Fazer um passeio em uma feira livre é uma ótima oportunidade de conhecer e sentir um pouco da cultura e da identidade do local. Por isso quando estamos viajando, se tem uma feira rolando, eu aproveito para fazer um passeio turístico. É uma forma de se sentir local e fora do nosso local. É uma maneira de sentir mais de perto a alma da cidade e vivenciar o modo de ser daquele povo.
Amsterdam tem alguns mercados de rua bem populares e nós aproveitamos para fazer um dos nossos cafés da manhã no Albert Cuyp Markt, que é o mais tradicional deles e existe há 100 anos.
A Albert Cuyp Markt é uma área de lazer movimentada, alegre, frequentada por moradores locais, por alguns turistas e tem uma variedade enorme de delícias holandesas.
A feira é montada no bairro De Pijp com barracas dispostas na rua ao longo de mais de 1 km e ainda possui umas lojas bem legais que funcionam por trás.
Outra delícia bem presente em Amsterdam, e que também é vendida na Albert Cuyp, é o waffle coberto de Nutella. Ótimo para aquecer o corpo naquele frio que estava fazendo.
Essa barraca bonita e com nome esquisito estava bem movimentada. Na verdade, era a mais procurada no horário que estávamos lá.
Aí bateu a curiosidade e fomos ver o que eram esses pofertjies. São minipanquecas deliciosas, feitas na hora, servidas quentinhas com manteiga e polvilhadas com açúcar ou com Nutella. Imperdível!
A essa altura a barriga já estava bem forradinha, mas a vontade de experimentar de tudo ainda era grande. Então, o jeito foi levar as tortas holandesas de maçã e canela para o piquenique no quarto do hotel.
E tem muito mais gordice maravilhosa, como as batatas fritas com maionese, o tão popular arenque que pode ser cru ou cozido, com ou sem cebolas, harring (peixe cru), queijos holandeses, kip saté (espetinho de frango com molho à base de amendoim), barraca com toda variedade de castanhas e nozes. As barracas de frutas são de encher os olhos e de dar água na boca.
Eu nunca tinha visto groselha ao vivo e a cores. É essa bolinha bem vermelha no canto esquerdo da foto.
O passeio pela Albert Cuyp Markt vale muito a pena tanto pela atmosfera popular, quanto pelo espírito multicultural, pois além de todas as barracas com produtos holandeses, possui também estandes com produtos de diversos países. E lá podemos encontrar de tudo um pouco: roupas, calçados, toucas, luvas, cosméticos, bolsas, artefatos para bicicletas (tem a sacola de compras com duas abas que eles colocam no bagageiro das bicicletas) e suvenires (que todo turista gosta). Eu fiquei doida com essas pantufas em formato de tamanco holandês e com estampa de vaca.
A Albert Cuyp fica aberta de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 17h.
Situado entre as ruas Van Woustraat e Ferdinand Bolstraat.
Tram 16, 24 or 25 a partir da Dam Square - parada Albert Cuyp Market.
Outros posts sobre Amsterdam:
- Museu do Gato;
- Biblioteca;
- Begijnhof, um refúgio no coração de Amsterdam;
- Museumplein: uma praça e três museus;
- Uma palhinha de Amsterdam;
INESQUECÍVEL ..... VALEU ACORDAR BEM CEDO ... O FRIOZINHO ,,,, FOI MARAVILHOSO !!!!!
ResponderExcluirINESQUECÍVEL ..... VALEU ACORDAR BEM CEDO ... O FRIOZINHO ,,,, FOI MARAVILHOSO !!!!!
ResponderExcluirINESQUECÍVEL ..... VALEU ACORDAR BEM CEDO ... O FRIOZINHO ,,,, FOI MARAVILHOSO !!!!!
ResponderExcluir