atrativos para encantar os pequenos (e os pais dos pequenos também).
Têm cenários para despertar o imaginário.
E fazer da leitura uma verdadeira brincadeira.
Fiquei apaixonada. Para quem está viajando com crianças, é uma ótima opção de passeio e para fazer uma pausa para descanso.
Outro ponto forte de incluir bibliotecas no nosso roteiro de turismo é que sempre rolam umas exposições legais e que, normalmente, são voltadas para o público local.
Nós demos a sorte de estar em exibição a exposição de fotos "Humans of Amsterdam". A Ana Luiza, que já curtia a página "Humans of New York", adorou.
O conceito da exposição é mostrar o cotidiano da cidade através das pessoas que circulam por ela.
Trazer o lado interior e humano da vida urbana.
Para isso as pessoas são fotografadas nas ruas e dizem algo que estão sentindo ou pensando naquele momento.
Caminhar pela exposição observando as imagens e lendo as frases nos deixou mais próximas do clima de Amsterdam, uma cidade sem preconceitos, o espírito moderno do povo contrasta com a arquitetura antiga, uma cidade que está em movimento, mas ao mesmo tempo apresenta uma tranquilidade. Linda!
O projeto inicial, "Humans of New York" que já virou livro, inspirou adaptações em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil. Vale a pena conferir nas páginas do Facebook:
- Humans of Curitiba.
Outros posts sobre Amsterdam:
- Museu do Gato;
- Feira Albert Cuyp Markt;
- Begijnhof, um refúgio no coração de Amsterdam;
- Museumplein: uma praça e três museus;
- Uma palhinha de Amsterdam;
Outros posts sobre Amsterdam:
- Museu do Gato;
- Feira Albert Cuyp Markt;
- Begijnhof, um refúgio no coração de Amsterdam;
- Museumplein: uma praça e três museus;
- Uma palhinha de Amsterdam;
Essa biblioteca é um sonho, né? Queria tanto ter algo assim próximo do meu filho!
ResponderExcluir